Início Logística Como um bom ERP para e-commerce ajuda na gestão do meu estoque?

Como um bom ERP para e-commerce ajuda na gestão do meu estoque?

erp-ecommerce

Muitas vezes, os problemas que um empresário enfrenta são paradoxais. Por exemplo, pode ser que exista uma demanda por cortar custos, mas você precisa investir para crescer. Também pode acontecer da sua empresa necessitar aumentar a presença no meio digital, mas a plataforma da loja virtual atual é muito limitada e você não conta com bons softwares como um ERP para e-commerce.

Esses cenários podem ser agravados pela falta de conhecimento de estratégias de vendas online e marketing, assim como de parceiros adequados. Todavia, neste texto, você encontrará dicas para solucionar alguns de seus contratempos. Explicaremos o que é ERP e como esse software pode ser um dos elementos determinantes para impulsionar as operações da sua companhia. Continue a leitura e confira!

 

O que é um software ERP?

Em linhas gerais, ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial utilizado para gerenciar processos e atividades de uma empresa. Independentemente do porte do seu negócio, se você já iniciou as atividades no e-commerce, um software ERP é um grande aliado.

Uma das grandes vantagens é que ele integra os diversos setores de uma operação física, inclusive a gestão de estoque. Ao incorporá-lo à plataforma da sua loja virtual, os processos são aprimorados e a suscetibilidade a erros diminui.

Qual a importância de um ERP para e-commerce?

Com a evolução do comércio no ambiente online, as demandas e dificuldades das empresas vêm se modificando. A quantidade de dados que precisa ser armazenada e analisada, o planejamento de pedidos de compras e a política de gestão de vendas são alguns exemplos de adversidades que se tornaram mais complexas.

Agora, imagine as horas de trabalho necessárias para gerir esses processos individual e manualmente. O software ERP veio para solucionar essa dificuldade. Com um bom sistema, em questão de segundos, você consegue processar todas as informações da loja virtual. A gestão de estoque pode ser feita de forma muito mais precisa e organizada, sendo possível planejar melhor a logística de frete.

A importância de um ERP engloba também suas interfaces com o setor contábil e financeiro. Com base nas normas fiscais vigentes em cada estado, o sistema pode calcular impostos e gerar boletos automaticamente. Com um bom sistema de gestão, é possível, até mesmo, realizar o balanço de vendas e, com essas informações, elaborar estratégias mais direcionadas para seus consumidores.

Ainda, é preciso destacar que para empreendimentos que atuam ao mesmo tempo no ambiente físico e online, é preciso um ERP que seja capaz de gerir e integrar as informações dessas duas operações. Assim, é possível evitar situações como a venda de um produto na loja virtual que já foi comercializado na loja física, por exemplo.

Em vista disso, o conjunto de todas essas funcionalidades resulta em clientes mais satisfeitos e, consequentemente, em mais lucro para a empresa.

Quais impactos positivos um bom ERP gera na gestão de estoque de uma loja virtual?

O uso de ERP para e-commerce impacta positivamente a gestão logística de uma loja virtual, sobretudo nos seguintes aspectos:

Estoque integrado

Um dos primeiros impactos que esse software de gestão empresarial traz para as empresas é a possibilidade de um estoque integrado. Isso significa que, em um único sistema, é possível realizar diversas atividades relacionadas com a gestão de estoque — desde a compra de matéria-prima de um fornecedor até a entrega do produto ao cliente, tanto da loja física quanto da virtual.

Cadastro de produtos e fornecedores, entradas de notas fiscais para pagamento, ajustes nos registros de entrada e saída de mercadorias, gerenciamento dos pedidos de compra: essas são apenas algumas das atividades que você pode realizar com um ERP. Assim, é possível garantir que a disponibilidade de produtos do seu e-commerce esteja sempre compatível com o estoque real.

Redução do volume de estoque

Se cortar custos de maneira inteligente faz parte dos seus objetivos, saiba que um ERP para e-commerce pode auxiliá-lo nessa tarefa. Manter um grande volume de estoque gera despesas elevadas para uma empresa. Entretanto, essa estratégia acaba sendo adotada para evitar transtornos de falta de produtos e perda de vendas.

Ao utilizar esse software, você conseguirá ter um controle muito maior do estoque e de quando será necessário fazer novos pedidos, tornando dispensável armazenar produtos em excesso. Com isso, os custos de estocagem — que não costumam ser baixos — serão reduzidos e você terá mais capital para investir, por exemplo, em novas campanhas de marketing para o público online.

Maior precisão nos prazos de entrega

Com a utilização de um ERP na gestão logística do negócio, você combaterá dois dos maiores vilões das lojas online: o atraso na entrega e o cancelamento de vendas.

Uma das premissas de quem lida com o comércio é entregar o que foi prometido. Quando há atrasos no prazo de entrega, por exemplo, o cliente fica insatisfeito, e isso pode influenciar a chance de que esse consumidor volte a comprar seus produtos.

Ao implementar um software ERP para e-commerce, você aumenta o nível de segurança das operações e investe, indiretamente, na fidelização dos compradores. Essa pode ser, até mesmo, uma oportunidade de melhorar a comunicação com o consumidor.

Suporte para o cálculo de indicadores do estoque

A gestão de estoque também envolve o cálculo e a análise de vários indicadores. Entre os principais, podemos destacar o giro de estoque, o lead time do fornecedor e o nível de estoque mínimo. Porém, se essa atividade não for feita com a ferramenta correta, calcular essas variáveis pode ocupar muito tempo da sua equipe.

A atividade básica do software é automatizar essa e outras tarefas. Além disso, um ERP para e-commerce completo contará com uma funcionalidade para gerar relatórios precisos e em tempo real.

Apoio nas tomadas de decisão

Mantendo o raciocínio do tópico anterior, nós podemos perceber outro impacto positivo que esse tipo de sistema agrega ao seu negócio: o auxílio para tomadas de decisão mais certeiras.

Uma vez que você tem um maior controle da gestão do seu estoque, consegue mensurar indicadores importantes dos processos de logística e saber aonde quer chegar com sua empresa. Nesse sentido, as tomadas de decisão serão muito mais precisas e alinhadas com as necessidades do empreendimento.

Finalmente, mas não menos importante, uma última dica: se você está planejando ampliação da companhia e precisa fazer a migração para uma plataforma mais robusta, confira se a solução escolhida possibilita a integração com o sistema de ERP utilizado. Assim, você evita retrabalho, economiza dinheiro e aproveita de forma otimizada todas as funcionalidades da sua nova plataforma!

Baixe o e-book: montar
e-commerce de sucesso
Saiba como aproveitar um mercado que movimenta quase R$60 bilhões por ano ao iniciar uma operação online de sucesso!

Quero ler o e-book agora!