Datas promocionais: estratégia no marketplace - Tray Corp

Datas promocionais no e-commerce: como acertar na estratégia de marketplace?

As datas promocionais costumam causar um grande aumento de vendas, devido às comemorações e promoções que costumam existir na época. No entanto, quando falamos em varejo, nenhum lucro cai do céu. Então, o varejista precisa ter planejamento e estratégias de comercialização para a marca conseguir se sobressair diante da concorrência.

Neste artigo, reunimos algumas dicas imperdíveis para sua loja ter mais sucesso nessas comemorações ao usar o marketplace. Confira!


As principais datas promocionais

Os marketplaces são ótimos canais de vendas, pela capacidade de alcance que têm, podendo impulsionar ainda mais o consumo nas datas comemorativas. Assim, utilizá-los de forma integrada ao e-commerce é uma boa maneira de alavancar ainda mais as saídas de produtos.

A autoridade no mercado que esses canais têm passa mais confiança ao consumidor. Além disso, em caso de marcas que ainda não se estabeleceram, eles podem ser uma forma estratégica de torná-las mais conhecidas.

Antes de tudo, é legal realizar uma pesquisa das datas comemorativas existentes para analisar a possibilidade de adequá-las à realidade da loja online. Nem toda comemoração caberá a qualquer tipo de comércio. Páscoa, por exemplo, tende a dar mais saída em estabelecimentos que comercializam chocolates.

Mas, dependendo do serviço oferecido e da criatividade no marketing, é possível fazer adaptações e conseguir bons resultados. Assim, tudo dependerá de planejamentos e das estratégias aplicadas. Em vendas online, as seguintes comemorações podem trazer boas vendas:

  • Carnaval: varia a época todo ano, sendo necessário consultar sempre o calendário;
  • Dia Internacional da Mulher: sempre cai no dia 8 de março;
  • Dia do Consumidor: dia 15 de março;
  • Páscoa: assim como o Carnaval, também varia o dia;
  • Dia do Livro: existem duas datas, a internacional é dia 23 de abril, a nacional é 29 de outubro;
  • Dia do Frete Grátis: final de abril, definida anualmente;
  • Dia das Mães: no segundo domingo do mês de maio;
  • Dia do Orgulho Nerd: comemorado em 25 de maio;
  • Dia dos Namorados: dia 12 de junho;
  • Dia Mundial do Rock: dia 13 de julho;
  • Dia Mundial da Amizade: dia 20 de julho;
  • Dia dos Pais: no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto;
  • Dia do Sexo: dia 6 de setembro;
  • Dia das Crianças: dia 12 de outubro;
  • Dia dos Professores: dia 15 de outubro;
  • Halloween: dia 31 de outubro;
  • Black Friday: o dia varia, pois é comemorado na sexta-feira após o feriado norte-americano de Ação de Graças, que acontece sempre na quarta quinta-feira de novembro;
  • Cyber Monday: sempre cai na segunda-feira após a Black Friday;
  • Natal: dia 25 de dezembro;
  • aniversário do marketplace: o dia vai variar dependendo da loja. Americanas, Pontofrio, Submarino, cada uma tem um dia específico.

Dicas para aumentar as vendas com o marketing sazonal no marketplace

Depois de decidida a data promocional, é o momento de partir para a preparação e execução do plano.

Conheça o planejamento do marketplace

Cada canal de venda tem regras específicas de anúncios e de utilização do ambiente. Como esses espaços costumam fazer a análise de fraudes e ficam responsáveis pelas entregas dos produtos aos clientes, precisam se precaver de riscos para eles próprios. Dessa maneira, é importante consultar as normas estabelecidas em cada um desses lugares.

Negocie com os fornecedores

Tente preços mais competitivos. Como a liquidez das mercadorias costuma ser alta, é provável que o varejista precise adquirir um número maior de produtos. Ao negociar as aquisições com os fornecedores, faça-os perceber que também podem sair ganhando nessa transação. É a famosa relação ganha-ganha, na qual os dois estabelecem qual o tipo de negócio mais vantajoso para ambos.

Planeje com antecedência os contratos de transportadoras

Da mesma forma que é importante negociar antes com os fornecedores, planejar-se com as transportadoras é uma questão vital. Isso porque uma das maiores queixas nessas datas promocionais no Reclame Aqui é com relação à enorme demora nas entregas. Assim, contar com a sorte pode ser um tanto arriscado, aumentando as chances de ver o e-commerce sendo citado com feedbacks ruins e ter sua imagem prejudicada.

Saiba que, ao mesmo tempo em que as vendas aumentam, cresce também o número de entregas que precisarão ser feitas. As transportadoras também saem ganhando quando precisam realizar muitas entregas. Faça contratos, de forma antecipada, e evite os imprevistos.

Invista em banners ou anúncios

Uma das melhores estratégias de marketing digital é contar com banners ou anúncios para divulgar as mercadorias em promoção. Utilize designs customizados para a data comemorativa, o que ajuda a chamar ainda mais a atenção. Também use copywriting e bons CTAs, com o intuito de incentivar as pessoas a adquirir os produtos.

Saiba as palavras-chave estratégicas

Quando as pessoas procuram por produtos específicos, digitam palavras e frases referentes a eles em buscadores como o Google ou até dentro dos próprios marketplaces. Para que as mercadorias sejam encontradas, elas precisam estar otimizadas com as melhores keywords.

Realize pesquisas em ferramentas como o Google Adwords, o Google Trends e o Ubersuggest para encontrar a palavra-chave mais cabível ao item. Em caso de dúvidas, faça consultorias com alguém da área de marketing para entender o que mais cabe em sua estratégia.

Monitore os concorrentes no marketplace

Apesar de o marketplace ser um ótimo canal para vendas e até aumento da conversão para o e-commerce, ele conta com centenas de lojistas cadastrados, o que pode ser ruim se o comerciante não souber utilizar boas estratégias para barrar a concorrência.

Nesse ambiente competitivo, uma das orientações é realizar um benchmarking, ou seja, verificar como os concorrentes estão agindo e inserir táticas adaptadas na marca. Monitore como estão os preços deles, para que os seus não fiquem muito mais altos.

Saiba que muitas pessoas costumam utilizar sites de comparação antes da compra, como o Buscapé e o Zoom, para analisar o local com valores mais vantajosos. Por ser uma data sazonal, pode valer a pena colocar preços mais baixos.

Cadastre corretamente os produtos

Indo na mesma direção da orientação sobre as palavras-chave, é fundamental categorizar os itens nos locais específicos. Isso possibilita que sejam encontrados de forma mais fácil pelo consumidor.

É interessante, também, fazer uma análise mais específica dos itens mais competitivos, com tendência a ter maior liquidez em cada data. Isso vai garantir resultados mais satisfatórios.

Encante o cliente

O relacionamento do cliente com a marca deve se estender para após as vendas. Aproveite a oportunidade de ter alcançado um bom número de consumidores com as vendas sazonais e, alguns dias depois das aquisições, entre em contato com eles.

O e-mail marketing costuma ser uma boa opção, pois pode ser que alguns ainda não conheçam sua loja. Assim, apresente-se, convide-o para interagir mais no seu e-commerce e pergunte o que acharam da compra. Dessa forma, seu e-commerce não só aumenta as vendas num dia específico, como também amplia a conversão nos demais dias.

Datas promocionais são oportunidades de o varejista conseguir crescer o lucro do comércio e melhorar a autoridade da marca. Contudo, para isso, é necessário adquirir boas estratégias.


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