Início Estratégias de Marketing Afinal, o que fazer para fortalecer a marca de um e-commerce?

Afinal, o que fazer para fortalecer a marca de um e-commerce?

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Ter o nome da empresa solidificado no mercado tende a gerar mais vendas para a loja, seja ela física, seja ela online. É por isso que o fortalecimento de marca é uma das ações mais importantes que um gestor pode buscar.

Diferentemente de algumas décadas atrás, a solução para isso não é gerar propagandas na televisão ou outdoors na rua. Apesar dessas ações poderem ajudar nas estratégias, a atualidade pede outras táticas que englobem, sobretudo, as mídias online — parte cada vez mais presente na vida cotidiana das pessoas.

Acompanhe a leitura deste artigo e veja algumas dicas de como conquistar uma marca mais forte!

 

Investir em branding

Existe praticamente um consenso de que conquistar um novo consumidor sai muito mais caro do que fidelizar um cliente existente. Assim, junto a outros fatores como uma boa experiência de compra, a imagem que se tem de uma marca também tem papel na relação com que as pessoas mantêm com as empresas. Uma forma de conseguir isso é fazer a gestão da sua marca, que envolve ações com o objetivo de gerar boa impressão nos consumidores.

Nesse sentido, é importante determinar os valores morais da empresa — características que têm chamado cada vez mais a atenção do público. Outro processo importante é estabelecer o tom de voz da organização. Esse detalhe, quando bem conduzido, gera identificação por parte do cliente.

Fazer um diagnóstico atual da marca

Caso a empresa já esteja presente no meio físico e o gestor queira investir no online, é importante analisar a imagem que o público tem dela atualmente. Uma forma de conseguir isso é fazer perguntas a alguns clientes que vão ao comércio físico, com o objetivo de responder às seguintes dúvidas.

  • Qual é a visão que os clientes têm da empresa?
  • Qual é a avaliação que as pessoas fazem da qualidade dos produtos?
  • Qual é a sensação que elas têm ao entrar na loja e realizar as compras?

Pedir que os consumidores deem sugestões também pode ser uma estratégia para que eles digam aquilo que precisa ser melhorado.

Além disso, é recomendado observar quais são os concorrentes da marca e quais vantagens eles oferecem — isso dirá quais ameaças o negócio  sofre.

Ter presença nas redes sociais

Uma das formas mais eficientes de conseguir um fortalecimento de marca é estar presente nas mídias sociais. Hoje, grande parte das nossas atividades é realizada com a ajuda da internet. A tendência é a tecnologia ficar ainda mais otimizada para contribuir com melhorias e praticidade. Dessa forma, é praticamente inviável ser um concorrente forte sem estar presente nas redes sociais.

Uma opção é abrir um blog no próprio site do e-commerce, pois essa é uma forma de gerar conteúdos relevantes e construir autoridade. Estar presente no Facebook, no Instagram e no LinkedIn também é uma possibilidade de se tornar mais conhecido e estabelecer diálogo com a audiência. Enviar e-mail marketing é outro caminho eficiente para transmitir as mensagens certas às pessoas interessadas.

Além disso, as redes permitem que o gestor faça publicações segmentadas, o que ajuda a atingir ainda mais o público-alvo.

Oferecer um bom atendimento

Para 92% dos clientes, o atendimento influencia na decisão de compra. Além disso, é uma prática recorrente, por parte do comprador, deixar contestações ou feedbacks negativos em sites como o Reclame Aqui e em redes sociais quando ele acha que não foi bem atendido pela empresa.

Quando esse tipo de situação acontece, tende a gerar um desgaste da marca, além de possibilitar que outros usuários vejam os comentários ruins e fujam das compras da empresa.

Sendo assim, entenda que o cliente precisa se sentir bem atendido, ter suas necessidades supridas e suas expectativas satisfeitas. Estude formas de oferecer sempre uma ótima recepção.

Vale a pena contar com chatbots ou chat online na loja virtual, pois isso permite que o usuário entre em contato caso tenha dúvidas ou precise de ajuda em qualquer horário. Após a compra, continue o atendimento, enviando mensagens pedindo avaliação do produto e da experiência que o cliente teve com a marca.

Proporcionar uma boa experiência de compra

Outro modo de conseguir o fortalecimento de marca é proporcionar boa experiência de compra ao consumidor, pois isso fará com que ele tenha sensações positivas ao entrar em contato com a marca. Dessa forma, aumentam as probabilidades do cliente se fidelizar e falar bem da empresa.

Como fazer isso? Um dos primeiros passos é investir em uma plataforma de e-commerce  robusta, a fim de que os usuários não tenham problema ao acessar as páginas para fazer as aquisições. É nela que estarão os produtos e é por meio dela que os pagamentos serão feitos.

Por falar nisso, o checkout também não pode ser deixado de lado. Assim, ofereça diversas opções de pagamento, além de segurança nesse processo. Já a navegação precisa ser rápida e intuitiva, a fim de que o visitante permaneça conectado.

Conseguir um fortalecimento de marca exigirá trabalho e planejamento. Além disso, criar indicadores de desempenho é importante para ajudar a mensurar todo esse desenvolvimento. Tais ações são fundamentais para o lojista que quer ter mais estabilidade no mercado, melhorar os resultados e não sofrer tantas oscilações com ameaças — como concorrência ou guerra de preços.

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