Início Experiência do consumidor 5 marcas que são verdadeiras referências em experiência omnichannel

5 marcas que são verdadeiras referências em experiência omnichannel

experiencia-omnichannel

Em um mundo cada vez mais comercial e competitivo, é fundamental que as empresas busquem maneiras de facilitar a vida do cliente no momento da compra. Investir em uma experiência omnichannel é uma das melhores opções para atrair e fidelizar consumidores, além de tornar o atendimento muito mais otimizado.

Para se manterem altamente competitivos, é muito importante que os profissionais e os negócios, de uma maneira geral, estejam por dentro das transformações e soluções mais modernas do mercado. Centralizar todo o atendimento e integrar lojas físicas, virtuais e seus compradores é uma ótima alternativa para começar.

Neste post, vamos mostrar a você 6 marcas de renome mundial que são verdadeiras referências em garantir uma experiência omnichannel aos seus consumidores. Confira!


1. Disney

Não podemos falar em experiência omnichannel e não citar uma das marcas que mais investem nessa estratégia. A Disney é referência nesse assunto e consegue proporcionar uma facilidade muito grande para todas as pessoas que desejam visitar seus parques, desde o acesso ao seu site, passando por compra de ingressos até reservas em restaurantes e de hospedagem.

Uma das maiores companhias multinacionais, ela pensa em tudo nos mínimos detalhes para que o seu consumidor sempre vá embora satisfeito. Quem nunca ouviu algum elogio sobre a ótima experiência, principalmente nos serviços, que teve quando visitou os parques da Disney, não é mesmo?

Isso passa pelo processo de centralização de todo o atendimento, até a integração das lojas online e físicas. Durante a sua estadia nos parques, a empresa disponibiliza a ferramenta My Disney Experience, em que os visitantes podem ter acesso a todos os serviços e entretenimentos na palma da mão.

Outro exemplo de integração de canais, comunicação e serviços da Disney é a Magic Band. A pulseira é disponibilizada para todos os hóspedes que ficam no complexo dos parques. Ela serve como chave do quarto, ingresso para os brinquedos e até cartão de crédito. Essa integração entre serviços e canais de comunicação melhora a experiência do cliente.

2. Starbucks

A Starbucks é uma das maiores redes de cafeterias do mundo, mas isso não foi conquistado de uma hora para outra. A marca busca sempre se atualizar sobre as novas tecnologias e otimizar todos os processos para facilitar e melhorar a experiência do cliente em seus estabelecimentos.

A empresa proporciona aos seus consumidores um cartão fidelidade, que pode ser carregado com créditos. No momento de fazer o pedido, basta apresentar esse cartão.

Ele pode ser carregado por meio do telefone, site, por um aplicativo ou em qualquer estabelecimento. Todas as mudanças de dados do perfil do cliente são feitas na hora e atualizadas automaticamente em todos os canais de atendimento. Esse é um ótimo exemplo de como o alinhamento entre lojas físicas, virtuais e consumidores melhora toda a experiência.

3. Polishop

Um dos maiores objetivos dos profissionais que trabalham na área de varejo e comercial é conseguir aumentar a eficiência nas vendas e lucratividade. E foi exatamente nisso que resolveu investir a Polishop.

A marca é referência em experiência omnichannel porque consegue integrar toda a sua parte de comunicação de dados para atualizar as informações. Além disso, utiliza esses processos para melhorar a capacitação dos atendentes de todos os canais.

Mas esse não é um dos principais fatores que fazem com que a Polishop seja considerada uma referência quando se fala em experiência omnichannel. A empresa tem redes de comunicação que estão incluídas um canal próprio de televisão, lojas físicas, revistas impressas, vendas por meio de telefone, internet e representantes comerciais independentes.

4. Apple

Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo não poderia ficar de fora da lista com as melhores experiências omnichannel, não é mesmo? A Apple tem feito grandes esforços para melhorar o modo como seus clientes consomem seus produtos, facilitando essa atividade por meio de uma integração cada vez maior entre suas lojas físicas e virtuais.

Atualmente, a Apple já disponibiliza uma ferramenta capaz de agendar compromissos com representantes de suporte, além de diversas maneiras de receber uma notificação quando esse profissional estiver disponível. Ainda, a marca permite que seus dispositivos móveis estejam sempre interligados em outros canais, como o sistema de armazenamento de dados em nuvem.

5. Outback

O Outback é uma rede de restaurantes norte-americana que está presente em mais de 22 países, nas Américas, Europa, Ásia e Oceania. A marca sempre busca uma maneira de integrar seus canais para agilizar o atendimento.

Suas reservas podem ser feitas por meio de telefone, site e aplicativo, mas, caso a pessoa tente reservar um lugar em um restaurante que esteja cheio no momento, ela vai ganhar um aparelho que indica quando uma mesa vagar. Com ele, o cliente poderá acompanhar seu lugar na fila por meio do aplicativo, site e mensagens por SMS.

Não é uma tarefa fácil desenvolver uma experiência omnichannel em uma empresa, sendo fundamental que os negócios compreendam cada estágio dos processos antes de passar para a próxima fase. 

Os pilares básicos dessa estratégia, que devem estar sempre à vista, são a centralização de todos os canais de vendas, atendimento e comunicação e a integração entre lojas físicas e virtuais e os compradores. Porém, isso deve ser feito com cuidado, de maneira que o consumidor não note que está transitando de um meio para o outro.

Baixe o case: omnichannel
com a Loja Virus
Saiba como a Loja Virus potencializou a experiência do cliente e aumentou o ticket de vendas com a estratégia omnichannel!

Quero ler o e-book agora!