Início Gestão Você sabe qual é o papel de uma consultoria de e-commerce?

Você sabe qual é o papel de uma consultoria de e-commerce?

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Para ter sucesso nos resultados de uma loja virtual não basta apenas colocá-la no ar e inserir os produtos a serem vendidos. É necessário ter boas estratégias de vendas, além de conhecimentos mais particulares, desde o início, para conseguir se sobressair diante da concorrência. É aí que entra a consultoria de e-commerce, com uma equipe de profissionais encarregados a prestar a melhor orientação para alavancar os resultados do seu negócio.

Se você tem dúvidas da eficiência desse tipo de trabalho, basta fazer uma relação com o papel do Sebrae para micro e pequenas empresas. Lá existem profissionais gabaritados prontos para dar suporte em qualquer questão que seja da área.

No entanto, a diferença é que aqui a relação é mais próxima, pois o consultor tem mais conhecimentos dos detalhes de cada negócio.

Entenda melhor a função dessa especialidade para loja virtual!


O papel de uma consultoria de e-commerce

Todo empreendimento, principalmente no início, gera dúvidas: sobre a estratégia que pode dar mais certo, que tipo de serviço agradará mais, o quanto a marca vai ser reconhecida, como tomar a melhor decisão, etc. Um e-commerce não é diferente.  

Para suprir todas as incertezas e tentar agir do modo mais eficiente desde o começo, a consultoria de e-commerce entra em ação. Ela auxiliará em diversas fases do empreendimento, a fim de que as vendas aconteçam de maneira mais efetiva. Assim, passará pelo planejamento, implantação, gestão, diagnóstico, o que torna todas as decisões ainda mais confiáveis.

Além disso, a consultoria terá condições de responder àqueles questionamentos de um lojista, como: “de que forma posso atrair mais clientes?”, “como posso ultrapassar minha concorrência?”, “qual a melhor maneira de divulgar meu e-commerce?”, “como aumentar as vendas?”.

É importante ressaltar que o recomendado é que ela seja prestada por um profissional especializado, mas que não faça parte da equipe interna dos gestores e funcionários. Isso porque o consultor, por ter uma visão e posição neutras, terá condições de dar as melhores instruções, sem se envolver com questões internas da empresa.

A consultoria na prática e suas vantagens

A internet disponibiliza um mundo de informações, com dicas e técnicas que podem ser implementadas por um comerciante. Ainda que seja possível encontrar referências confiáveis e relevantes, elas são apenas teorias.

Isso não quer dizer que um gestor não deva ir atrás de conhecimentos relativos à sua atuação. Todavia, além de conseguir entender bem uma orientação, é preciso saber como colocá-la em prática.

É que cada ambiente, cada loja, cada nicho, cada objetivo exige ações peculiares. Uma equipe de consultoria não tem apenas a teoria na ponta da língua, mas também tem a excelência e o know-how de saber que caminho tomar — e qual evitar — para ver algo acontecer.

Com ela, o gestor poderá contar com as seguintes vantagens:

Ter conhecimentos mais fidedignos dos seus clientes

Imprescindível para tomar qualquer tipo de decisão em um comércio é conhecer muito bem quem são seus consumidores. Não basta apenas ter pequenas noções de idade e localização geográfica. O máximo de detalhes possível que possam ser extraídos para construir um perfil tornará o caminho mais promissor.

Contar com uma análise eficiente do ambiente

A concorrência existe e aumenta a cada momento. Saber em que ambiente o e-commerce se encontra, quem são seus concorrentes mais diretos, quais suas ameaças, onde estão as oportunidades e em que pontos ocorrem os gargalos é fundamental para saber qual melhoria buscar.

Dispor de orientações para um atendimento de qualidade

O bom atendimento é essencial para aumentar a conversão. Clientes decepcionados tendem a fazer reclamações na internet, contaminando negativamente outros futuros compradores. Da mesma forma, aqueles encantados arrastam novos admiradores. Além disso, a satisfação é primordial para a fidelização.

Saber a melhor maneira de cadastrar seus produtos

É bem comum não saber exatamente que tipo de descrição colocar em cada item, qual a melhor palavra-chave, como usar o SEO corretamente. Até porque, dependendo da forma como o lojista faz esse cadastro, ele corre o risco de plagiar concorrentes ou cair em conteúdo duplicado, o que prejudica a posição da marca no ranqueamento.

Entender as melhores formas de pagamento

Para atrair mais consumidores e conquistar confiança é importante saber como oferecer meios de pagamento que possam agradar. Mas não só isso. É importante que a forma escolhida dê proteção aos dados do comprador e assegure o comerciante contra fraudes. A escolha equivocada pode levar a baixar os lucros.

Ter boas estratégias

Quem melhor do que uma equipe especialista, com notáveis conhecimentos e habilidades práticas para dizer que tipo de estratégia tomar em cada momento? Boas técnicas não vêm apenas de ótimos livros e artigos, mas, sobretudo, da perícia em conseguir visualizar, com antecedência, o que pode ser mais eficiente em cada caso específico.

Contar com análise de resultados

Apenas analisando os resultados obtidos é que é possível dizer se algo está realmente dando certo. E, muitas vezes, isso não está explícito em termos financeiros, sendo necessário ter uma visão mais ampla de todos os aspectos do comércio. Uma consultoria de e-commerce tem a capacidade de ter esse olhar mais global.

As vantagens de ter plataforma de e-commerce com consultoria

Algumas plataformas apresentam equipes preparadas para auxiliar os seus clientes a partir de sua vivência no e-commerce. A partir do conhecimento de diversas operações pelo Brasil, esses especialistas sugerem boas práticas para a gestão do negócio, além de auxiliar na identificação de possíveis problemas.

É o caso da Tray Corp, que conta com uma equipe de Inteligência de Vendas especializada em ajudar o gestor a potencializar os resultados do seu negócio. Esse serviço é oferecido no plano mais completo e um dos seus diferenciais é atuar de forma ativa, pois os próprios especialistas vão atrás dos responsáveis pela loja e marcam reuniões online — pelo Skype ou Google Hangouts —, a fim de conversar e orientar sobre estratégias, dicas, passos e análises.

Ao agir buscando melhorias no site, a equipe aborda pilares como os seguintes.

SEO

Otimizar todo o conteúdo da loja, com as keywords mais estratégicas, evitando duplicidades e plágio fará com que o site suba algumas posições no ranking. Isso não é feito apenas uma vez. Às vezes são necessárias otimizações constantes.

Mídias

Aumentar as visitas do site é o que você quer? Por meio de ações como campanhas de produtos, retargeting, trabalho da percepção de marca, parcerias com redes de afiliados, estratégias com portais e blogs é possível multiplicar a conversão.

Redes sociais

Manter uma relação saudável com o público é básico nos dias de hoje. As pessoas não querem apenas comprar, mas querem sentir que fazem a diferença para a marca. Saber fazer isso bem gera afinidade e fidelização. É importante ter profissionalismo para saber o que é certo e errado nessa questão.

Criação  

Aqui envolve todo o layout e como ele impacta os visitantes da loja virtual. Por meio dele, os consumidores têm sensações que podem ser agradáveis ou repulsivas. Também entra nessa parte a identidade visual da marca, pois ele transmitirá um padrão de comunicação, gerando autoridade, segurança e credibilidade.

Gestão

Ter objetivos e saber que caminho seguir é fundamental. O lojista precisa conhecer e utilizar as funcionalidades da plataforma a seu favor, usufruindo o máximo possível dos benefícios para atingir um resultado mais efetivo.

Assim, contar com uma consultoria de e-commerce pode fazer toda a diferença nas conquistas alcançadas, no retorno do investimento, na rapidez do sucesso e na manutenção dos bons resultados obtidos.

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