Confira dicas de contabilidade para o seu e-commerce! - Tray Corp

Contabilidade para e-commerce: 4 dicas que você precisa conhecer!

Separamos este artigo que mostra como a contabilidade para e-commerce deve ser feita. Confira!

A contabilidade para e-commerce é fundamental para o sucesso do seu negócio. Acesse este artigo e saiba como aplicá-la.

Empreender, mesmo de forma digital, demanda muitos processos burocráticos para manter a sua empresa regularizada. De nada adianta abrir um negócio e não seguir à risca as exigências fiscais e tributárias nem manter qualquer outro tipo de compromisso em dia. O setor financeiro de uma empresa diz muito a respeito do futuro dela: será um sucesso ou não? A contabilidade para e-commerce se faz indispensável nesse momento.

Como está a sua? Você conta com um planejamento contábil eficiente? Sabe quais são as principais medidas que podem impactar o seu negócio, tanto de maneira positiva quanto negativa?

Se você não tem as respostas para essas perguntas, não se preocupe, porque estamos aqui para ajudá-lo. Continue a leitura deste artigo até o final e entenda a importância da contabilidade para e-commerce e como colocá-la em prática!


Por que é importante estar atento à contabilidade no e-commerce?

A contabilidade é indispensável no e-commerce. Isso porque por meio dela é possível cumprir os requisitos legais e ter acesso a informações importantes a respeito da saúde financeira do seu negócio. Em suma, podemos afirmar que ela:

  • auxilia na regularização do e-commercemesmo que a sua empresa seja online, ela precisa ter toda a documentação necessária para ter seu CNPJ e emitir notas fiscais. A contabilidade certificará se a documentação está em ordem para que o seu negócio possa atuar de maneira legal;
  • otimiza as rotinas fiscais e trabalhistasesses processos tendem a ser burocráticos e, por isso, exigem muita atenção. A contabilidade é responsável por recolher os tributos de marketplace e outros relacionados ao seu negócio, principalmente os que se referem às obrigações trabalhistas;
  • permite a elaboração de um planejamento tributário eficientedessa forma, é possível reduzir a carga tributária de modo legal, sem gerar problemas com o fisco.

Como fazer um planejamento contábil eficiente?

Após entender por que a contabilidade para e-commerce é tão importante, chegou a hora de aprender a colocá-la em prática. Confira as principais dicas que separamos para você fazer um planejamento contábil impecável no seu e-commerce!

1. Analisar a saúde financeira do e-commerce

Com a análise da situação financeira do seu e-commerce, será possível ter em mãos dados relevantes e de qualidade a respeito do seu negócio. Nesse sentido, é importante manter organizados os registros referentes às notas fiscais, boletos registrados, despesas fixas, gestão de fornecedores, ordens de compra, etc.

Assim, você consegue entender quais são as mercadorias que têm mais procura, conforme a categoria de produtos, se há problemas no fluxo de caixa, se existe a possibilidade de realizar novos investimentos, entre outras questões importantes que fazem parte da contabilidade no e-commerce.

Com esses dados, será possível identificar se existem tributos que não estão sendo pagos, se as notas fiscais estão sendo geradas corretamente, etc.

2. Fazer um planejamento do pagamento de tributos

Embora o seu e-commerce ainda seja pequeno, você precisa fazer um planejamento do pagamento dos tributos. A ausência dele é um dos principais responsáveis pelo fechamento de empresas. Isso porque acarreta inúmeros problemas que vão muito além do pagamento de juros e multas.

O atraso nos tributos pode implicar processos judiciais, penhora de bens e até mesmo a falência de uma empresa. Sem contar as obrigações trabalhistas que conseguem agravar a situação e, ainda, fazer com que o seu e-commerce perca talentos para a concorrência.

Um planejamento do pagamento de tributos evitará todos esses problemas. Além disso, a contabilidade poderá analisar qual é o regime tributário mais indicado para o seu e-commerce, a fim de reduzir a carga de impostos.

3. Manter as configurações de taxas atualizadas

Muitas taxas e alíquotas diferentes podem ser cobradas do seu e-commerce, principalmente se ele está disponível para todo o Brasil e outros países. O ICMS, por exemplo, é gerado no estado de origem do seu cliente. Nesse sentido, as taxas podem alterar de acordo com o local que o pedido foi feito pelo consumidor.

Levando isso em consideração, podemos afirmar que a contabilidade do seu e-commerce precisa manter as taxas atualizadas para não recolher os impostos de maneira errônea. O mesmo vale para potenciais taxas de exportação e fretes. Esses são detalhes importantes que um profissional deve ficar atento para evitar o pagamento de multas e juros desnecessários.

4. Automatizar os processos

A automatização dos processos é fundamental para garantir a eficiência da contabilidade para e-commerce. Isso porque, como dito, os processos são muito burocráticos e exigem o máximo de atenção possível, principalmente em relação ao cálculo dos impostos. Tudo isso torna os processos demorados, o que impacta diretamente a produtividade da sua equipe.

Com a automatização, você terá acesso instantâneo aos dados, como itens em estoque, vendas e cobranças, possibilitando que um controle mais eficaz seja realizado. Assim, será possível identificar se os impostos estão sendo pagos adequadamente. Caso surja algum gargalo, ele poderá ser identificado rapidamente, e você terá a solução antes mesmo que os problemas apareçam.

Como essas medidas impactam os resultados do negócio?

Algumas medidas garantem que o e-commerce mantenha suas obrigações fiscais em dia, a fim de contribuir para o crescimento da empresa. Conheça as principais delas:

  • ter uma visão geral do negócio: é importante que você analise constantemente os dados financeiros do seu e-commerce, como despesas, fluxo de caixa e lucros obtidos. Dessa forma, é possível projetar com mais segurança os lucros e custos do próximo mês;
  • manter as despesas mensais organizadas: não são apenas os tributos que um e-commerce precisa pagar todos os meses. Outras despesas relacionadas ao pagamento de fornecedores, colaboradores, aluguel, etc. também devem estar organizadas para evitar o acúmulo de dívidas.

Manter a contabilidade para e-commerce atualizada é indispensável para o sucesso do seu negócio. Esse setor trabalha com muitos dados sensíveis e importantes que merecem uma atenção especial todos os dias. Nesse sentido, é importante frisar a necessidade de contar com ajuda especializada na área, uma vez que tal ramo exige o conhecimento de leis específicas para a execução acertada dos processos.

Ao seguir as dicas apresentadas neste artigo, você conseguirá ter uma contabilidade melhor apurada e mais precisa no seu e-commerce, impedindo transtornos com eventuais dívidas e problemas com o fisco.

cta-migracaoPowered by Rock Convert
Solicite uma proposta