Início Estratégias de Marketing E-mail marketing: como manter altas suas taxas de entrega, abertura e cliques?

E-mail marketing: como manter altas suas taxas de entrega, abertura e cliques?

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E-mail marketing é uma das táticas de marketing digital mais eficazes para trazer novos clientes no e-commerce. Por isso, é preciso buscar as melhores práticas nessa área para alcançar bons resultados.

Para ajudar nisso, criamos uma lista com algumas ações que vão auxiliar você a ser mais eficaz nas suas estratégias de e-mail marketing!

 

Melhore sua taxa de entrega

A Taxa de Entrega ou Deliverability nada mais é que o número de e-mails recebidos, frente ao número total de envios. Para que você possa aumentar a sua Taxa de Entrega, ou pelo menos garantir que está fazendo tudo o que pode para evitar que os seus e-mails vão para a pasta de spam, existem algumas dicas:

1. Evite o uso de certas palavras

Evite o bloqueio nos filtros de spam. Não use palavras como sexo, viagra, dieta, de graça, prêmio e ganhe dinheiro extra, pois frequentemente ficam bloqueadas por filtros de spam.

Grande parte dos serviços de e-mail marketing pagos, disponibilizam ferramentas para diagnosticar a “saúde” do seu e-mail  e evitar correr riscos e cometer erros no envio.

2. Remova da sua lista de e-mails os Spam Traps, e-mails incorretos e suspeitos

Não compre Listas de e-mails, pois são uma grande fonte tanto de Spam Traps Puros como também e-mails antigos que se transformaram em Spam Traps Reciclados.

3. Uso de IPs em URLs

Evite o  uso de endereços de IP em URLs no corpo do e-mail pois são entendidos como spam.

4. Mailing ativo

Separe aqueles e-mails que não interagem com seus disparos há alguns meses.

A maioria dos sistemas  possibilita a separação da  base por pessoas que não abriram um e-mail seu a mais de 60 dias.

5. Otimize as imagens para web

Mantenha as imagens com tamanho, resolução e formato apropriados para web. Também faça uso do atributo “Alt” nas imagens, cuidando do SEO e colocando as descrições corretas caso o e-mail não abra para o usuário.

6. Identifique de maneira clara o remetente

Garanta que o nome do remetente dos seus e-mails estejam relacionados com o site ou o assunto que serviu de base à subscrição.

7. Layout e Formatação

Existem vários fatores relacionados com a formatação incorreta do e-mail  que você deve estar atento, como evitar o uso excessivo de pontos de exclamação, de maiúsculas, de código html desnecessário e uso de apenas uma imagem. O layout deve ser simples para não conflitar com o mobile.

8. Double Opt-in e Cancelamento

O double opt-in (inscrição mediante confirmação por e-mail) garante que somente um usuário com interesse consiga receber as news. Depois de inserir o seu e-mail, o assinante ainda tem de verificá-lo e terá acesso à newsletter após confirmação por um e-mail que lhe é enviado.

Além de ter certeza da inscrição, o assinante deve poder se descadastrar facilmente! Por isso, disponibilizar de forma clara um link para a pessoa poder cancelar o recebimento ou mudar o e-mail em que recebe a news é fundamental para evitar cair na caixa de spam.

9. Frequência de Envio

Evite ter uma frequência alta de envios. Estipule um calendário razoável, considerando o tema e o contexto. Caso tenha uma news diária, possibilite outra opção para o usuário se inscrever, como recebimento semanal.

10. Teste e análises

Faça testes e análises para as formas de envio, taxa de abertura, remetente, conversão, assunto, layout, horários e veja quais resultados são mais positivos para o seu público.

A taxa de cliques  irá ajudá-lo a descobrir quais conteúdos atraem mais seus leitores, fique atento!

Melhore sua taxa de abertura

A taxa de abertura corresponde aos e-mails abertos frente aos enviados.

1. Assunto

O grande responsável por altas taxas de abertura é um bom assunto. Algumas palavras chamam mais a atenção do seu cliente como: Tag de nome, segmento de seu interesse, vantagens de compra, destaque e validade da promoção. Evite palavras da Black List dos clientes de e-mail, como: GRÁTIS, BRINDE, SÓ HOJE e GANHE. No mobile, os primeiros 30 caracteres do assunto tem que fazer o usuário abrir seu e-mail. Vá direto ao ponto.

2. Mailing segmentado

Campanhas segmentadas por interesse geram mais resultados do que campanhas gerais. News segmentadas tendem a ter melhores taxas de abertura, gerando impacto positivo na entrega das próximas newsletters.

3. Personalização

Personalizar e-mails para seu público aumentará as taxas de abertura e conversão.

Ela vai desde utilizar o nome do usuário em suas news a segmentar conteúdo e base de contatos. Muitas plataformas de e-mail popular tornam fácil a segmentação de base e personalização.

Aumente sua taxa de cliques

A taxa de cliques corresponde às ações que os usuários tiveram no seu e-mail.

1.  Layout claro

Mantenha a estrutura do seu layout e-mail o mais limpo possível para não misturar as informações fixas com as informações do banner e acabar confundindo seu usuário. Não use apenas uma imagem.

Mantenha o layout e design da sua campanha seguindo o mesmo padrão das comunicações da sua empresa (site, blog, redes sociais, etc). Use as mesmas fontes de texto, cores, tamanhos e imagens para fortalecer o visual de sua marca e fazer seus clientes lembrarem de você, independentemente da plataforma em que estiverem recebendo e acessando seus e-mails.

2.  Visualização no celular

Certifique-se que seu layout de news é responsivo ou no mínimo amigável para mobile. Pois a taxa de leitura de e-mais através de smartphones cresce a cada dia.

3.  Conteúdo interessante

Desenvolva conteúdo com atrativo para seu público. Desperte a atenção do seu cliente com uma boa vantagem passada de forma clara e objetiva ou desperte a curiosidade dele para obter mais informações acessando o seu site, onde você terá ainda mais ferramentas prontas para leva-lo ao fundo do funil de conversões.

4. Apenas um call to action

Tenha apenas um CTA – call to action em seus e-mails. Para que fique óbvio ao leitor o que você deseja que ele faça. Busque concentrar-se nos benefícios para seu usuário. Por exemplo: em vez de “Baixe Agora”, tente, “Melhore sua abertura de e-mail agora”.

5. Forneça valor em cada e-mail

Tenha uma estratégia para conquistar leads que inclua a automação de e-mails fornecendo valor ao seu público com conteúdo real, materiais ricos, como e-books, artigos de blog, descontos realmente interessantes, cupons.  É fundamental  nutrir seus assinantes com uma sequência de boas-vindas e posterior série de e-mails para educar os leitores sobre sua marca.

6. Aceite respostas

Permita que as pessoas possam responder seus e-mails marketing. Eles são uma fonte de comunicação e confiança. Retorne a todos que responderem, pois feedbacks são importantes para ter novas ideias de recursos e melhorias. E-mails com perguntas possuem taxas de respostas maior. Crie uma fonte de potencial comunicação com a comunidade de fãs da sua marca também por e-mail.

Lembre-se de que, segundo pesquisas, uma pessoa comum verifica o seu e-mail 15 vezes por dia. Mas não é tudo sobre vendas. E-mails criam confiança do consumidor em sua marca e fidelizam clientes. Acima de tudo, e-mail é sobre o contato que sua marca possui com seus clientes.

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Por fim, além de buscar aplicar estratégias de marketing de qualidade para atrair e fidelizar clientes, é fundamental contar com o auxílio de uma boa plataforma de e-commerce, que permita gerar a melhor experiência de compra possível para os consumidores, ao mesmo tempo que facilita a gestão do empreendimento.

Para saber mais sobre o impacto que esse sistema tem nas lojas virtuais, baixe agora o nosso Guia Definitivo de Migração de Sucesso e veja como a Esporte Legal conseguiu excelentes resultados com a mudança de plataforma de e-commerce!

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*Artigo originalmente publicado em fevereiro de 2018 e atualizado em janeiro de 2019.