Início Segurança Você sabe o que é a certificação PCI DSS e pra que...

Você sabe o que é a certificação PCI DSS e pra que serve?

certificacao-pci-dss-ecommerce

A certificação PCI, também chamada de PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), é um padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de crédito e afins.

Existem outras certificações, mas a PCI é uma das que mais se destaca, o que pode ser explicado pela capacidade dela gerar mais segurança para as compras virtuais. Embora não seja uma exigência legal, é recomendado que todas as empresas que atuam online e processam pagamentos, bem como armazenam e transmitem dados de cartões, tenham essa certificação.

Ela é uma exigência das principais bandeiras de cartão de crédito para garantir a segurança dos dados e trazer mais qualidade para o processamento, ou seja, quem deseja vender online precisa ir atrás dela e garantir assim o cumprimento das normas de forma menos burocrática e com mais qualidade.

Você quer entender para que a certificação PCI DSS serve? Então confira o nosso artigo!


Limita os prejuízos

Infelizmente, a violação de dados é algo que precisamos lidar, especialmente quando se fala em roubos de cartões. Segundo um estudo da empresa especializada em tecnologia PSafe, de janeiro até agosto de 2018 ocorreram mais de 920 mil fraudes envolvendo o uso de cartões de crédito na internet.

Como todo sistema possui fragilidades, criminosos usam a expertise para explorar essas brechas e assim cometer fraudes. Quando isso acontece, questiona-se de quem é a responsabilidade legal e como os prejuízos poderão ser amenizados.

No roubo de dados de cartões, por exemplo, é imprescindível contar com mecanismos que evitem o vazamento de informações secretas. Por isso, a certificação PCI é tão importante, visto que reúne os elementos necessários para garantir maior segurança para as transações online.

Riscos de fraudes em grande número, recorrência de ações judiciais, prejuízos financeiros e até mesmo o fechamento da sua loja por não ter como arcar com as perdas são alguns exemplos do que pode acontecer caso você negligencie esse ponto.

Portanto, investir na certificação não é só trazer mais segurança para os clientes e sim para o seu negócio como um todo. Como é impossível eliminar riscos, o melhor jeito de fazer isso é encontrar maneiras sólidas de minimizá-los.

Essa soma de fatores vai influenciar positivamente e tornar a gestão do seu negócio descomplicada, já que a segurança é um dos pontos que mais preocupam os donos de e-commerces.

Transmite mais confiança

O consumidor online valoriza muito a qualidade da experiência e nela o fator segurança é um dos que mais conta. Ao proporcionar isso para ele, o seu site ganha pontos e passa a ser visto como um local seguro, o que favorece a recorrência de compras tão importante para quem vende online.

Utilizar a certificação PCI é garantir a realização de processos de segurança mais consistentes e validados pelos principais meios de pagamento. 

Se os resultados positivos são acumulados com a realização de boas práticas, nada mais justo do que investir em uma tão importante como a segurança para ter mais condições de alcançá-los.

Além disso, é possível que haja concorrentes que negligenciam esse ponto, então a certificação PCI também pode ser vista como um diferencial competitivo e, principalmente, passa a demonstrar que você se preocupa de verdade com a segurança dos clientes.

Aderência às regras

Falar de regras é complexo quando o assunto é a certificação PCI. Isso ocorre porque ela lida com três mercados que estão sempre em movimento: o da tecnologia, o da inovação e o financeiro.

Para se adaptar a essas mudanças, as regras do PCI mudam de forma regular, ou seja, os provedores devem ser ágeis ao implementar as atualizações nas diretrizes o mais rápido possível. Tal ponto mostra a importância de pesquisar a qualidade do fornecedor e o quanto ele está atento e apto a realizar essas mudanças.

Essa preocupação deve partir dele, afinal o seu negócio já gera bastante trabalho e quando se contrata uma empresa especializada, espera-se que ela disponibilize um produto/serviço que realmente cumpra todas as regras, independentemente do quanto elas mudam ou não.

Cumprimento das normas

Além das regras de segurança online em geral, existem aquelas referentes ao sistema financeiro. Elas são muito bem fiscalizadas, o que reforça ainda mais a necessidade de cumpri-las.

Quem recebe pagamentos por meio de cartões de crédito precisa contar com essa certificação. Deixar de lado essa obrigatoriedade é assumir um risco muito alto e que não vale a pena correr.

Processamento seguro

Processar pagamentos de forma segura exige o cumprimento de alguns requisitos. O PCI nomeia todos eles e mostra que, de forma conjunta, eles apresentam uma sistemática capaz de gerar um alto nível de segurança. Vamos conhecer quais são:

  • construção e manutenção de uma rede segura;
  • proteção das informações dos portadores de cartões;
  • criação de um programa de controle de vulnerabilidades;
  • implementação de medidas sólidas de controle de acesso;
  • monitoramento constante das redes (testes);
  • elaboração de uma política de segurança da informação.

Esses seis elementos criam um padrão que todos os certificados PCI precisam cumprir. Ao conseguir oferecer esse conjunto, de fato se obterá um processamento mais seguro e o propósito da certificação será cumprido.

Dica extra: como obter a certificação PCI

Para obter a certificação PCI, é necessário que o processo seja acompanhado por uma empresa ou pessoa que tenha autorização e seja uma auditora oficial. Junto a isso, há algumas exigências para a obtenção desse certificado.

Essas exigências são diversas. Vão desde procedimentos mais simples como a instalação de antivírus até outros de complexidade maior como testes de vulnerabilidade no ambiente virtual.

Há processos ainda que envolvem o treinamento de funcionários, o cumprimento de determinados padrões para o desenvolvimento de novas aplicações e o preparo adequado para responder rapidamente a possíveis incidentes.

É claro que para muitas empresas essas exigências são complicadas de serem cumpridas, mas todo o investimento vale a pena, já que, além da obrigatoriedade, a certificação possibilita uma performance melhor do seu negócio.

Além disso, contar com a certificação PCI é estar preparado para atender de forma rápida a qualquer mudança de norma e assim deixar o seu e-commerce pronto para cumprir as exigências necessárias. O mercado e os clientes certamente valorizarão esse investimento, o que mostra o quão importante ele é para todas as partes envolvidas.

Por fim, é importante destacar que essa é a base para uma loja virtual mais segura, mas deve ser acompanhada de outros certificados e selos de segurança e sistemas antifraude.

Quer conhecer mais dicas de como ter bons resultados no comércio online, baixe agora nosso guia completo com o passo a passo de como estruturar um e-commerce de sucesso!

Baixe agora o Guia completo de como montar um e-commerce de sucesso