Guia definitivo da plataforma de e-commerce para uma loja virtual de sucesso

plataforma-de-ecommerce

A plataforma de e-commerce é a base de qualquer operação online. É nela em que são executadas as principais funções administrativas do negócio e que sustenta o ambiente online em que o consumidor fará suas compras.

Portanto, negligenciar o sistema usado e escolher a opção mais barata é um caminho para perder vendas e manter seu empreendimento estagnado enquanto os seus concorrentes continuam crescendo.

Segundo dados da Ebit|Nielsen, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 23,6 bilhões somente no primeiro semestre de 2018 — um crescimento nominal de 12,1%. Já a Black Friday desse ano, que se tornou um dos principais eventos de vendas do calendário, registrou um faturamento de R$ 2,6 bilhões, o que representa uma alta de 23% em relação ao ano anterior.

Já no e-commerce B2B o cenário também se mostra promissor. Segundo estimativas do instituto de pesquisas Forrester Research, esse mercado deve atingir a marca de U$ 1,2 trilhões até 2021, somente nos Estados Unidos. As estimativas mundiais seguem a mesma crescente e o Brasil deve se beneficiar dessa nova modalidade de transações entre empresas.

Para ajudar você a aproveitar esse momento e sair na frente, preparamos um guia especial com tudo o que você precisa saber sobre o e-commerce B2C e B2B e como ter uma loja de sucesso mesmo em meio a competição. Confira!

O que é uma plataforma de e-commerce?

Plataforma de e-commerce é um sistema digital utilizado para viabilizar as operações de uma loja online. É ela que vai reunir as principais funções que permitam a compra de produtos em um site e a integração das informações com as ferramentas necessárias para o processamento de vendas, como pagamentos, frete, gestão e muito mais.

Ela é composta por duas partes básicas, o front-end, que é a parte visível e navegável pelos clientes, e o back-end, que é o ambiente administrativo em que ocorrerá o cadastro de produtos, gerenciamento dos pedidos e demais aspectos relacionados às compras.

A plataforma de e-commerce pode ser de diferentes tipos, variando de acordo com seu mercado de atuação (plataforma B2C, plataforma B2B, plataforma para marketplace) ou com a natureza do software utilizado (desenvolvimento próprio, open source ou SaaS).

Leia mais: Plataforma SAAS para e-commerce: veja os diferenciais da Tray Corp

Leia mais: Plataforma de e-commerce open source vale a pena?

Leia mais: Plataforma B2C de e-commerce: 7 pontos que impactam nas vendas

Leia mais: Plataforma de e-commerce B2B: o que avaliar para escolher a ideal?

Leia mais: Plataforma de e-commerce para franquias: o que você precisa saber

Leia mais: De plataforma de e-commerce para marketplace: 3 erros para evitar na transição

Qual a melhor plataforma de e-commerce?

Hoje, existem no mercado diferentes marcas de plataforma de e-commerce, desenvolvidas para atender a cada necessidade específica.

Existem desde aquelas de código aberto, em que o custo está relacionado à customização e suporte, que são de responsabilidades do lojista, até aquelas prestadas como serviços mediante a uma assinatura mensal, as SaaS (Software as a Service).

Com tantas alternativas, é normal sentir dúvidas na hora de escolher a plataforma de e-commerce. Nesse sentido, é importante avaliar qual a realidade do seu negócio e quais são suas necessidades atuais e futuras, para que o sistema escolhido permita que você continue crescendo ao longo dos anos.

Leia mais: Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para seu negócio?

Leia mais: Plataforma de e-commerce: escolha uma que impulsione seu sucesso

O que uma plataforma de loja virtual completa deve ter?

A escolha do sistema de e-commerce utilizado impacta nos resultados em diferentes aspectos do seu e-commerce, desde quão positiva a experiência de compra oferecida para seus clientes é até quanto tráfego orgânico chegará ao seu site por causa do seu posicionamento nos motores de busca.

Assim, é importante contar com uma plataforma de loja virtual completa que atenda aos principais pré-requisitos de um mercado em constante transformação e cada vez mais competitivo. Responsividade mobile, controle de otimizações de SEO, integrações com as principais ferramentas do mercado. Esses são só alguns dos aspectos que devem ser avaliados nesse processo.

Leia mais: 4 características para obter uma plataforma de alta performance

Leia mais: Como uma boa plataforma pode otimizar a experiência do cliente online?

Leia mais: Quais as particularidades de uma plataforma mobile de e-commerce

Leia mais: Como a plataforma de e-commerce pode aumentar o tráfego orgânico?

Leia mais: Integração de plataforma: quais são as principais da Tray Corp by FBITS?

Migração de plataforma: quando é necessário fazer?

No entanto, pode ser que você não tenha levado em consideração todos os aspectos na hora de escolher a plataforma de e-commerce ou então o seu empreendimento cresceu para além do que o sistema pôde suportar. O resultado é a insatisfação com o sistema atual e o desejo de crescer.

Se você procura novas funcionalidades e deseja aumentar as vendas da sua loja virtual, com certeza é hora de avaliar a possibilidade de migração de plataforma. Mas atenção: esse processo deve ser feito com cuidado, avaliando quais os ganhos possíveis com a mudança e tendo o cuidado necessário para evitar dores de cabeça.

Leia mais: Veja 4 sinais de que é hora de trocar sua plataforma de e-commerce

Leia mais: 6 cuidados na migração de plataforma para não perder vendas

Leia mais: 5 erros na migração de plataforma de e-commerce para você evitar

Assim, seguindo essas dicas, é possível garantir que a sua loja virtual conta com uma plataforma de e-commerce de alta performance, que seja uma verdadeira parceira para o sucesso do seu negócio.

Para saber como a Tray Corp pode ajudar você a alcançar o objetivo, visite nossas páginas abaixo! 

Acesse Primeiro e-commerce B2C

Acesse E-commerce B2B

Acesse Migração de plataforma

Baixe o case: migração
Livraria Florence
Saiba como a Florence teve um crescimento 126% no tráfego orgânico e de 85% na receita desse canal após a mudança de plataforma!

Quero ler o e-book agora!