Fundada em 2004, a Esporte Legal é uma varejista mineira de materiais esportivos. Desde camisas de time de futebol até materiais para praticar escalada, a loja cobre tudo o que há no mercado de esportes.

A empresa até 2015 era atendida por uma plataforma de e-commerce local, onde eram a maior empresa. Mas o crescimento da Esporte Legal trouxe algumas dores que antes não eram sentidas.

 

Problema

A Esporte Legal cresceu e ficou grande demais para a plataforma que os atendia. Era necessária uma mudança para uma tecnologia mais robusta e, principalmente, que tenha atualizações periódicas e melhoria contínua.

Só assim eles teriam a certeza de estarem competindo com os maiores concorrentes do mercado. O e-commerce é um mercado em constante transformação e não há espaço para quem fica estagnado, sem se adaptar a essas mudanças.

“É uma plataforma com excelente velocidade, amigável e que permite o cliente ter uma boa experiência de compra. E isso é importante porque rapidez e interface interfere muito na conversão”.

Leandro Lima, Gestor da Esporte Legal

Solução

O processo de migração de plataforma de e-commerce é delicado e complexo. Um erro de avaliação do novo parceiro de tecnologia pode ser decisivo para o futuro da empresa. Na maior parte dos casos, a mudança exige esforço, adaptação e deixar o antigo para trás.

Porém, quando ela é positiva, esses fatores passam a ter menor importância e fazem com que a dedicação tenha valido a pena. Sabendo disso, escolha da nova plataforma de e-commerce da Esporte Legal foi um processo longo e criterioso, onde os representantes da loja virtual fizeram uma visita à Curitiba para conhecer a estrutura da Tray Corp. Foi o empurrão final que precisavam para iniciar o processo de migração.

Resultados

Mesmo sendo um processo complexo, a migração de plataforma de e-commerce não precisa ser sinônimo de dor de cabeça. Se feita com qualidade e com a ajuda de uma boa parceria, ela pode ser um passo em direção ao crescimento do seu empreendimento e de resultados mais positivos. No caso da Esporte Legal, logo nos primeiros 12 meses após a migração a empresa mineira viu um crescimento de 75% no número de pedidos e 77% no faturamento.

E não parou por aí: três anos depois a empresa continua crescendo, principalmente em datas comemorativas chave como o Dia dos Pais e com a força da venda nos marketplaces. E os dias de falta de atualizações ficaram para trás: “A parte gerencial é muito completa, com diferentes relatórios e gráficos. Até hoje descobrimos coisas novas”, conta Leandro.

75% de crescimento nos pedidos
77% do crescimento no faturamento

Conclusão

A migração de plataforma de e-commerce é um processo delicado, mas que muitas vezes é necessário. Seja por uma necessidade de melhoria de performance, mais estabilidade ou um suporte especializado mais ágil na resolução de problemas, a mudança sempre parte da necessidade de evolução.

Em um mercado dinâmico como o e-commerce, quem evita a melhoria contínua inevitavelmente fica para trás. Por isso, por mais que a mudança seja dolorosa e complicada, os resultados futuros mostrarão que foi a escolha necessária.

Quer saber como a Tray Corp pode contribuir para a evolução do seu e-commerce? Entre em contato com nossos consultores e conheça mais sobre a plataforma!