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O que é o certificado SSL e qual sua importância no e-commerce?

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Uma loja física normalmente implementa equipamentos e alarmes de vigilância, certo? Nas lojas virtuais também é necessário tomar medidas de segurança à altura, como investir em certificados para e-commerce, por exemplo, pois trata-se de ambiente com abrangência mundial e com barreiras intangíveis.

Porém, primeiro é preciso entender um pouco mais sobre eles. Por exemplo, você sabe o que é certificado SSL? Além de proteger o site de fraudes e de ataques maliciosos, os serviços de proteção e de certificação digital são indispensáveis para conferir credibilidade à marca, deixando os consumidores mais tranquilos no momento de fazer uma compra.

O certificado SSL garante a integridade dos dados em transações realizadas pela internet. Por meio desse componente de segurança, a sua empresa vai garantir que o site é confiável a partir da troca de dados criptografados. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira!


O que é certificado SSL e como ele funciona?

O SSL (Secure Sockets Layer, ou Camada de Soquetes Segura em português) foi criado pela empresa Netscape, no ano de 1994, com o objetivo de estabelecer um canal seguro de comunicação em uma conexão entre dois computadores, permitindo que os dados ficassem inacessíveis a terceiros não autorizados.

Por meio da criptografia, o método de segurança é capaz de codificar as informações provenientes de uma conexão entre um servidor e o navegador em que o conteúdo está sendo acessado e criar uma espécie de “chave” que apenas esses dois lados autenticados vão possuir, sendo esse elemento o único que decodifica os dados, transformando-os em informações legíveis novamente.

O propósito de um certificado como esse é impedir que pessoas mal-intencionadas consigam capturar dados confidenciais dos usuários, como as informações de acesso na área dos clientes ou até mesmo senha e números dos cartões de crédito.

Esse modelo de tecnologia baseada em criptografia tem sido cada vez mais adotado, especialmente em aplicações financeiras e, claro, em e-commerce, em que dados relevantes e confidenciais dos usuários são enviados a todo momento.

Essa tecnologia foi incorporada em todos os browsers populares, funcionando de forma automática quando um visitante se conecta a um servidor habilitado para o protocolo. É muito fácil saber quando um servidor utiliza, já que a sua URL vai iniciar com HTTPS, sendo que o “S” vem de “Secure”.

Então, quando o seu navegador faz conexão com um servidor SSL, ele vai automaticamente pedir ao servidor um certificado digital da CA (Autoridade Certificadora). Ela, então, autentica a identidade do servidor a fim de garantir que você não vai enviar informações sigilosas para um site falso ou para um hacker.

Qual a sua importância para o e-commerce?

Garantia de mais segurança nas transações

Embora os hábitos dos consumidores tenham mudado muito, o medo de fraudes e de roubos ainda é um fator essencial no processo de decisão de compra. Ao adotar certificações que comprovem a segurança das transações no seu e-commerce, é demonstrada a credibilidade da empresa, aumentando as chances de o consumidor confiar no serviço.

Confiança para os consumidores

Saber que se está em um ambiente com segurança e que os seus dados não serão extraviados são alguns dos fatores levados em conta antes de adquirir um produto. Sendo assim, é papel da loja virtual transferir essa confiança para os consumidores e se certificar de que não vai haver nenhum tipo de falha nesse sentido.

Por isso, os selos de segurança e os certificados digitais para e-commerce tornam-se formas de incentivar a conversão mesmo que o consumidor não conheça a loja virtual, garantindo mais tranquilidade para sua decisão.

Proteção de roubo de dados

Dependendo do tipo de recurso usado, é realizada a proteção dos dados fornecidos à loja virtual a partir da codificação das informações, ou seja, mesmo que um hacker consiga interceptar esses elementos, ele não vai conseguir fazer a tradução para uma linguagem que faça sentido, já que eles estarão criptografados e só vão poder ser lidos pelo servidor do e-commerce.

Aumento das conversões

Uma vez que a segurança online é uma preocupação essencial dos compradores, esse fator pode representar uma barreira no seu processo de decisão. É por isso que investir em certificados digitais para e-commerce é uma forma de garantir para seu futuro cliente que essa transação é totalmente segura, aumentando as chances de ele concluir a transação.

Em longo prazo, isso pode significar um impacto extremamente positivo nas taxas de conversão do negócio, principalmente a partir dos consumidores que não conhecem sua marca e/ou os seus produtos vendidos.

Melhoria do SEO

O SEO (Search Engine Optimization), ou, em português, otimização para mecanismos de buscas, diz respeito ao processo responsável por conquistar melhores posições para o site na página de resultados dos motores de pesquisa, atraindo tráfego orgânico para a loja virtual.

O que muitos não sabem é que a segurança de um site também é um dos elementos avaliados por essas plataformas, capaz de influenciar de maneira positiva a sua posição na página de resultados de pesquisas online.

Como adquirir um certificado SSL?

O passo inicial para adquirir um certificado SSL é conferir as possibilidades disponíveis junto ao seu provedor de serviços, que variam de acordo com a empresa ou a plataforma que fornece o serviço para o seu site.

Grande parte das empresas está totalmente preparada para fornecer e instalar o certificado nos sites dos clientes, que deve ser expedido por uma empresa certificadora logo após a confirmação das informações que vão ser incluídas no mesmo.

Logo após a verificação das informações, o certificado vai ser emitido, podendo ser instalado no servidor do cliente. Se for possível, é importante dar preferência para a aquisição de um certificado na mesma empresa que já garante o serviço de hospedagem, ou então em um serviço parceiro da plataforma de e-commerce, pois quando um certificado SSL é contratado com terceiros, a instalação deve ser feita por você ou contratada como um serviço, e fazer isso por conta própria pode ser bastante trabalhoso para quem não é da área.

Agora que você já sabe o que é certificado SSL, não deixe de investir, pois optar por vender sem certificação certamente vai custar caro ao seu negócio. Você vai colocar em risco as informações dos clientes, além de possivelmente perder vendas. Também não se esqueça de analisar a reputação da empresa certificadora para garantir segurança no seu site na hora de contratar um serviço como esse.

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