Por que a categoria de produtos é importante no e-commerce? - Tray Corp

Categoria de produtos: qual a sua importância e como organizá-la?

A categoria de produtos traz muitos benefícios para sua loja

A categoria de produtos permite que o próprio usuário encontre com mais facilidade o produto que está procurando, e com isso, não gera frustrações.

Da mesma forma que existe a preocupação em manter organizados os produtos em uma loja física, para que não gere frustração nos consumidores ao não encontrarem algum item, no e-commerce também é muito importante se atentar à categoria de produtos.

Por isso, além de pensar na descrição desses itens, no visual da loja ou mesmo nos preços praticados, é fundamental organizar tudo o que é comercializado pela sua empresa, para facilitar a experiência de quem está pensando em comprar um produto do seu site.

Para se aprofundar um pouco na importância da categoria de produtos e conferir algumas dicas de como colocar essa organização em prática, continue a leitura deste artigo!


Quais são os benefícios de categorizar adequadamente os seus produtos?

A forte concorrência no mercado digital exige que as empresas estejam sempre procurando por maneiras de aprimorar a experiência que oferecem aos consumidores, que estão cada vez mais exigentes. Sendo assim, além de se preocupar com a qualidade e com os preços, é preciso levar em consideração outros fatores.

Os benefícios de fazer um trabalho eficiente de categorização são os mais diversos, e, para que você não pense duas vezes antes de se organizar internamente, separamos os principais deles para incentivar esse trabalho. Confira!

Facilidade de busca

O foco de qualquer negócio deve ser o cliente e, ao investir em um trabalho de organização das categorias dos itens em seu e-commerce, você facilita a vida de quem está procurando por um determinado produto. As chances de ele se perder — e se frustrar —, portanto, são poucas, aumentando a probabilidade de uma conversão.

Cross-selling

O cross-selling é uma excelente técnica para aumentar o ticket médio do seu e-commerce e também é beneficiado com uma organização mais eficiente dos produtos. Assim que o usuário selecionar o item do seu interesse, você pode oferecer automaticamente um produto complementar ao escolhido, incentivando o cliente a investir um pouco mais.

Profissionalismo

A reputação também é importante para garantir o sucesso da sua loja virtual, e apresentar um site organizado reforça o seu profissionalismo. O cliente se sente valorizado quando encontra tudo o que procura com facilidade, e categorizar adequadamente os produtos do seu site contribui diretamente para isso.

Quais práticas adotar para organizar a categoria de produtos na sua loja?

Além de organizar as categorias de produtos da sua loja virtual, você deve planejar a otimização do processo de categorização.

Evite a criação de muitas categorias

Para aqueles e-commerces que oferecem um amplo mix de produtos, um erro bastante comum é criar inúmeras categorias — muitas delas artificiais ou até mesmo forçadas — para abrigar todos os itens. Essa ação serve apenas para confundir a cabeça do cliente, que, com frequência, pode não saber como encontrar o artigo que procura por conta do excesso de opções.

Sinalize a página em que o cliente está

Outro fator importante para a organização da sua loja virtual é a sinalização da página em que o usuário está. Essa informação sempre precisa estar disponível, de preferência com todo o caminho que o fez chegar até ali, listando as subcategorias e/ou páginas que ele abriu para encontrar o produto, por exemplo.

Encontre as palavras-chave corretas

Além de dividir e organizar os seus produtos por categorias bem definidas, é preciso pensar em quais termos utilizar. Por isso, faça um trabalho de busca nos principais mecanismos de pesquisa, encontre quais são as palavras-chave mais utilizadas pelo seu público-alvo e se organize de acordo com essas referências.

Entenda o seu público-alvo

Para oferecer uma experiência rica ao consumidor, parte importante desse trabalho é justamente entender quais são os objetivos, desejos e, é claro, o comportamento do usuário. Assim, fica mais fácil oferecer uma experiência que seja adequada ao que ele procura, com as categorias que podem ser mais úteis para ele encontrar o que procura.

Analise a concorrência

A análise da concorrência é uma tarefa importante em estratégias de qualquer negócio, e não é diferente quando falamos em criar categorias de produtos de forma precisa. Por isso, confira o que os seus competidores fazem em suas páginas, identifique erros, se inspire e crie um modelo próprio de acordo com os seus objetivos e público.

Qual é a importância de organizar as páginas do seu e-commerce?

Portanto, caso a sua loja esteja estagnada e o número de vendas não seja o esperado para o sucesso do seu negócio, talvez o seu erro seja justamente não pensar nesses detalhes, como a categoria de produtos.

O gerenciamento eficiente de um e-commerce passa também por valorizar todas as estratégias que foram usadas e aproveitar melhor os recursos investidos. Isso significa não desperdiçar aquele usuário que chegou até a sua página, e fornecer a ele uma experiência satisfatória.

Garantir que o consumidor esteja confortável e sempre encontre o que procura deve ser uma prioridade. Enquanto uma loja física conta com vendedores para orientar o comprador, o e-commerce precisa ser organizado, permitindo que o próprio usuário consiga navegar pelo seu site de maneira intuitiva, encontrando o que procura.

A categoria de produtos é, portanto, fundamental para quem quer superar a concorrência e encontrar maneiras de gerar mais tráfego para o seu e-commerce. Ao oferecer uma experiência adequada ao consumidor, a tendência é que a sua loja virtual se torne ainda mais atrativa para os usuários — e, assim, os seus resultados continuem melhorando.

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