Início Estratégias de Marketing Como divulgar minha loja virtual no Facebook? Entenda aqui!

Como divulgar minha loja virtual no Facebook? Entenda aqui!

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É comum que muitos lojistas se perguntem quando começam a investir nas vendas pela internet: “como divulgar minha loja virtual no Facebook?”. Afinal, as redes sociais são ótimos meios para uma marca atingir determinado público.

O Facebook, apesar de estar há tanto tempo no ar, continua sendo uma das plataformas mais usadas por brasileiros. Segundo uma pesquisa recente do Statista, nosso país é o quarto do mundo com maior quantidade de pessoas logadas, o que significa que a oportunidade de alcançar os consumidores certos nessa rede é alta. No entanto, para que se tenha sucesso, é preciso traçar estratégias adequadas.

Continue a leitura e saiba como trabalhar a divulgação do seu e-commerce nessa plataforma.

 

Invista no Facebook Ads

Apesar de pagos, os anúncios do Facebook Ads são uma das melhores opções quando pensamos em divulgar um e-commerce na rede social. Isso porque, a partir deles, é possível definir o público exato a ser alcançado pelas propagandas. Assim, a efetividade e o retorno do investimento costumam ser maiores.

Portanto, separe boas imagens e pense em um texto cativante, capaz de fazer com que as pessoas cliquem nos anúncios. Lembre-se de colocar um link direcionado à sua loja, já que isso colabora para o aumento do tráfego e incentiva os visitantes a conhecerem outros produtos. Uma dica é tentar não exagerar nos anúncios, a fim de não se tornar cansativo — para tanto, criar mais de uma opção de post patrocinado pode ser uma boa solução.

Poste conteúdos relevantes

Mostrar os produtos disponíveis ou as novidades que chegaram é fundamental para que todos conheçam melhor as mercadorias da loja. No entanto, não é recomendado focar apenas em propagandas do tipo.

O ideal é oferecer algo relevante, para que os visitantes percebam a importância na marca. Divulgar no Facebook os conteúdos publicados no blog é uma boa ideia para construir autoridade na área e fazer com que percebam um valor a mais na empresa. 

Se o seu e-commerce vende cosméticos, por exemplo, postar artigos sobre dicas para cuidar da pele e dos cabelos costuma ser eficiente. Não se esqueça de colocar links para o blog, já que isso aumenta a quantidade de leitores. Também é possível fazer vídeos e tutoriais dando sugestões de como usar cada produto, como máscaras de cabelo e maquiagens, o que tende a criar o desejo de adquirir os itens.

Incentive a interação

Quanto mais as pessoas reagem às suas postagens com curtidas e comentários, maior é a possibilidade de alcançarem outros usuários que possam se interessar pela marca e começar a segui-la também. Portanto, pense em formas de fazer com que os seguidores tenham boas reações: crie enquetes, faça perguntas, peça opiniões. 

Se o público for composto por um perfil mais jovem, postar memes e gifs pode garantir entretenimento, sendo um motivo para curtidas. Estimular a marcação de amigos nas postagens é outra ação bastante utilizada por várias empresas. Tente reagir a todos os comentários, pois isso demonstra a receptividade da loja.

Faça sorteios e promoções

As pessoas gostam de comprar, mas também adoram a sensação de fazer aquisições por um valor mais em conta ou ter a sorte de ganhar algo que tanto desejam. Além do mais, essas ações são oportunidades de aumentar as interações nas postagens e, consequentemente, atrair novos seguidores para a página na rede social. 

Ao pensar em sorteios e promoções, uma tática que não pode ser deixada de fora é incentivar os usuários a marcarem os amigos nas postagens, já que assim o post ganha mais destaque, alcançando outras pessoas. Para haver interesse, é importante separar aqueles produtos mais adorados, que costumam contar com muitos pedidos. Concentre-se em escolher itens que estejam de acordo com o perfil do público.

Mantenha a atualização frequente

Outro recurso disponível para quem se pergunta “como divulgar minha loja virtual no Facebook?” é manter as atualizações frequentes na rede social, o que ajuda a aproximar os usuários e aumentar o bom relacionamento com a marca. Não é necessário fazer várias postagens diárias, mas algumas semanais são indicadas. 

Você pode intercalar as publicações com propagandas de produtos, conteúdos interessantes e outros posts mais divertidos, como memes e gifs. Postar em dias e horários diferentes é uma forma de conseguir avaliar os momentos propícios para investir em publicidades mais persuasivas. Isso porque o Facebook tem uma ferramenta que ajuda a analisar as interações dos usuários em cada postagem (não deixe de usá-la a seu favor).

Sem contar que ter atualizações frequentes é uma forma de ampliar o alcance das postagens, fazendo com que cheguem a perfis diferentes de usuários.

Use boas imagens para chamar atenção

Nas redes sociais, um dos principais quesitos para chamar a atenção das pessoas às publicações é investir em fotos de qualidade e que causem identificação no público. Evite posts com imagens distorcidas ou de baixa resolução, já que isso pode causar a sensação de desleixo nas divulgações.

Busque por dicas de como fazer boas fotografias para seus produtos criarem o desejo de compra. Harmonizá-los com outros itens no cenário, pensar na cor de fundo e ter cuidado com luzes ou sombras são algumas questões importantes de serem levadas em consideração. Se houver autorização, divulgar imagens de outros clientes utilizando a mercadoria também costuma ser uma atitude positiva, já que faz com que se sintam reconhecidos.

Responda às perguntas dos seguidores

Alguns usuários gostam de interagir nas postagens e aproveitá-las para fazer perguntas, dar sugestões ou tirar dúvidas. Portanto, evite deixar alguém sem resposta e sempre forneça a devida atenção. A dedicação ao consumidor é tida como um diferencial competitivo e um dos principais componentes para que sintam confiança na marca, optem pelas aquisições e se tornem fãs.

Segundo um levantamento realizado pela Salesforce, para 80% dos entrevistados a experiência oferecida por uma empresa é tão importante quanto a qualidade de seus produtos. O atendimento ao cliente tem grande influência nesse aspecto, já que evoca sensações positivas ou negativas (de acordo com a situação).

Agora você já tem boas respostas para a pergunta “como divulgar minha loja virtual no Facebook”. Basta colocá-las em prática e não se esquecer de sempre analisar os resultados de cada investimento, pois é a partir disso que mais otimizações futuras podem ser feitas.

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