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Dia do Consumidor 2019: prepare seu e-commerce para essa data

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As datas comemorativas são excelentes oportunidades de conquistar novos consumidores e alavancar as vendas do comércio eletrônico. No primeiro trimestre do ano uma das celebrações que vêm ganhando cada vez mais espaço é o Dia do Consumidor.

Em sua quinta edição oficial no Brasil, a data pretende movimentar o e-commerce e trazer excelentes resultados. Para saber mais sobre como sua loja virtual pode explorar essa possibilidade, continue a leitura!

 

Como surgiu o Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor foi criado pelo presidente norte-americano John Kennedy em 1962, sendo reconhecido oficialmente pela ONU posteriormente. Embora hoje tenha um caráter de promoções e incentivos a compras, tal qual a Black Friday, a data foi concebida inicialmente com o objetivo de celebrar a importância dos direitos do consumidor.

Entre os pontos principais levantados pelo presidente em relação aos clientes, estão:

  • direito à segurança;
  • direito à informação;
  • direito à escolha;
  • direito a ser ouvido.

Esses elementos também estão presentes nas duas principais legislações que resguardam os consumidores no Brasil, a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, também conhecida como Código de Defesa ao Consumidor (CDC), e o Decreto nº 7.962, de 15 de março de 2013, que trata especificamente sobre o comércio eletrônico e que, por isso, ficou conhecido como a Lei do E-commerce.

Oportunidade para aquecer o comércio

No Brasil, a celebração desse dia começou a ganhar espaço a partir de 2014, por meio de uma campanha do site de comparação de preços Buscapé. A partir disso, a popularidade foi aumentando com o tempo, passando a fazer parte do calendário promocional do comércio eletrônico.

Um dos principais chamarizes do evento é movimentar as vendas no primeiro trimestre do ano, que normalmente apresenta baixa em relação a outros períodos, que contam com importantes comemorações como o Dia das Mães, a Black Friday e o Natal.

Muitas lojas promovem a Semana do Consumidor, nas datas próximas ao dia 15, e concentram as maiores promoções na quarta-feira. Por isso, quem deseja aproveitar a ocasião para vender mais deve se preparar desde cedo.

Para ajudar nisso, separamos algumas dicas especiais de como aproveitar o Dia do Consumidor 2019 para alavancar as vendas do seu e-commerce!

1. Seja transparente e honesto

Essa é uma dica importante para o exercício do comércio eletrônico em qualquer época, mas que ganha uma importância ainda maior em uma data que busca celebrar os direitos dos consumidores.

De nada adianta conquistar uma venda usando artifícios e enganando o seu público e depois ter a reputação da sua marca prejudicada. Tal prática ficou muito comum no início da Black Friday no país, o que fez com que ela ficasse conhecida pejorativamente como “black fraude”.

Assim, além de promover descontos reais e não “tudo pela metade do dobro”, é importante conhecer a legislação vigente e estabelecer uma relação de confiança e transparência com seu público. Mesmo que essa possa ser uma alternativa mais cara, é ela quem é capaz de incentivar a fidelização de clientes e o crescimento sustentável da sua loja virtual em longo prazo.

Para isso, é fundamental observar os seguintes pontos:

  • disponibilizar todas as informações de maneira clara, tanto legais, como CNPJ e endereço físico da empresa, quanto relacionadas às compras, como possíveis taxas e valor de frete antes mesmo do fechamento do pedido.
  • oferecer um atendimento humanizado e empático, que busque verdadeiramente responder às dúvidas do consumidor e ajudá-lo a ter melhor experiência possível.
  • garantir o direito de arrependimento, que é previsto por lei até 7 dias após o recebimento do produto pelo cliente. Além de estruturar uma logística reversa de qualidade, é importante deixar todas as informações sobre o processo de maneira clara e inteligível no site. Não veja essa situação como um custo extra, mas como uma oportunidade de encantamento e fidelização.

2. Planeje-se com antecedência

Como toda data que movimenta o e-commerce, o segredo para obter sucesso é o planejamento. Isso porque é necessário se preparar para atender ao aumento da demanda.

Dentro disso, entram negociações com fornecedores, para garantir boas promoções sem comprometer as margens de lucro, e com transportadoras, para que todos os pedidos sejam entregues no prazo.

Além disso, é preciso se certificar que o servidor do seu e-commerce é capaz de suportar o aumento do número de acessos, para não acontecer quedas e instabilidades durante o período.

Por fim, quem deseja sair na frente precisa lançar campanhas promocionais com antecedência que chamem atenção do público e façam com que eles se preparem para os descontos que virão.

3. Faça uma comunicação personalizada

Hotsites customizados, campanhas de newsletters, anúncios em mídias sociais. Essas são apenas algumas das ações comunicacionais que podem ser empreendidas nessa data.

Como o Dia do Consumidor ainda não é tão conhecido como outros eventos comemorativos, é fundamental despertar a atenção dos clientes para essa oportunidade.

Segundo uma pesquisa feita pelo Google, apenas 30% dos entrevistados conheciam a data. No entanto, após serem apresentados a ela, 81% afirmaram que pretendem fazer compras nessa oportunidade.

Seguindo essas dicas, é possível se preparar para o Dia do Consumidor 2019 e obter excelentes resultados em sua loja virtual.

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