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O guia completo de como abrir uma loja virtual de sucesso

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A pergunta que muitos comerciantes que já contam com um negócio offline se fazem é: “como abrir uma loja virtual para estar por dentro das tendências do mercado?”. Bom, sabe-se que cada vez mais pessoas estão investindo em empreendimentos na internet e, de fato, abrir uma loja online é bem mais rápido do que estabelecer um ponto comercial físico, além de ser muito lucrativo.

Para as vendas online, é importante deixar claro que não há fronteiras, sendo o limite do sucesso determinado pela vontade de crescimento. Não se esqueça de que, no caso das lojas online, o tráfego é totalmente livre para receber quantos consumidores quiser, a qualquer momento, estejam eles onde estiverem.

A sua decisão de se tornar um comerciante de loja virtual já é definitiva e o desejo de ter sucesso está correndo em suas veias? Então, não deixe de conferir os próximos tópicos para criar um e-commerce de sucesso! Boa leitura!

 

O mercado de e-commerce

Não há dúvidas de que conquistar um espaço em meio a milhares de lojas virtuais é um grande desafio. Enquanto muitos empreendimentos serão concorrentes diretos da sua loja virtual, outros vão poder simplesmente se adaptar, comercializando os mesmos produtos ou serviços que você em curto tempo. Então, o que fazer frente a essa concorrência?

É simples, pois a resposta está em conhecer bem o mercado — mapear os concorrentes, o que deixam de fazer e o que fazem bem, assim como quais são as suas estratégias de vendas, de marketing e de precificação.

Ter um planejamento bem estruturado é fundamental para conseguir destacar os seus diferenciais e adaptar-se rapidamente às mudanças de comportamento dos consumidores online.

Tenha, nas palmas das mãos, quais são os produtos que fazem mais sucesso em seu segmento, quais ganham com base no volume e não nos preços e quais garantem maior margem de contribuição para a lucratividade do seu negócio.

É preciso saber, ainda, como os compradores costumam fazer suas compras, por qual motivo, quando e onde fazem. Além disso, descubra em quais plataformas eles estão interagindo diariamente, como chegam até você a partir dos buscadores de internet e que tipo de conteúdo consomem.

Obviamente que reunir todo esse conhecimento vai demandar paciência e tempo, mas é importante para que você possa se posicionar na dianteira do seu mercado. Dessa forma, você vai ser capaz de prever tendências e o melhor, antecipar-se às oportunidades.

É bem simples: quanto mais você souber sobre o seu negócio e sobre os fatores que influenciam o seu sucesso, sem dúvidas, mais recursos você vai ter para direcionar esforços e alcançar objetivos.

Lembrando que, de acordo com o 38º Webshoppers, realizado pela Ebit — um estudo de grande credibilidade sobre o comércio virtual brasileiro e a principal referência para os profissionais desse nicho — embora o começo do ano de 2018 tenha sido marcado por instabilidade, o comércio eletrônico se destacou novamente no mercado do Brasil ao atingir um patamar de aumento no primeiro semestre do ano, registrando 12,1% de crescimento nominal, atingindo um faturamento de R$ 23,6 bilhões.

Segundo a pesquisa, no 1º semestre do ano de 2018, houve um aumento de expressivos 42% no volume de pedidos feitos a partir de dispositivos móveis, o que comprova que os compradores, no Brasil, definitivamente adotaram os celulares para a compra no comércio eletrônico.

As vantagens de abrir uma loja virtual

Estimativas positivas para o comércio eletrônico brasileiro não faltam, pois ele experimenta um crescimento progressivo, apesar da crise financeira. Confira algumas das principais vantagens de abrir uma loja virtual:

Atendimento 24 horas

Já imaginou vender dia e noite, sem parar? Ao abrir uma loja online, é exatamente o que você vai fazer. Com um e-commerce, não existe horário de fechamento como acontece com a loja física, por exemplo.

Nele, os seus produtos ou serviços estão disponíveis a qualquer hora, em qualquer local e para quem quiser comprar. É, sem dúvidas, a vitrine mais segura em que você pode investir para as suas mercadorias, afinal, não existe a possibilidade de alguém tentar quebrar o vidro para levar os itens.

Vendas sem limites geográficos

A internet realmente fez uma revolução na forma de vender assim que permitiu o rompimento das barreiras geográficas e o alcance de públicos muito maiores. Nesse cenário, um item produzido no estado de São Paulo, por exemplo, pode ser comprado no Rio Grande do Sul sem qualquer impedimento.

Para tanto, basta contar com as parcerias certas para fazer o produto chegar até o consumidor. E, claro, até mesmo as fronteiras entre países podem ser quebradas pelo comércio eletrônico, que tem alguns incentivos governamentais a fim de facilitar o processo de exportação de produtos, por exemplo.

Comodidade

Quem diria que seria tão fácil e prático comprar e receber uma mercadoria em casa há duas décadas? Mas é isso mesmo! Ao abrir um e-commerce (mesmo que você já tenha uma loja física), sem dúvidas, você contribuirá para a comodidade e para o conforto dos seus consumidores.

Há até quem faça a compra pela internet em lojas físicas que têm unidades próximas do trabalho ou da sua casa, só pela facilidade de poder comparar, buscar e comprar produtos online.

Promoções

Um dos grandes atrativos da loja virtual é a chance de fazer promoções de maneira extremamente rápida e divulgá-las pela internet em questão de poucas horas.

Você não precisa criar um material impresso, por exemplo, para dar conhecimento aos clientes e ainda pode mudar rapidamente o status de uma mercadoria — de preferência, indo de disponível para esgotado.

Competitividade

O comprador dos dias de hoje é hiperconectado, indo para a internet para fazer praticamente tudo, inclusive para procurar itens e adquiri-los onde quer que esteja.

Logo, se você não está online, certamente está perdendo uma grande fatia de mercado, deixando de aumentar o seu lucro rapidamente. Para potencializar as vendas e aumentar sua competitividade, portanto, não deixe de abrir uma loja virtual.

O começo pelo básico

Agora que você já conhece as vantagens de abrir uma loja virtual, é importante saber quais são os passos básicos para tirar esse projeto do papel.

Documentação necessária

Não é porque o e-commerce é um negócio digital que não demandará formalização, como inscrição CNPJ, alvará de funcionamento, inscrição estadual, etc.

Para essa etapa, é fundamental contar com o auxílio de um contador que ajudará na documentação necessária e na informação de quais são as etapas para que a sua loja virtual pague corretamente os impostos e atenda aos requisitos previstos na legislação vigente. Não negligenciar essa parte é fundamental para evitar problemas no futuro.

Legislação

Após a promulgação da nova lei do e-commerce, o Decreto Nº 7.962, de 15 de março de 2013, nenhum comerciante pode descuidar das regras definidas para toda loja virtual.

É importante ler com bastante atenção as normas, pois, assim, você evita problemas jurídicos no futuro. Enumeramos, portanto, os principais pontos:

  • disponibilizar em local de destaque nome empresarial, CNPJ, endereço físico e eletrônico e informações de contato;
  • deixar claras as características principais dos produtos, incluindo riscos relacionados à saúde e segurança que possam existir;
  • detalhamento no preço de despesas adicionais, como entrega ou seguros;
  • utilizar mecanismos de segurança eficazes para processar pagamentos e proteger os dados do consumidor;
  • informar com clareza os meios para que o comprador exija o direito de arrependimento do consumidor e realize a logística reversa. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, os clientes têm um prazo de 7 dias após o recebimento da mercadoria para exercer esse direito;
  • em caso de cancelamento do pedido ou retorno de mercadoria, o lojista fica a obrigado a comunicar imediatamente à instituição financeira para que a transação não seja lançada ou seja efetuado o estorno;
  • apresentar um sumário do contrato antes da finalização do pedido, em que sejam discriminados os produtos escolhidos, meios de pagamento e entrega, prazos, condições para cancelamento ou troca, etc.

Para além desses pontos, é sempre importante se lembrar de deixar todas as informações de maneira clara, precisa, em destaque e mantendo uma relação de honestidade com o consumidor.

Custos e tributação

O custo é um fator que deve ser considerado, já que você deve se preparar financeiramente para fazer a gestão da sua loja virtual.

Este é um erro bastante comum entre os lojistas: não considerar todos os gastos necessários para lançar o novo empreendimento e também sustentá-lo até que as vendas do negócio comecem a acontecer da maneira como foi planejado.

De forma simplificada, leve em consideração que os seus gastos do início serão divididos em três categorias:

Como você já deve saber, é muito difícil estimar valores de maneira genérica, pois o investimento necessário vai depender muito do ramo de atuação e do tamanho do negócio.

Outro fator a ser analisado é o regime de tributação. Ele vai variar de acordo com fatores como a natureza jurídica da empresa, por exemplo, se opta pelo Simples Nacional, e o modo de comercialização, como venda direta, para revendedores, B2C e B2B.

Logística

A logística do seu e-commerce é fundamental para o seu sucesso, afinal, uma experiência ruim, sem dúvidas, vai marcar fortemente o consumidor e ele não voltará a comprar na loja. Por isso, o ideal é dedicar tempo de planejamento para escolher a forma de entrega do seu negócio.

Há, de modo resumido, duas formas de realizar a entrega:

  • pelos Correios: os Correios são a maneira mais simples de começar a fazer as suas entregas. Há, porém, um limite de dimensões e de 30 kg por envio, além do risco de ser prejudicado por greves e demais paralisações;
  • por transportadoras: são bem mais estáveis que os correios, uma vez que o risco de greves é muito menor. Sem contar que não há problemas com limitação de tamanho e de peso. Contudo, essa opção não vale a pena para aqueles que têm uma operação pequena.

O passo a passo para abrir uma loja virtual

Confira um passo a passo para abrir a sua loja online:

Planejamento

É preciso se planejar bem para abrir um e-commerce, e uma das dúvidas mais comuns é quanto o lojista precisa investir.

A notícia boa é que vai depender do que você está esperando do seu negócio: se vai ter uma estrutura própria, os tipos de contrato com as empresas de logística, o tipo de produto que vai vender, se vai vender em marketplaces, quanto pode investir em marketing, etc.

Uma dica valiosa para aqueles que não desejam ficar perdidos em meios às finanças é fazer a divisão do montante inicial que você pode investir em 12 partes iguais. Fazendo isso, você investirá somente 1/12 do total por mês, assegurando capital suficiente para o primeiro ano de atividades.

Análise de concorrência

A concorrência, na internet, está apenas a um clique de distância. É por esse motivo que é importante estar atento às ofertas dos seus vizinhos.

Em primeiro lugar, o mais indicado é criar uma lista, seja no papel, seja no Excel, de todos os seus principais concorrentes diretos: quem fala exatamente com o mesmo público que o seu, quem atua no mesmo segmento e quem atende às mesmas demandas.

Para que você descubra quem são os seus concorrentes, o mais indicado é conversar com os fornecedores e clientes e fazer pesquisas no Google em busca de produtos ou serviços similares aos seus, lembrando que, assim que você encontrar o nome deles, é importante adicionar na sua planilha, informando o endereço do site e demais dados que você considera relevantes.

Definição do público-alvo

Antes mesmo de saber como abrir uma loja virtual, é necessário ter a clareza do que e para quem você venderá.

Ao definir o público-alvo, você consegue indicar o leque de produtos de que ele vai precisar e também que você vai ofertar. Assim, reduz as chances de itens parados no estoque e com baixo giro.

Escolha dos fornecedores

Dentro do seu planejamento para montar um e-commerce, escolher bem os seus fornecedores é ponto crucial. A partir das suas mercadorias, eles vão auxiliar na construção da reputação da sua loja. Portanto, pesquise!

Procure por aqueles que podem atender o seu negócio melhor, os prazos de entrega, quais condições de pagamento oferecem, reputação no mercado e as condições de produção. Busque fornecedores que, antes de tudo, ofereçam qualidade.

Definição do mix de produtos

Agora que você já sabe sobre o seu público-alvo e sobre fornecedores, é o momento de determinar o mix de produtos.

Esse mix, podemos afirmar que é o conjunto de mercadorias que têm o maior potencial de vendas. E, embora não haja uma fórmula que vai garantir o mix perfeito, há dicas capazes de ajudá-lo a encontrar o que mais funciona para a sua loja.

Para aqueles que estão começando, o mais indicado é não vender uma variedade de tipos de produtos. O ideal é que, no início, você coloque foco em apenas uma categoria e, dentro dela, procure se diversificar. Caso venda roupas, por exemplo, pode vender roupas femininas, infantis e masculinas. Assim, fica mais fácil acertar no mix do que se você vendesse bolsas, acessórios, sapatos e roupas.

As dicas para uma loja virtual de sucesso

Conheça importantes dicas para ter uma loja online de sucesso:

Invista em Marketing Digital e SEO

O propósito do Marketing Digital é promover ações para que os clientes consigam chegar até a sua loja online e para que não saiam sem ter adquirido alguma mercadoria ou serviço.

É importante deixar claro que o marketing de um e-commerce vai passar por três essenciais etapas: aquisição, conversão e retenção. Adquirir um novo cliente significa levá-lo até a loja, gerando tráfego no comércio eletrônico. Para que isso aconteça, é importante investir em mídias, estratégias sociais e SEO — mecanismo de otimização de buscas, que tem o propósito de levar o cliente até o site de forma orgânica.

Já para fazer a conversão, é preciso pesquisar o público-alvo e compreender o seu comportamento ao buscar e adquirir um produto ou serviço. Dessa forma, consegue-se fazer um melhor investimento e uma melhor indexação dos termos mais importantes em aquisição de tráfego e produção de conteúdo específico (o famoso Inbound Marketing).

E, por fim, a retenção que vai se ocupar em manter os clientes ativos dentro da loja online, realizando novas compras.

Conte com uma boa equipe

Para ter uma loja virtual, o comerciante vai precisar ter conhecimentos ou, então, contratar profissionais especializados em determinados setores, como análise de dados, atendimento, finanças, design, gestão, marketing e vendas, logística e estoques e tecnologia da informação.

Esse é um gasto que pode variar muito conforme as habilidades do lojista, o ramo de atuação e o tamanho da empresa.

Escolha um layout adequado

layout é a parte visual do seu e-commerce. Ele vai definir a sua identidade e deve ser escolhido com muito cuidado. Caso você opte por modelos prontos e sem fazer customização, por exemplo, isso pode levar a sua loja virtual a ser parecida com várias outras, perdendo um pouco da sua identidade.

O ideal, portanto, é preferir opções que possam sofrer mudanças para que se faça uma adaptação à sua realidade.

Escolha uma boa plataforma

Escolher a melhor plataforma de e-commerce é um passo indispensável para se ter sucesso nas vendas online, principalmente em operações mais robustas.

Diferentemente do que acontece com as pequenas iniciativas, as quais podem iniciar a comercialização de mercadorias contando apenas com um site ou, até mesmo, diretamente em um marketplace, as lojas online de maior porte exigem um complexo sistema por trás.

É esse sistema que vai ficar responsável pelo gerenciamento de pedidos dos clientes, pela integração com as principais aplicações necessárias para o bom funcionamento do e-commerce e pela atualização automática do controle de estoque. Por isso, contando com uma plataforma de qualidade, é possível automatizar o processo ao máximo, evitando falhas e aumentando a satisfação dos compradores.

Dessa maneira, uma das maiores falhas de vários comerciantes é buscar economia a todo custo no momento de escolher o sistema pelo qual vai viabilizar o seu comércio online. O resultado, geralmente, é bem desastroso: ausência de responsividade, site lento e sem otimização de SEO, falhas e problemas durante as transações, quedas durante períodos de picos de acessos etc.

Faça a sua primeira venda

Não se pode deixar de falar sobre a primeira venda do seu e-commerce. Esse é apenas o início do seu trabalho, uma vez que, após a confirmação do pagamento pelo cliente, é preciso dar o start na logística para assegurar uma entrega de qualidade.

Então, faça o registro da venda, movimente o seu fluxo de caixa, dê baixa no estoque, dê andamento aos processos administrativos e, claro, não se esqueça de emitir a nota fiscal.

É imprescindível que você acompanhe os resultados, que reveja as suas estratégias e que se mantenha sempre atualizado. Afinal, o mercado está em constante mudança e só se supera aquele comerciante que está antenado a essas mudanças.

Agora que você já sabe como abrir uma loja virtual, não perca mais tempo e coloque em prática todos os seus aprendizados. Não deixe de aproveitar o comércio eletrônico, pois o cenário é extremamente favorável no país, como você pode constatar nos dados que apontamos aqui. Tire o seu projeto do papel e invista em um e-commerce.

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos um guia prático sobre o assunto. Baixe o e-book com o passo a passo de como montar uma loja virtual de sucesso!

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