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Estratégias para ter fluxo por meio de comparadores de preços

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Para um gestor de e-commerce alcançar o sucesso, é necessário cuidar do rendimento de cada canal de comunicação. Seguindo esse raciocínio, dentro do mix de mídias, os comparadores de preços podem se revelar uma ótima ferramenta para qualquer segmento que trabalha com multimarcas.

Um comparador de preço na internet, como o próprio nome sugere, é um local onde o cliente encontra várias lojas anunciando o mesmo produto de seu interesse. Isso é muito vantajoso para um consumidor, visto que ele poderá tomar sua decisão de compra com base na comparação de valores que o site disponibiliza.

Portanto, para que você saiba como implementar uma estratégia de comparadores de preços no seu comércio, vamos nos aventurar um pouco mais no tema.

Leia o texto e entenda o papel dessa ferramenta no e-commerce, como ela funciona, por que utilizá-la e algumas vantagens. Por fim, confira duas estratégias para serem utilizadas em comparadores de preço como o Buscapé ou o Zoom.

 

Afinal, o que são comparadores de preços?

Os comparadores de preço na internet são ferramentas que possibilitam aos clientes a identificação de lojas virtuais que comercializam os mesmos tipos de produtos e comparar os valores exigidos por item. Dessa forma, em alguns cliques, o consumidor consegue analisar as melhores condições com base nas suas necessidades e com as ofertas do mercado.

Devemos ressaltar que esses não são ambientes para o comércio de produtos. Os comparadores de preços atuam como agregadores de informações de mercadorias semelhantes de diversos fornecedores em um mesmo local.

Além de possibilitar a análise financeira dos preços, essa ferramenta pode atuar como um verdadeiro chamariz de clientes. Muitas vezes os gestores cadastram alguns produtos apenas como um atrativo para o site do e-commerce.

Especialmente para os gestores que têm a concorrência de grandes players do mercado em que atua, a estratégia de comparadores de preços é uma excelente oportunidade para manter um monitoramento de perto dos concorrentes e entrar em contato com clientes que estão realmente interessados na compra.

Como os comparadores de preços funcionam?

Ainda com dúvidas sobre o funcionamento dos comparadores de preços? Então, vamos a um exemplo prático para não deixar dúvidas: suponha que o seu celular estragou e que você precisará comprar um novo aparelho. As opções no mercado são infinitas e a diferença de valores é, muitas vezes, significativa de uma loja online para outra.

Durante suas pesquisas na internet, você se deparou com um site de comparador de preço e resolveu testar. Acessou a seção de smartphones, selecionou a marca desejada, o aparelho e consultou. O site retornou, como resultado da consulta, o custo do modelo selecionado para diversas lojas conhecidas no mercado.

Ao comparar os preços você optou pela segunda loja apresentada, pois, apesar de ser R$50,00 mais cara que a primeira opção, o prazo de entrega era menor.

Agora, vamos aos aspectos técnicos por trás desse cenário que descrevemos. Os comerciantes que anunciaram o modelo escolhido contam com um serviço de comparador de preços e cadastraram no site os produtos que desejavam anunciar.

Quando você selecionou o modelo do celular desejado, forneceu os parâmetros necessários para que o comparador de preços faça sua pesquisa, sendo que ela pode ser realizada de diversas formas:

  • offline: nesse caso, os dados dos produtos já se encontram em uma base de dados armazenada no programa;
  • online: a pesquisa é feita no instante em que o consumidor insere os filtros por meio das informações dispostas nas páginas da internet;
  • Metasearch: consiste no envio dos pedidos de consultas dos clientes para outros motores de buscas e na compilação dos resultados em uma única lista.

Para pagar pelo serviço que os comparadores de preço fornecem, as lojas online destinam, por exemplo, uma pequena quantia para cada acesso ao anúncio. Alguns sites podem oferecer outras formas de pagamento, como pelo tempo da divulgação dos produtos.

Portanto, resumidamente, ao adotar uma estratégia de comparadores de preços, você anuncia os seus produtos em mais um canal de divulgação e atrai mais clientes. E como você deve imaginar, como uma estratégia bem elaborada, a conversão de vendas que vem por meio dessas ferramentas é expressiva.

Por que estar em um comparador de preços?

Para uma loja virtual que vende multimarcas, os comparadores de preços devem fazer parte da sua estratégia de divulgação. Além de aumentar o mix de mídia, eles aumentam as possibilidades de conseguir leads, divulgar a marca e concretizar vendas.

Contudo, você deve considerar os seguintes pontos para sua estratégia:

  • Meu produto pode ser comparado?
  • Tenho os melhores preços?

Esses dois fatores — preço competitivo e produto que pode ser comparado — são os principais para um gestor de e-commerce focar dentro da sua estratégia de operação nesses sites.

Os demais fatores têm menos relevância na decisão de compra dos consumidores que vêm por esse meio. A maior vantagem é que o cliente que entra pelo comparador de preços já está no estágio avançado do funil de vendas e, portanto, as chances de que a aquisição seja realizada é muito maior.

Estratégia para trazer tráfego ao site

Se a estratégia é aumentar o tráfego no e-commerce, você deverá trabalhar com muitas ofertas nesses comparadores de preços. Sendo assim, leve sempre em consideração o fator produto: esses itens são passíveis de comparação? Laranja não se compara com limão, por exemplo.

Nessa estratégia de tráfego, também é importante trabalhar outros assuntos relevantes à conversão de vendas no e-commerce, tais como o compre junto, selos de segurança, vitrine de produtos, entre outros que aumentam as chances de vender mais.

Melhorar conversão com comparadores de preço

A estratégia baseada em maximizar o ROI, exige do gestor de e-commerce um acompanhamento diário.

É importante destacar que dentro da estratégia de vender com um ROI considerado bom, o gestor deverá operar com a mentalidade focada nos dois fatores principais: preço e produto (abordados no início do texto).

Quando um cliente chega pelo comparador de preço, além de estar em estágio avançado na decisão de compra, a maioria (para não dizer 100%) está em busca de economia. E o menor custo apresentado é o que normalmente converte nesse tipo de mídia.

Confira abaixo o que você deve se preocupar para ter eficiência nessa estratégia.

Seleção

Customize seu xml ou envie uma planilha de produtos somente com produtos que vendem mais no seu e-commerce. Mas não abuse — a estratégia aqui é de conversão.

Produtos que têm bom histórico de venda na sua loja tendem a performar melhor nesse tipo de mídia, desde que você tenha o menor preço, e seu concorrente também esteja anunciando ele.

Acompanhamento diário

Neste item cabe acessar pela manhã o Analytics e acompanhar os seguintes dados:

  • produtos com acesso e com conversão;
  • produtos com acesso e sem conversão;
  • produtos sem acesso;
  • custo da campanha;
  • receita das vendas.

De posse desses dados, o gestor deverá tomar algumas medidas para maximizar o ROI. Veja, a seguir, algumas das ações mais indicadas.

  1. Para produtos com acesso e conversão: meu preço continua sendo o melhor? Não deixe a peteca cair. Mantenha o menor preço, desde que não agrida sua margem de forma que a venda traga prejuízo. A dica mestra é: não deixe o valor tão mais baixo que o seu concorrente principal. Venda mais barato, porém, se houver uma diferença considerável, suba seu preço de forma a ficar mais próximo do concorrente com segundo melhor custo.
  2. Para produtos com acesso e sem conversão: aqui deverá verificar se você tem margem para competir. Se não tiver margem de lucro suficiente para abaixar o preço, retire os produtos imediatamente da sua relação, para que seu crédito ‘não sangre’. O termo não sangrar é utilizado para definir produtos com acesso, que custam dinheiro na mídia e não convertem, ou seja, dinheiro desperdiçado.
  3. Para produtos sem acesso: retire da sua relação de produtos e substitua por outros.
  4. Custo da campanha: importante identificar qual o custo da campanha, assim poderá ser provisionado investimento futuro para a mídia.
  5. Receita das Vendas: receita dividido por custo é igual ao ROI.

Acompanhe o indicador do ROI para saber o quão boa está sendo sua operação nas mídias comparadoras de preço. Um ROI ideal é 10, porém, por ser um canal com uma pegada mais agressiva, focado em preço, espere um retorno de no mínimo 5.

Exemplos de comparadores de preços

Para quem ainda não trabalha com nenhum comparador de preço, pode iniciar imediatamente com pelo menos dois deles, sendo os mais acessados o Buscapé e o Zoom. Esses dois sites têm grandes investimentos em publicidade e já estão mais presentes na mente do consumidor online.

Já para o e-commerce que trabalha com ambos, a busca em aumentar o leque desse tipo de canal pode ser proveitosa e permitir a operação de estratégias diferentes para cada veículo. Alguns terão CPC e volume de tráfego diferenciado, o que permitirá abordagens distintas.

É claro que, para isso, é importante não se esquecer da importância de ter uma plataforma de e-commerce de alta performance que possibilite a otimização das conversões, aumentando as vendas e o número de clientes satisfeitos.

Estratégia de comparadores de preços no e-commerce: quais vantagens ela traz?

Você deseja utilizar os mesmos recursos dos líderes do mercado? Então, não pode deixar de aproveitar as diversas vantagens que a estratégia de comparadores de preços traz para o e-commerce. Continue conosco e veja as principais abaixo.

Prospecção de novos clientes

Primeiramente, precisamos falar sobre a prospecção de potenciais clientes. Ao expandir os canais de divulgação dos seus produtos utilizando os comparadores de preços, você abre a oportunidade de atingir um outro grupo de consumidores que, inicialmente, não teriam contato com sua loja online.

Essa ferramenta possibilita que os gestores cuidem da imagem da empresa, transmitindo maior segurança para os compradores e, inclusive, melhora o relacionamento com eles.

Aqui, uma dica importante: é essencial que a estratégia de comparação de preços seja combinada com outras técnicas de marketing para a retenção dos clientes. Afinal, não basta prospectar novos clientes, se o seu negócio não consegue retê-los.

Disponibilidade de divulgadores da sua loja virtual

Uma vez que o usuário faz uma busca em um site de comparação de preços e clica no anúncio, ele será redirecionada para a plataforma de e-commerce do fornecedor escolhido, ou seja, você divulgará a sua loja indiretamente ao adotar essa estratégia.

Após o direcionamento do cliente para o seu comércio online, é necessário ter a estrutura necessária para que o cliente finalize a compra — e, quem sabe, comprar outros itens. Portanto, cuide do layout do seu site, disponibilize integração com diferentes empresas de pagamento e de fretes e sempre apresente informações claras sobre os produtos.

Nós sabemos que adotar em uma plataforma de e-commerce de alta performance requer um investimento significativo e um planejamento prévio. No entanto, as vantagens que o seu negócio pode adquirir com uma estrutura mais robusta são inúmeras. Assim, avalie bem seus objetivos e necessidades e não perca nenhuma oportunidade para expandir o comércio.

Aumento da credibilidade do negócio

A maioria dos comparadores de preço disponibilizam a avaliação de compradores que já realizaram alguma compra. E essa característica é uma grande vantagem, visto que pode influenciar positivamente a credibilidade da marca perante os consumidores.

Devido à infinidade de opções e concorrentes que oferecem o mesmo produto, qualquer detalhe pode fazer a diferença para a decisão do consumidor. Todavia, o item comercializado precisa ser de qualidade e os preços competitivos para que sua loja seja bem avaliada.

É essencial que um membro da sua equipe monitore os comentários dos consumidores e entre em contato para esclarecer eventuais dúvidas ou resolver problemas. Lembre-se que uma boa comunicação com os clientes é o que diferencia as marcas de sucesso das demais.

Obtenção de diferencial competitivo

A combinação das diversas vantagens que a estratégia de comparadores de preços possibilita se traduzem em um verdadeiro diferencial. Ao elaborar uma estratégia de comparação de preços concisa, investindo em uma plataforma de e-commerce com diversos recursos, monitorando os concorrentes e ainda atraindo mais clientes, você terá todas as condições para levar o negócio para outro patamar de eficiência e competitividade.

Ao longo deste texto você deve ter percebido que a estratégia de comparadores de preços pode ser muito vantajosa. No entanto, antes de escolher os comparadores que devem ser utilizados, é sempre importante avaliar os adequados a estratégia do seu negócio. E, por fim, não se esqueça da importância que a plataforma de e-commerce terá para o sucesso dessa estratégia!

*Artigo publicado originalmente em fevereiro de 2018 e atualizado em março de 2019.

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