O comércio eletrônico brasileiro passa por um período de consolidação. Ao mesmo tempo que alguns players já encontraram seu caminho nas vendas online, novos segmentos passaram a despontar, representando excelentes oportunidades de crescimento.

Um desses é o nicho de beleza, cada vez mais comum a compra de cosméticos e perfumaria pela internet. Fatores como a popularidade das redes sociais e a existência de influenciadores digitais tem conferido destaque para diferentes marcas.

Problema

Embora existam diversos players que iniciaram sua operação somente no online, houve um processo de intensa migração do comércio físico para o virtual. Foi o que aconteceu com a Lojas Lívia. Com cerca de 40 anos no mercado de produtos de beleza, a empresa decidiu expandir sua operação para o e-commerce em 2009. E com a decisão vieram diversos desafios. O início foi extremamente simples: uma página institucional exibindo os carros-chefe da empresa na época, móveis para salão de beleza, como cadeiras de cabeleireiro, lavatórios, etc. De repente, passaram a receber uma série de ligações de pessoas interessadas em comprar essas mercadorias. Com isso, percebeu-se a importância de levar sua operação para o ambiente online.

 

No entanto, mesmo com duas plataformas depois, os bons frutos custavam a aparecer. “A maior dificuldade é que a gente já estava há um tempo no e-commerce e não via resultados”

– Mateus Leal, gerente de e-commerce da Lojas Lívia

 
Uma série de fatores contribuiu para isso. Era difícil fazer negociações com os fornecedores, que ainda não enxergavam na época os benefícios da venda online. Com resultados baixos, também era complicado convencer a direção executiva da empresa de que era preciso mais investimento na operação online. Ainda, a difícil logística do despacho de móveis fazia com que o foco casse distribuído em outros produtos, de ticket mais baixo. Mas, ainda assim, sem dúvidas, um dos grandes empecilhos para o crescimento era a tecnologia. A plataforma de e-commerce utilizada não fornecia as funcionalidades que a Lojas Lívia precisava para marcar sua presença de maneira definitiva no cenário online. O cadastro de produtos era lento e redundante e as atualizações demandavam a contratação de pacotes separados, de custo elevado. Foi assim que, em 2012, decidiram mudar para a solução da Tray Corp. Esse foi, assim, o primeiro passo para pavimentar o caminho que a empresa empreenderia nos próximos anos.

“O segmento de cosméticos tem novidades a cada duas semanas. Se você perde o lançamento, já foi. Se não cadastrar primeiro, outro já faz antes e ganha relevância no Google na sua frente.”

 

Mateus Leal, Gerente de e-commerce da Lojas Lívia

Solução

Uma das grandes barreiras do início da operação online foi quebrar a imagem de que o e-commerce era concorrente da loja física. Para isso, a Lojas Lívia investiu na mudança de cultura e conscientização da equipe de suas filiais. Assim, a solução omnichannel da Tray Corp fez todo o sentido para a operação da empresa, com a integração completa entre as lojas físicas e o e-commerce.
A facilidade para atualizar a loja através do painel da plataforma também fez toda a diferença, especialmente no mercado da beleza. Nesse sentido, vale a combinação de um investimento robusto em mídias pagas e de otimizações avançadas de SEO no site, que trazem resultados de aumento de tráfego em longo prazo.

Resultados

Há 6 anos a Lojas Lívia é parceira da Tray Corp, com resultados crescentes. A partir da Black Friday de 2017, que apresentou crescimento expressivo nas vendas e faturamento da empresa, a Lojas Lívia viu um boom em sua operação online. E o futuro promete ser ainda mais promissor.

 
Quer saber como a Tray Corp pode contribuir para a evolução do seu e-commerce? Entre em contato com nossos consultores e conheça mais sobre a plataforma!