Início Logística 3PL: entenda o que é Third Party Logistics e como funciona

3PL: entenda o que é Third Party Logistics e como funciona

3pl-ecommerce

Você conhece o conceito 3PL ou Third Party Logistics? Ligado à operação logística, seu uso é favorável àquelas empresas que desejam reduzir custos, ganhar tempo e levar tecnologia e expertise à cadeia de suprimentos. Torna-se o braço externo do negócio, por isso, sua adoção deve ser estruturada.

Para os e-commerces, a mudança pode aumentar significativamente o volume de vendas e melhorar o relacionamento e satisfação dos clientes. Mas, para tal, é preciso que o varejista online saiba escolher o parceiro ideal para lidar com as particularidades e o volume de transações negociadas em sua plataforma.

Explicaremos, neste artigo, o que é como aproveitar os benefícios do 3PL, oferecendo dicas para facilitar a escolha do parceiro logístico ideal.

 

O que é Third Party Logistics?

Em tradução livre, podemos dizer que são provedores logísticos terceirizados, ou seja, empresas externas ao negócio que são contratadas com o intuito de apoiar diversas etapas — em alguns casos, todas — das operações de remessas de suas empresas clientes.

Sendo assim, os 3PL são responsáveis pelos processos de compra, armazenagem e distribuição da cadeia de negócios. Alguns desses operadores são especializados em segmentos ou assuntos específicos, como gestão de fretes, seguros ou desembaraço aduaneiro em remessas internacionais.

De maneira geral, os serviços logísticos terceirizados oferecem suporte para o processo de compras, armazenagem, separação e distribuição dos produtos. Muitos desses parceiros oferecem também a possibilidade do cliente acompanhar sua própria movimentação de estoque e controle de inventário em tempo real.

Em relação à adoção desse modelo, o que pode ser desafiador para o gestor, a princípio, é identificar quais são os pontos fortes e os mais vulneráveis da operação, e, com isso, determinar quais serviços logísticos devem ou não ser terceirizados.

Ter em mente tudo o que as 3PLs têm a oferecer pode ser fundamental nessa decisão e é sobre isso que falaremos um pouco mais adiante.

Quais são os benefícios do 3PL?

Manter um setor de logística próprio pode dar trabalho e representar muitos custos adicionais. Em função disso, terceirizar algumas fases da cadeia operacional acaba sendo mais vantajoso para grandes estruturas logísticas ou negócios que estão vivendo a experiência de se tornarem escaláveis.

Conhecer todos os benefícios dessa estratégia é fundamental para o processo de tomada de decisão. Por isso, confira quão vantajoso pode ser deixar o fechamento de embalagens ou o transporte das mercadorias com quem entende bem do assunto.

Maior desempenho

Por se tratarem de empresas 100% focadas nas etapas fundamentais da logística, o atendimento se torna mais especializado e otimizado. Os processos são padronizados e contam com tecnologias atualizadas, em conformidade com as técnicas mais modernas de Supply Chain.

Redução de custos

Além de sua empresa não precisar manter uma estrutura de logística interna, o parceiro 3PL que você for contratar lida com uma grande quantidade de volumes, tanto os seus quanto de outras empresas clientes. E por atuarem em larga escala, conseguem reduzir os custos com pessoal, embalagem e armazenamento.

Satisfação dos clientes

Com uma operação mais centrada e eficiente, os produtos passam a ser entregues em prazos mais reduzidos e em perfeitas condições. Isso cria uma imagem positiva para a marca e aumenta a confiabilidade do consumidor perante a loja e a marca.

Capacidade para lidar com o crescimento

Uma expansão nas vendas é muito bem-vinda, mas pode também significar aumento nos custos de atendimento das entregas ou pior: redução na qualidade desse processo. A vantagem de contar com um operador 3PL é a flexibilização da escala de atendimento, pois esses sistemas realocam ativos com maior facilidade, mudando elementos na cadeia para atender à nova demanda.

Qual a relação entre 3PL e o e-commerce?

Além dos prós que já apresentamos, outra série de particularidades do 3PL se tornam valorosas para os varejistas online. Em função disso — pelo menos em parte — o mercado da terceirização logística expandiu significativamente com a chegada dos e-commerces e crescimento dos marketplaces.

Os serviços de uma 3PL vão muito além das remessas. Alguns parceiros são especializados em atender geolocalizações específicas, o que permite ampliação do market share de lojas virtuais de médio e grande porte.

De maneira geral, efetuar uma contratação terceirizada na logística traz pessoal altamente capacitado e equipamentos mais avançados para o transporte e acondicionamento de materiais.

Com isso, a escolha certa do parceiro — em conformidade com as particularidades dos e-commerces — melhora o nível de serviço oferecido e alavanca os indicadores de desempenho, o que reduz custos e torna os produtos acessíveis e atrativos para concorrer com os mega varejistas.

Como encontrar bons parceiros de 3PL?

Delegar etapas tão importantes da operação das indústrias e e-commerces pode parecer, a princípio, um grande risco. Entretanto, uma escolha consciente e estruturada pode elevar a confiança da alta gestão em fazer essa mudança.

Portanto, antes de confiar as vendas, estoques e informações confidenciais do negócio na mão de terceiros, é importante pesquisar e estudar diversos aspectos. Confira alguns deles abaixo:

  • A empresa disponibiliza ou está disposta a assinar um acordo de confidencialidade?
  • Apresenta um bom histórico e sinais de estabilidade financeira?
  • Qual é o horário de funcionamento (incluindo finais de semana e feriados)?
  • Qual volume você precisa operar?
  • Com quantos centros de distribuição a terceirizada opera?
  • Quais são as referências dos clientes em relação ao serviço?

Observe também como a empresa lida com possíveis picos de atendimento e a rapidez com que coloca os pedidos em produção. Veja também a estrutura e as soluções tecnológicas oferecidas, como recursos de integração ao seu sistema de gestão.

Além disso, é importante verificar também quantas empresas do mesmo setor eles já atendem, bem como a área de especialização da empresa. Outro diferencial é se a empresa oferece o serviço de personalização e envio de cartões e mensagens, o que costuma cativar os clientes.

Como vimos, atuar em conjunto com um 3PL automatiza e profissionaliza a cadeia de suprimentos, permitindo que a empresa permaneça focada naquilo que realmente importa para o crescimento e desenvolvimento dos negócios.

Para o e-commerce, a redução de gastos pode ser significativa, uma vez que grande parte da operação está ligada a uma gestão eficiente das remessas e estoque.

Portanto, agora que você entende verdadeiramente o conceito e os benefícios do 3PL, escolha um parceiro que atenda todas as suas demandas e o deixe livre para ganhar tempo, dinheiro e o principal: clientes ainda mais satisfeitos.

Baixe o case: migração
Livraria Florence
Saiba como a Florence teve um crescimento 126% no tráfego orgânico e de 85% na receita desse canal após a mudança de plataforma!

Quero ler o e-book agora!