Estratégias para captação de clientes no e-commerce - Tray Corp

6 estratégias de captação de clientes para e-commerce

A captação de clientes é um desafio comum para muitos e-commerces, mas algumas práticas podem facilitar esse processo. Acesse o nosso blog e confira o artigo completo com algumas estratégias!

Quer saber como fazer a captação de clientes de maneira eficiente? Acesse este artigo e confira as melhores estratégias para se aproximar de consumidores em potencial.

Dentro de um cenário de ampla concorrência pela atenção e pelos recursos dos consumidores, é vital ter uma estratégia eficiente de captação de clientes para o seu e-commerce. Não basta oferecer os produtos de melhor qualidade ou os preços mais competitivos: é preciso atrair o seu público a partir de uma experiência satisfatória em todos os detalhes, do conteúdo à navegação.

Esse trabalho não pode ser feito de qualquer maneira. O planejamento é essencial para garantir que as suas estratégias, de fato, funcionem. Quando realizadas de forma isolada, a tendência é que o resultado obtido não seja o adequado. Dessa forma, algumas abordagens colaboram diretamente para tornar a sua loja virtual ainda mais atrativa.

Um site responsivo, conteúdos relevantes e parceiros competentes são apenas alguns dos pontos importantes para ter mais foco no cliente e conseguir captá-los. Continue a leitura deste artigo para saber quais são os objetivos de cada uma delas e como aplicá-las ao seu negócio.


Qual é a importância de captar clientes para o seu e-commerce?

Por muito tempo, as empresas apostavam exclusivamente na venda direta, ou seja, uma abordagem mais agressiva para conseguir a conversão. Com a transformação digital e outros avanços tecnológicos, esse comportamento mudou. Hoje, é preciso investir em estratégias e práticas que colaborem com o trabalho de captação de clientes.

Essa prática nada mais é do que a atração e consequente conquista do consumidor, melhorando a experiência de quem pode se interessar pelos seus produtos. Quanto mais tempo e recursos forem investidos nessas ações, mais oportunidades de negócio vão surgir para o seu e-commerce. O objetivo é que o cliente se preocupe exclusivamente com a venda, sem distrações.

Imagine o seguinte cenário: você investiu em campanhas de mídia paga, criou um fluxo de nutrição de e-mail, fortaleceu a presença digital e atraiu o consumidor. Dentro do seu site, porém, a experiência não é positiva e a pessoa desiste da compra. Isso significa que a captação não foi feita por conta de um detalhe em um longo processo, o que reforça a necessidade de um planejamento completo.

Quais são as 6 melhores estratégias para a captação de clientes?

Selecionamos as 6 principais estratégias para a captação de clientes que você deve levar em consideração durante o seu planejamento estratégico. Confira cada uma delas.

1. Invista no design responsivo do seu site

O primeiro passo para otimizar a captação de clientes é investir em um site com design responsivo, aprimorando a experiência do usuário em suas páginas. De acordo com um estudo da Mobile Time, 85% dos brasileiros faz ou já fez alguma compra por meio do seu smartphone. Sendo assim, é preciso considerar a experiência desse usuário.

Sem medidas fixas, o consumidor pode acessar o seu e-commerce via qualquer dispositivo, tendo a mesma experiência da versão desktop. As chances de um usuário desistir de uma compra porque a versão para smartphone ou tablet não é intuitiva, portanto, são eliminadas. Ao deixar o visitante mais confortável, você evita percalços na jornada de compra e aumenta as chances de conversão.

2. Esclareça sua proposta de valor

Outro elemento importante é a definição clara da sua proposta de valor. O que o seu e-commerce tem a oferecer que pode solucionar os problemas do consumidor? Ao deixar esse fator explícito, as suas chances de atrair o usuário disposto a realizar uma compra são muito maiores.

3. Crie um fluxo de e-mails segmentados

O processo de captação de clientes não consiste apenas na abordagem final, mas nas etapas anteriores, que fizeram com que ele conhecesse o seu e-commerce. Uma das melhores maneiras de atrair consumidores em potencial é por meio do e-mail marketing.

Ao criar um fluxo de nutrição bastante segmentado, fica mais fácil impactar quem realmente pode comprar.

4. Configure anúncios personalizados

A personalização é outro fator importante para atrair os usuários. Um estudo recente da Microsoft revela que o tempo médio de atenção do ser humano é de apenas 8 segundos — mais do que isso, você pode perder uma venda. Com anúncios personalizados, a possibilidade de impactar cada usuário se torna muito maior, mostrando uma mensagem ou oferta mais relevante.

5. Desenvolva o Inbound Marketing da marca

O Inbound Marketing é uma maneira de se aproximar do seu público-alvo de forma mais natural. Aos poucos, a relação se torna de confiança e o consumidor se sente mais disposto, por exemplo, a realizar uma compra. Sem a necessidade de uma postura mais agressiva, o objetivo é conquistar o cliente ao produzir conteúdo para a loja virtual e criar um relacionamento mais transparente.

6. Faça boas parcerias

Além disso, contar com parceiros de qualidade é fundamental. Desde fornecedores até canais de divulgação, suas parcerias devem ser exploradas. Quando a sua marca se junta a outra também qualificada, usuários até então desconhecidos para você podem se interessar pelo seu e-commerce, expandindo as possibilidades de negócio.

Qual é o impacto positivo de um site com navegação rápida e intuitiva?

O processo de captação de clientes é longo e qualquer interferência pode significar uma queda nas vendas do seu e-commerce. Uma exigência em particular do novo perfil do consumidor deve ser levada em consideração: a rapidez. De acordo com dados do Google, quando o tempo de carregamento de uma página aumenta de 1 a 3 segundos, a taxa de abandono tende a crescer 32%.

Contar com um site de navegação rápida é essencial para criar uma experiência positiva para os seus clientes. Outro fator importante a ser adicionado ao seu e-commerce é a experiência intuitiva, ou seja, permitir que o usuário consiga encontrar tudo aquilo que ele procura sem nenhuma dificuldade, facilitando a navegação e aumentando as chances de conversão.

A captação de clientes é, portanto, uma estratégia fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer e-commerce. A partir de ações bem definidas de acordo com o perfil da sua persona, o objetivo é criar o ambiente mais propício possível para que as chances de conversão sejam ainda maiores. Como mostramos neste artigo, qualquer detalhe ao longo do processo é relevante.

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