Fundada em 2010, a Minha Casa Solar foi criada com o propósito de explorar o mercado de energia fotovoltaica brasileiro, oferecendo um canal de vendas para todo o Brasil em um momento em que esse segmento ainda dava os seus primeiros passos.

A empresa enxergou um nicho promissor que tinha tudo para crescer, sobretudo com a ampliação da consciência ambiental da população e da busca de alternativas mais sustentáveis de energia.

Além disso, a possibilidade de “gerar sua própria energia” é um atrativo, influenciado pelo aumento das contas de energia elétrica e taxas em períodos de baixas chuvas.

Problema

Embora essa fosse uma excelente oportunidade, ela também guardava uma série de desafios. O primeiro estava relacionado ao conhecimento sobre o produto. São itens que demandam grande entendimento técnico e geram bastante dúvida na hora da aquisição.
Ainda, por serem produtos de elevado ticket médio (um kit pode custar de 15 a 20 mil reais), é comum haver receio antes da compra. Nesse ponto, oferecer um bom atendimento ao cliente é fundamental para esclarecer dúvidas e garantir boas taxas de conversão.
“Nós temos soluções que custam de 15 a 20 mil reais. Diferentemente de um sapato, cuja maior dúvida é a cor e a numeração, o consumidor precisa saber se essa solução atenderá a sua demanda, se o peso do seu telhado suporta o equipamento e se realmente vale a pena investir em algo com um investimento elevado, muitas vezes comparado à aquisição de um veículo.”
Guilherme Brandão, Supervisor de E-commerce na Minha Casa Solar
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“Faz diferença quando você tem uma vitrine virtual mais aberta, mais bonita, em que é possível o cliente calcular facilmente o frete, montar um kit de produtos e ter uma experiência de compra excepcional etc.”

Guilherme Brandão,Supervisor de E-commerce na Minha Casa Solar

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Solução

Com tantos desafios, a concretização das vendas se faz nos detalhes. Nesse sentido, contar com uma plataforma de e-commerce de alta performance e que contém as funcionalidades necessárias para gerar a melhor experiência ao consumidor possível é fundamental. No caso da Minha Casa Solar, depois de três anos com outro sistema, eles decidiram expandir sua operação e migrar para a Tray Corp.
Guilherme Brandão, supervisor de e-commerce da Minha Casa Solar, conta que a empresa tinha um sonho de uma nova loja virtual, com uma nova plataforma e que contasse com um código mais aberto, permitindo personalizações. Outro fator que motivou a escolha foi a busca por um sistema que oferecesse mais possibilidades de integração com outras soluções, como ERP e gestão de frete.
“Uma das coisas que mais sentia falta era a integração com ERP. Na plataforma antiga esse processo era todo manual, sendo necessário digitar os pedidos novamente, gerando retrabalho e abrindo espaço para erro humano. Hoje esse trabalho foi reduzido, não é preciso mais digitar pedidos, uma vez que eles são integrados automaticamente. Nós viemos de um cenário 100% desconectado para um 100% conectado.”
– Guilherme Brandão – Supervisor de E-commerce na Minha Casa Solar
Um dos recursos da plataforma da Tray Corp que foram determinantes para a Minha Casa Solar produzir uma melhor experiência de compra foi o da Lista de Compras. Trata-se de uma funcionalidade que permite que o cliente compre uma lista de produtos anteriormente criada para atender a uma necessidade específica.
No caso da Minha Casa Solar, ele é usado para construir kits de painéis e demais equipamentos necessários para a instalação do sistema de energia fotovoltaica. Devido à complexidade desses produtos, essa é uma maneira de dimensionar exatamente o que o cliente precisa para aderir a essa tecnologia. “É um pacote que vai chegar na casa dele”, explica Guilherme.
Essa, portanto, é uma forma de tornar mais fácil a compra dos itens necessários e melhorar a experiência do consumidor, que têm muitas dúvidas sobre o assunto.

Resultados

A Minha Casa Solar conseguiu uma loja virtual mais interativa, integrada e que oferece uma melhor experiência de compra para o consumidor. Já em relação às questões administrativas, ganhou eficiência e minimização de erros por meio das integrações de sistemas.

Conclusão

Nessa história, você pôde conferir como a Minha Casa Solar estruturou seu e-commerce em um nicho altamente especializado, o de energia fotovoltaica, conquistando excelentes resultados.
As lições apresentadas aqui podem ser aplicadas nos mais diferentes segmentos especializados, como moda fitness, alimentação saudável, cosméticos para homens e assim por diante. O importante é sempre se lembrar da importância de contar com uma plataforma de e-commerce de alta performance para produzir a melhor experiência de compra possível e manter o foco sempre no cliente final.
Quer saber como a Tray Corp pode contribuir para a evolução do seu e-commerce? Entre em contato com nossos consultores e conheça mais sobre a plataforma!