Como criar uma loja virtual Wordpress? - Tray Corp

Vale a pena criar uma loja virtual WordPress? Entenda aqui!

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Existem, no mercado, inúmeras opções para a criação de um e-commerce. Nesse sentido, é fundamental escolher a ferramenta que melhor se encaixa nas necessidades do negócio. Além disso, é importante analisar qual solução terá um melhor custo/benefício.

Neste artigo, você entenderá por que criar loja virtual WordPress nem sempre é vantajoso. Além disso, conhecerá a plataforma SaaS, uma solução robusta, que visa dar suporte para lojas virtuais de grande porte e já consolidadas no mercado.

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O que é uma loja virtual WordPress?

Em poucas palavras, o sistema WordPress é responsável pelo gerenciamento dos conteúdos publicados na web. A proposta inicial era oferecer esse serviço para blogs. Com o passar do tempo, no entanto, o uso do WordPress foi estendido para sites e lojas virtuais.

Entre as principais características desse gerenciador, está o custo baixo, se comparado com outras soluções do mercado. Também é válido citar a quantidade de extensões, ou plugins, que podem ser incorporadas a uma loja virtual, dando mais funcionalidades ao site.

O que é o WooCommerce?

Consiste em um dos plugins do WordPress mais usado na criação de um comércio eletrônico. Entre as muitas funcionalidades do WooCommerce, que é gratuito, é possível destacar:

  • cadastro de produtos, assim como possibilidade de inserir informações, editar, remover, destacar e duplicar;
  • com o WooCommerce, é possível dar zoom nos produtos, no intuito de melhorar a experiência dos clientes;
  • múltiplas formas de pagamento;
  • ativação de desconto;
  • monitoramento da jornada do produto, desde a saída do estoque até a chegada ao domicílio do cliente;
  • integração com a loja virtual do Facebook;
  • emissão de relatórios para o acompanhamento das estatísticas de vendas do e-commerce.

Por que criar uma loja virtual WordPress não é vantajoso para operações mais complexas?

Confira, nas subseções abaixo, as principais desvantagens de utilização do WordPress em uma loja virtual, principalmente se o negócio já tem um certo grau de complexidade em suas operações.

Vulnerabilidade

Com o aumento na quantidade de e-commerces na rede, a preocupação com a segurança dos dados dos clientes e do próprio negócio deve ser constante. Como a loja virtual do WordPress é open source — ou seja, apresenta código aberto —, se ocorrer algum problema, como invasão ou extravio de dados, não haverá o suporte necessário para solucioná-lo.

Para que se compreenda melhor, os códigos em um sistema open source são abertos; ou seja, tanto pessoas de boa índole quanto indivíduos mal-intencionados têm acesso e podem adicionar novas funcionalidades. Na prática, isso significa que existem, neste exato momento, desenvolvedores criando códigos maliciosos que, no futuro, podem causar ataques cibernéticos.

Custos

Para mitigar os riscos mencionados na subseção anterior, seria preciso contratar uma equipe de TI especializada. Isso, obviamente, representa um aumento considerável de custos com a loja virtual WordPress. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, soluções open source não são 100% gratuitas.

Os custos englobam manutenção da loja virtual, assim como integração e customização. As despesas relacionadas com o WordPress também aumentam, à medida que plugins e módulos adicionais não são disponibilizados na versão gratuita.

Por que uma plataforma SaaS é a melhor opção?

SaaS significa Software as a Service, ou, em português, software como um serviço. Consiste basicamente em um sistema completo e robusto para lojas virtuais. O serviço pode ser contratado por meio de assinatura mensal, semestral ou anual. Diferente do WordPress, é uma solução mais apropriada para operações complexas em um e-commerce.

O SaaS é uma solução armazenada em nuvem, evitando que os dados fiquem localmente na máquina do lojista, dando mais segurança aos processos envolvidos. Entre os fatores que influenciam no valor do aluguel de um SaaS, estão as funcionalidades do sistema, a assistência e, por fim, a reputação de mercado da empresa contratada.

Quais são as vantagens do uso de um SaaS em e-commerce?

Ao visitar uma loja virtual, todo cliente espera ter uma boa experiência. Isso consiste em fatores como o carregamento rápido das páginas e a facilidade de navegação dentro da plataforma. Logo, usando um SaaS, as chances de o consumidor comprar de forma recorrente aumentam.

Além disso, toda a jornada da mercadoria é rastreada. Em outras palavras, o produto é monitorado — desde a separação no estoque e expedição — até o percurso traçado antes de chegar ao domicílio do cliente. Se o comprador puder acompanhar toda essa trajetória, maior será a confiança dele na empresa.

Além da experiência dos usuários, outras vantagens de um SaaS compreendem:

  • suporte especializado;
  • atualizações constantes e automáticas, o que contribui para elevar o nível de segurança da aplicação;
  • servidor escalável, de modo a manter a disponibilidade da loja virtual;
  • integração com softwares ERP e CRM;
  • otimização, levando em conta os mecanismos de busca;
  • layout facilmente customizável, contribuindo para diferenciar o negócio online dos demais concorrentes.

Como foi visto, criar loja virtual no WordPress não é aconselhável para negócios complexos. Entre as muitas opções disponíveis, é importante considerar o SaaS, uma vez que essa solução oferece uma série de benefícios. Na hora de decidir qual plataforma usar, é indispensável levar em consideração o custo/benefício, uma vez que, ao contrário do que muitos pensam, soluções open source podem ter custos proibitivos na prática.

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