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Desconto progressivo: use para aumentar o ticket médio

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Se você é gestor de um e-commerce, já deve ter percebido que o seu negócio demanda, cada vez mais, soluções criativas e eficazes para superar os desafios do comércio online e atingir o crescimento.

Esse novo cenário está sendo impulsionado, principalmente, pelo aumento da competitividade no mercado e do nível de exigência do consumidor. Afinal, os clientes têm procurado por diferenciais na hora de comprar.

Caso seu objetivo seja ampliar o faturamento e o tráfego da sua loja, cortar custos de maneira inteligente e evoluir seu comércio online, nós temos uma dica valiosa: adote um programa de desconto progressivo.

Quer saber como? Então, fique atento e não perca nenhum detalhe! Neste artigo, você conhecerá essa estratégia de venda, suas vantagens e como montar uma proposta de desconto progressivo com maestria.


O que é o desconto progressivo?

Essa é uma estratégia de venda que estimula o cliente a adquirir mais produtos para ganhar descontos. A lógica é, basicamente: quanto mais uma pessoa comprar, maior será o desconto que ela receberá.

A estratégia é bem dinâmica e você pode adaptá-la de acordo com os propósitos da sua empresa. Confira abaixo alguns exemplos.

Descontos na compra de um mesmo produto

Nessa modalidade, o cliente ganha descontos progressivos ao comprar uma maior quantidade de um mesmo produto:

  • 1 unidade: R$ 100,00;
  • 2 unidades: R$ 95,00 cada;
  • 3 unidades: R$ 90,00 cada.

Descontos na compra de produtos de categorias diferentes

Aqui, o cliente pode comprar diferentes produtos e ainda se beneficiar de um preço melhor:

  • 3 produtos: 5% de desconto;
  • 5 produtos: 10% de desconto;
  • acima de 5 produtos: 15% de desconto.

Sistema de pontuação cumulativa

Outra variante do desconto progressivo é o acúmulo de pontos, que podem ser convertidos em cupons para compras futuras.

Exemplo: a cada R$ 100,00 em compras, o cliente ganhará 1.000 pontos. Quando ele juntar 5.000 pontos, eles poderão ser convertidos em 15% de desconto na próxima transação.

Quais são suas vantagens?

Aumento do ticket médio

O termo ticket médio se refere ao valor médio gasto por clientes nas compras feitas em sua loja. O cálculo é simples: basta dividir o montante das vendas pelo número de pessoas que as realizou.

O seu aumento é uma das grandes vantagens em adotar o desconto progressivo. Como já abordamos, essa forma de promoção é um incentivo para que os consumidores comprem mais na sua loja. Desse modo, o valor gasto por cliente aumenta e, consequentemente, o ticket médio.

Captação e fidelização de clientes

Com adoção desse mecanismo de incentivo, ao mesmo tempo que garante benefícios para que os clientes continuem comprando na sua loja, você ainda aumenta os atrativos para captar novos compradores.

O mais interessante é que a pessoa não precisa, necessariamente, utilizar o desconto progressivo para que a estratégia gere resultados positivos. Ao oferecer condições especiais para o seu cliente, você promove sua marca e aumenta sua presença no mercado.

Vantagem competitiva

Ficar de olho nos concorrentes e tentar oferecer serviços diferenciados faz parte da rotina de gestores que têm grandes players no setor de atuação. E é exatamente nesse contexto que o desconto progressivo fará a diferença.

Pequenos descontos serão um incentivo a mais para que os clientes escolham os seus produtos ou serviços. Além disso, essa ação de venda é, de certa forma, uma oportunidade de melhorar o seu relacionamento com o público.

Maior participação do canal digital nos resultados

Outra vantagem de elaborar um programa de desconto é o desenvolvimento da participação do e-commerce nos resultados do seu negócio. Aumentando o ticket médio, captando mais clientes, fidelizando os existentes e promovendo sua marca frente aos concorrentes, você dará mais um passo em direção ao sucesso no mercado digital.

Tenha em mente que seu programa de desconto só será eficaz se você planejá-lo com base nos seus produtos e suas metas. Portanto, continue a leitura e veja algumas dicas importantes para montar uma boa proposta.

Como montar uma proposta de desconto progressivo?

Calcule a margem dos produtos

Metaforicamente poderíamos dizer que o desconto progressivo é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que a empresa pode vender mais e melhorar o faturamento, o cliente também obtém vantagens ao comprar mais produtos.

Todavia, para que essa estratégia realmente atraia os consumidores e não prejudique a imagem da empresa, você precisará definir com inteligência os descontos oferecidos.

Para isso, calcule a margem de todos os seus produtos e verifique qual é o máximo de desconto que você pode oferecer sem prejudicar os seus ganhos. Essa análise será essencial para montar uma proposta consistente.

Selecione itens que podem ser vendidos em conjunto

Outra dica estratégia para montar seu programa de desconto progressivo é analisar seu mix de produtos para definir quais itens farão parte da sua promoção. Essa análise é importante para garantir que os clientes se interessarão pela sua proposta, pois, dependendo do público-alvo, pode ser mais lucrativo oferecer produtos de determinada categoria em conjunto.

Além de definir os itens que farão parte do desconto, você também deverá pensar nas regras do programa, como o valor mínimo de compra ou, no caso dos pontos cumulativos, se eles têm um prazo de validade para serem utilizados.

Defina os níveis de progressão e as quantidades de produtos

Agora, é a hora de definir os níveis de progressão de desconto, ou seja, qual porcentagem de desconto será conferida a cada número de unidades. Eles precisam ser coerentes e sempre incentivar o consumidor a comprar mais.

Além disso, você precisa estudar os dados de venda da sua plataforma de e-commerce e determinar as quantidades ideais de produto em cada nível. Para fazer essa análise, estabeleça o limite mínimo e o máximo de compra. Se em média, cada cliente compra pelo menos dois itens, você deve conceder descontos a partir da terceira unidade, por exemplo.

Após o levantamento das variáveis citadas — margem dos produtos, quantidades mínimas e máximas de compra, níveis e progressão — você terá todos os elementos para montar sua tabela. Porém, ainda existe um último detalhe para que seu negócio seja bem-sucedido nessa estratégia. Ele será abordado a seguir.

Divulgue as promoções

Suponha que um cliente viu no feed de notícias de uma rede social seu anúncio de um desconto progressivo. Ele não estava precisando da mercadoria da promoção, mas mesmo assim clicou no anúncio, pois o preço era excelente. Ao visitar sua plataforma, ele acabou realizando a compra.

Imagine, agora, o que teria acontecido se você tivesse informado apenas no seu site sobre o desconto. Provavelmente, o cliente não teria ficado sabendo da campanha de marketing da sua loja. Por isso, é essencial que você divulgue seu programa de desconto nos locais que seu público-alvo está presente e implemente estratégias de e-commerce para potencializar seus resultados.

Essa é apenas uma das formas de estimular a conversão e a recorrência no seu e-commerce. As plataformas também apresentam um importante papel nisso, dependendo do sistema escolhido. Para aprofundar mais no assunto, baixe agora o nosso Guia Definitivo de Migração de Sucesso e veja como a Esporte Legal conseguiu excelentes resultados na mudança de plataforma de e-commerce!

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