A Florence é uma livraria especializada em livros técnicos da área da saúde que iniciou as atividades no e-commerce em 2007.

Vendo sua loja crescer, Alexandre Richter – CEO da Livraria Florence – percebeu que precisaria de uma plataforma mais robusta, e realizou uma complexa migração de tecnologia para outra plataforma de e-commerce. Essa primeira mudança de plataforma não resultou em melhores resultados.

Problema

A Florence havia trocado há apenas um ano de plataforma. Mas o que era uma promessa de melhorias, não se concretizou.
“Nós sofríamos muito com o desempenho orgânico da antiga plataforma, o que criou uma dependência muito grande das mídias pagas. Essa dependência foi escalando até chegar a um ponto que não tinha mais como prosseguir”, explica Alexandre.
A dificuldade para conseguir tráfego relevante por meio dos mecanismos de busca tornou a manutenção do empreendimento insustentável. Tinha-se que gastar cada vez mais com anúncios para conquistar novos visitantes e conversões. Essa situação chegou a um ponto crítico com o tempo que levou à decisão de buscar um novo sistema.
“Havia um problema de linguagem na plataforma antiga. A gente não conseguia performar. Esse foi um dos principais motivos da migração”, esclarece. Tendo atingido um ponto de ruptura, Ritcher decidiu migrar para a nova solução mesmo ainda pagando o parcelamento da implantação da plataforma antiga. A situação era insustentável.
Na procura por uma alternativa com código-fonte mais amigável em relação aos motores de busca, encontraram a Tray Corp. A sugestão veio de um amigo de Alexandre que já era cliente da unidade pertencente à Locaweb.

“Nós sofríamos muito com o desempenho orgânico da antiga plataforma, o que criou uma dependência muito grande das mídias pagas. Na migração para a Tray Corp, já nos primeiros 5 dias nós já tínhamos registrado um aumento do tráfego orgânico.”

Alexandre Richter, Livraria Florence

Solução

De casa nova, a Florence finalmente tinha a infraestrutura que precisava para crescer.
“Você consegue trabalhar o SEO de uma maneira fácil. Você tem todos os campos que precisa disponíveis e consegue acertar. Na antiga plataforma, tinha que abrir uma tela cheia de códigos que a gente não entendia nada. Você praticamente tinha que fazer um curso de programação para saber usar. Um dos pontos principais é a facilidade que se tem para usar. Tudo simples de fazer. Você tem autonomia total”, explica Ritcher.
Mas os ganhos não vieram somente em performance. A rotina do dia a dia do e-commerce também cou mais fácil. “Antes, perdia-se muito tempo para cadastrar produtos. Hoje, é muito mais simples. É uma grande economia de tempo e ganho em produtividade. Se antes era possível cadastrar 20 produtos em um dia, hoje cadastram-se 40”, conta.

Resultados

A migração para a Tray Corp não poderia ter sido mais bem sucedida para a Florence.
Todo o processo durou apenas 60 dias para sua conclusão, enquanto o mesmo processo na plataforma antiga havia demorado mais de 9 meses.
O gestor ainda destaca que a migração ocorreu em uma fase crítica do ano, o que torna os resultados ainda mais impressionantes: “Teve muita rapidez no desenvolvimento do projeto, em uma época complicada do ano, com Natal, Black Friday, férias.”
Com a loja no ar, foi rápida a percepção de melhora no desempenho.
Em menos de dois meses após a mudança de plataforma, a Livraria Florence registrou um crescimento de 120% no número de transações, se comparado ao mesmo período do ano anterior. O tráfego orgânico aumentou 126% e a receita advinda dessa modalidade, 85%.
120%
de aumento no total de transações
85%
de aumento na receita orgânica
126%
de crescimento no tráfego orgânico

Conclusão

Com uma experiência tão positiva, Alexandre passou a indicar a Tray Corp para outros colegas. E o bom relacionamento com a empresa só reforça que fez a escolha certa.
“Nós tínhamos um atendimento robotizado na antiga plataforma. Eu acho que o atendimento pessoal do telefone, do Skype, do WhatsApp — essa agilidade e instantaneidade para essas coisas é essencial. Existe uma resolução rápida de problemas, o que é essencial no e-commerce. Tem que ser rápido, não dá para ser lento. Aqui a gente tem suporte, o cara está olhando de dentro da Tray Corp diretamente para o nosso problema. É muito importante escutar o cliente e nossa experiência até agora é de muita abertura para sugestões” Alexandre Richter, CEO da Livraria Florence
E esse é só o começo. Com 41 anos de mercado, sendo 12 no comércio eletrônico, o futuro promete ser ainda mais promissor para a Florence. É questão de aguardar os próximos capítulos dessa história de sucesso.
Quer saber como a Tray Corp pode contribuir para a evolução do seu e-commerce, assim como aconteceu com a Livraria Florence?
Entre em contato com nossos consultores e conheça mais sobre a plataforma!