Óticas online: uma nova forma de comercializar óculos e lentes de contato

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O comércio eletrônico criou novas possibilidades de consumo pouco prováveis até algumas décadas atrás. Uma dessas é a venda online de óculos e lentes de contato, segmento que por muito tempo foi fortemente dominado pelo varejo físico.

Considerando que o e-commerce brasileiro faturou R$ 53,2 bilhões em 2018 e obteve um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, as possibilidades de expansão são muitas.

Segundo uma análise histórica a partir da base de mais de 800 clientes da Tray Corp, constatou-se que o faturamento médio mensal de e-commerces desse segmento é de R$ 303 mil e ticket médio de R$ 235.

Para o consumidor, os benefícios são muitos. Além da praticidade e agilidade particulares das vendas online, há a vantagem de encontrar uma variedade maior de produtos e com preços mais competitivos.

Assim, quem busca ingressar nesse mercado, precisa conhecer maneiras de se diferenciar e conquistar espaço nesse nicho em ascensão. Nesse sentido, a escolha de uma plataforma de e-commerce adequada para suas necessidades e que apresente as funcionalidades necessárias para a personalização, é essencial. Entre os principais pontos que devem ser levados em consideração, estão os abaixo.

Cases do setor

Como na escolha de qualquer fornecedor, é fundamental verificar a existência de cases de sucesso que demonstrem a qualidade do serviço. Só que com sistemas para loja virtual não basta somente isso, mas verificar se outras empresas do setor foram bem-sucedidas utilizando essa solução. Isso porque cada mercado demanda configurações específicas para atender às suas necessidades, que devem ser observadas no momento da escolha.

Recorrência de compras

A recorrência de compras é um recurso que apresenta diversas vantagens, sendo bastante interessante para um e-commerce de lentes de contato. Como é um produto de descarte periódico que precisa ser comprado frequentemente, a configuração da recorrência pode facilitar a vida do consumidor, oferecendo a opção de ele receber automaticamente uma nova reposição de produtos após um período determinado.

Funcionalidades adicionais

Outras funcionalidades também podem incrementar a experiência do cliente, como alertas automatizados de consumo do produto. Imagine o consumidor receber por um e-mail um lembrete de que está provavelmente no prazo de troca de suas lentes ou da sua solução oftalmológica, para que ele não fique sem.

Outro exemplo é a chamada Lista de Compras, em que se pode montar kits personalizados de itens para o cliente, incentivando pedidos de ticket maior e facilitando a experiência de compra. Em vez de vender apenas as lentes de contato isoladamente, pode-se vender junto os produtos para sua manutenção, por exemplo.

Em resumo, é fundamental analisar todas as funcionalidades oferecidas e compreender se o sistema é capaz de oferecer as personalizações que seu e-commerce precisa.

A Tray Corp oferece uma opção de plataforma robusta, escalável e voltada para potencializar as vendas de grandes opções. Para saber mais como ela pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores.

Saiba mais sobre a plataforma definitiva para seu e-commerce.
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