Início Estratégias de Marketing 6 ações de marketing para o Dia das Mães 2019

6 ações de marketing para o Dia das Mães 2019

acao-marketing-dia-das-maes

O Dia das Mães é uma das datas mais importante do calendário do varejo, ficando atrás somente da Black Friday e do Natal. Em 2018, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$2,11 bilhões nesse período, representando uma alta nominal de 12% em relação ao ano anterior, segundo o Ebit. Já em 2019, a data acontece no dia 12 de maio. Por isso, é importante já começar a se preparar.

Pensar em campanhas personalizadas é essencial para conquistar esse público e alcançar um aumento considerável nas vendas. Para ajudar você nisso, preparamos um guia com as principais ações de marketing de Dia das Mães para você aplicar na sua loja virtual. Confira!

 

Antes de tudo, planeje-se com antecedência!

Um dos pontos-chave da preparação para qualquer data comemorativa no e-commerce é um bom planejamento e a organização feita com antecedência. Assim como você, muitas outras lojas também desejam aumentar as vendas nesse período. Com uma concorrência tão acirrada, quem não se preparar antecipadamente acaba saindo atrás.

Sem dúvidas, a negociação com os fornecedores de produtos e com as transportadoras são os pontos principais nessa conta. São essas atitudes que garantirão que seu e-commerce terá estoque para atender ao aumento da demanda e um bom preço de compra de mercadorias para manter as margens de lucro mesmo realizando promoções na loja. Além disso, com o elevado tráfego de encomendas, é importante se certificar de que os produtos serão entregues no prazo.

Em datas comemorativas, o tempo de entrega é ainda mais importante. As pessoas buscam fretes rápidos e, em alguns casos, estão até dispostas a pagar a mais para ter o pedido em mãos no dia correto. Assim, oferecer diferentes opções de entrega é essencial. Ainda, qualquer atraso pode ter um efeito catastrófico, pois significa deixar uma pessoa querida sem presente na celebração, gerando grande insatisfação no cliente.

Para além da organização logística, é importante se preocupar também com outros aspectos, como a estabilidade do servidor para suportar o pico de acessos, o treinamento da equipe de atendimento e as estratégias de marketing que serão empregadas para atrair novos consumidores. Estas são fundamentais para se conseguir um bom resultado nessas datas e se destacar da concorrência. Conheça as principais dicas para ajudar você nisso!

1. Lembre seu consumidor da data

O período de divulgação de datas comemorativas costuma diferir no comércio físico e online devido ao prazo de entrega de produtos no e-commerce. Assim, a campanha deve iniciar muito antes na loja virtual para que os consumidores consigam fazer seus pedidos e receber suas encomendas na data certa.

É um hábito comum de muitos consumidores deixar a compra de presentes para a última hora. Assim, é importante lembrar com antecedência seus clientes sobre a aproximação do Dia das Mães para que eles possam fazer suas compras a tempo, garantindo os preços e benefícios do meio online e evitar que eles recorram ao varejo tradicional. Para isso, podem ser usadas desde ações de e-mail marketing até banners no menu principal da home.

No entanto, as lojas que têm componentes físico e online podem se beneficiar desse esquecimento. Em conjunto às campanhas do e-commerce, é possível fazer ações direcionadas para os “atrasados” oferecendo a opção de compra no site e retirada na loja, aumentando, assim, as chances de conversão.

2.Crie banners e hotsites exclusivos

Enquanto no comércio tradicional o clima das datas comemorativas é definido pela decoração das vitrines, os banners e hotsites cumprem o mesmo papel no e-commerce.

Nesse sentido, é importante se lembrar de que embora o foco seja as mães, geralmente não são elas que vão comprar os produtos. Por isso, é importante identificar corretamente os públicos primários e secundários da campanha, concebendo o design de forma a atender ao perfil dessas personas.

Além disso, é fundamental personalizar sua loja virtual mesmo semanas antes ao dia para chamar a atenção do consumidor para a celebração. Isso porque essa também é uma forma de lembrá-lo de fazer as compras com antecedência para garantir a entrega no prazo.

3. Faça cross-selling e upselling

O cross-selling e upselling são duas estratégias que podem ser muito bem aproveitadas em datas comemorativas. A primeira se refere ao oferecimento de produtos complementares ao item visualizado, enquanto a segunda corresponde à sugestão de uma mercadoria semelhante à buscada, mas de qualidade e benefícios superiores.

Essa é uma forma de aumentar o ticket médio da compra ao mesmo tempo que facilita o processo de escolha do consumidor.

4. Faça campanhas personalizadas de e-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo uma das estratégias mais poderosas e direcionadas do marketing digital. Assim, é importante não se esquecer dessa ferramenta na hora de fazer seu planejamento para datas celebrativas.

Essa comunicação pode incluir desde as promoções que estarão vigentes no período até sugestões de produtos e kit que podem ser presenteados no Dia das Mães. Nesse canal também é possível fazer ações criativas e de tom sentimental, trazendo reflexões sobre a data e fugindo da abordagem exclusivamente comercial.

5. Invista em remarketing

Os anúncios de remarketing são uma excelente estratégia para recuperar consumidores que desistiram de uma compra antes de concluí-la — sendo especialmente efetiva em campanhas de datas comemorativas. Assim, esse é o momento ideal para investir nesse tipo de iniciativa e evitar que os gastos em mídias pagas sejam desperdiçados com a perda de vendas.

6. Dê um passo além

Todas as dicas expostas aqui são importantes para que seu e-commerce tenha resultados positivos. No entanto, não limite seu planejamento a elas. Com um bom entendimento de mercado e do seu público-alvo, é possível empreender uma série de ações criativas para o Dia das Mães.

É possível, por exemplo, produzir uma série temática de vídeos sobre a data, protagonizada pelas mães dos funcionários da sua empresa. Também têm lugar iniciativas simples mas extremamente efetivas, como produzir guias personalizados de presentes por perfil de mãe, fugindo dos estereótipos de itens de cozinha e eletrodomésticos.

As opções são muitas e quanto antes você iniciar o planejamento das ações de marketing do Dia das Mães, melhores serão os resultados sobre as vendas.

Intenção de compra para o Dia das Mães 2019

A Social Miner fez uma pesquisa com sua base de usuários para entender melhor quais são as expectativas para o Dia das Mães 2019 e o que os lojistas podem esperar da data. Entre as conclusões, destacam-se:

  • 59,9% dos consumidores pretendem fazer compras para a celebração. Entre os fatores que o levariam a decidir adquirir um produto, estão, principalmente, preço (46,4%) e promoções (25,8%).
  • 40,7% dos respondentes pretendem começar a pesquisar opções de presente apenas 7 dias antes do evento, enquanto 32,2% estão planejando começar as buscas com 15 dias de antecedência.
  • Entre os locais preferidos para encontrar opções de compra, os entrevistados destacaram sites de busca (56,9%), diretamente nos sites dos e-commerces (52,4%), comparadores de preço (49,3%) e redes sociais (34,5%).
  • O omnichannel segue sendo uma forte tendência, inclusive nas datas comemorativas. Para o Dia das Mães 2019, 33,1% preferem pesquisar online e comprar offline, 29% fazer a pesquisa e compra diretamente na loja física e 24,5% realizar toda a jornada no e-commerce.

Assim, é fundamental prestar atenção nessas tendências para conseguir bons resultados na comemoração. Nesse sentido, negociar com os fornecedores antecipadamente para conseguir bons preços e oferecer boas promoções, reforçar a divulgação na duas semanas que antecedem o evento e investir em ações omnichannel são algumas das estratégias que merecem atenção especial.

*Artigo originalmente publicado em março de 2019 e atualizado em abril de 2019.

Baixe o e-book: calendário
e-commerce 2019
Saiba como se planejar com antecedência para as principais datas comemorativas do ano e sair na frente da concorrência!

Quero ler o e-book agora!