Início Gestão 4 dicas que vão te ajudar a negociar melhor para Black Friday

4 dicas que vão te ajudar a negociar melhor para Black Friday

4-dicas-para-black-friday

Em 2017, a Black Friday gerou um faturamento de R$ 2,1 bilhões para o e-commerce – 10,3% em relação ao ano anterior. O crescimento no número de pedidos foi de 14%, de 3,3 milhões para 3,76 milhões, segundo dados da Ebit. Por ser o evento de maior importância no varejo online, a Black Friday merece atenção especial e planejamento antecipado. Por isso, para não errar por falta de planejamento, trouxemos estas dicas para te ajudar desde já a se programar para a data e evitar problemas!

Neste ano a Black Friday no Brasil acontece no dia 23 de novembro e a Cyber Monday no dia 26, marque já a data em seu calendário, e programe-se com pelo menos 3 meses de antecedência preparando as negociações com fornecedores e parceiros:

1 – Negociando com Fornecedores de produtos:

Numa data com grande número de vendas, o que não dá é para perder receita por não ter disponibilidade. O que você precisa fazer é uma pesquisa sobre os produtos mais vendidos e receita gerada por fornecedor. Com estes dados, você poderá sentar com cada um para negociar condições. Nossas principais sugestões para você ficar atento:

a) Estoque encalhado do fornecedor:

Peça uma lista de produtos com grande volume de estoque do seu fornecedor. Tente reservar um percentual das unidades e conseguir um bom desconto com antecedência. Se possível, tente negociar com ele um modelo cross docking. Nesse processo de logística, a empresa não armazena os produtos em seu Centro de Distribuição. Ela espera a venda no site para fazer os pedidos direto ao fornecedor, que envia a encomenda ao lojista para que ele entregue ao cliente final. Para isso, convença seu parceiro de que seu e-commerce tem potencial para vender estes produtos e ofereça-os com excelentes descontos.

b) Valores e Formas de Pagamento:

Quanto maior a antecedência e a quantidade, melhor a chance de uma negociação com seu fornecedor e melhor será o desconto para seu cliente.  Não venda com margem pequena, afinal, você terá outros custos até que a compra chegue ao seu cliente.

c) Produtos Extras (brindes):

Negocie com seu fornecedor para ganhar produtos extras que venham de brinde em determinado volume de compra. Explique que esses produtos serão chamariz para sua Black Friday. Proponha uma troca ao fornecedor, um banner em seu site em troca do brinde na forma de patrocínio, favoreça essa condição ou quem sabe propor espaços especiais para ele em eventos.

2 – Negociando com Empresas de Logística:

Faça uma pesquisa sobre os gastos de logística e quantidade de vendas no período da Black Friday do ano anterior. Estude os estados com maior número de vendas, os produtos mais vendidos e tudo sobre a data. Só depois disso, tente alinhar com a empresa que presta serviço de logística uma condição interessante.

É provável que você tenha que absorver algum custo em relação ao frete no seu orçamento final. Faça o planejamento com antecedência para garantir que as entregas não atrasem!

3 – Negociando com Agência de Marketing Digital:

Neste período é importante chamar sua agência para uma conversa e deixar reuniões pré-agendadas. É fundamental um planejamento antecipado sobre a Black Friday que contenha oportunidades de mídia para esse evento, estimativa de quantidade de visitas, verba investida e ROI (retorno sobre investimento).

A campanha publicitária para a data é muito importante. Solicite que a agência desenvolva todas as peças de comunicação que ficarão no seu site e como funcionará a estratégia da campanha, para que você possa se preocupar com o dia a dia do e-commerce.

4 – Negociando com Equipe de funcionários:

É fundamental chamar o RH para uma conversa e saber quais os procedimentos corretos de jornada de trabalho, remuneração, horas extras, bancos de horas e convenções de trabalho.

Tendo respaldo legal, considere qual equipe é necessária para este evento e com quais colaboradores você poderá contar  em tarefas como: ajudar eventualmente no atendimento ao SAC, produzir conteúdos nas redes sociais, monitoramento dos acessos ao seu site e o que mais for necessário. Evite perder vendas por falta de atendimento rápido e eficiente, é melhor estar preparado para os horários de pico, independente do canal que você disponibilizar ao cliente.

Há uma tendência muito forte de compras na quinta-feira que antecede a Black Friday, dentro do horário das 18h às 21h. Fique ligado!