Início Experiência do consumidor Como uma boa plataforma pode otimizar a experiência do cliente online?

Como uma boa plataforma pode otimizar a experiência do cliente online?

plataforma-otimizar-experiencia-do-cliente

A experiência do cliente é um dos pontos mais importantes para qualquer loja virtual. Os consumidores hoje têm mais maneiras de comprar do que nunca. Além disso, a paciência deles é curta.

Portanto, se você tem uma empresa de comércio eletrônico e deseja que eles comprem de você, é necessário atrair rapidamente a atenção deles e tornar a experiência de compra agradável e simples.

O que as lojas online podem fazer para garantir que esse processo seja agradável? A seguir, analisaremos 10 maneiras de criar um site de vendas e como a escolha de uma boa plataforma de e-commerce impacta nisso. Confira!

 

Como otimizar a experiência do cliente?

Os principais motivos que levam uma pessoa a abandonar o carrinho de compras são a navegação lenta, a falta de suporte online, os problemas no checkout e o valor do frete.

Por isso, adotando as estratégias abordadas neste artigo e elaborando um site com carregamento rápido, navegação e checkout simples, você melhorará muito as chances de o consumidor finalizar a compra no seu e-commerce.

1. Privilegie a agilidade no carregamento

Verifique se o seu site é carregado rapidamente, seja em um computador ou em um dispositivo móvel. Esse fator é essencial para a experiência do cliente. O objetivo é que esse processo gaste o menor tempo possível.

A sua maior ameaça não é um concorrente, e sim o botão de voltar. Se a sua página for carregada muito devagar, os compradores não vão esperar. Eles vão para outro lugar. Tenha em mente que a performance da plataforma é essencial para esse ponto.

2. Utilize plataformas responsivas

Não se esqueça dos usuários de celular. Estudos do IBGE revelam que os smartphones são o meio de acesso principal à Internet para 94,6% dos brasileiros.

Como resultado, as empresas precisam que todos os aspectos do relacionamento com o cliente com a marca, desde a navegação até a compra, estejam presentes na versão mobile do site. Nesse sentido, utilizar uma plataforma de e-commerce responsiva é fundamental.

3. Construa uma navegação intuitiva

Uma boa experiência do cliente passa, necessariamente, pela navegação. Concentre-se nessa qualidade. Os usuários devem ser capazes de navegar facilmente pela página de uma organização.

Limite os cliques desnecessários e implemente recursos que facilitem a experiência do cliente, como a rolagem automática, para evitar que os usuários percam o interesse.

4. Tenha um sistema de busca eficiente

Além disso, é importante investir em uma boa tecnologia de busca. A pesquisa no website continua sendo uma parte muitas vezes negligenciada da jornada do cliente. No entanto, é uma maneira simples de proporcionar ao usuário o conteúdo certo, melhorando a experiência dele.

5. Use fotos incríveis

Algumas empresas consideram que produtos conhecidos ou genéricos podem não precisar de muito apelo visual, mas compradores online consideram as imagens na hora da compra: elas são úteis para identificar o que eles estão comprando, quais são as características da mercadoria e influenciam também na conclusão da compra.

Afinal, vivemos em um mundo visual. Uma loja virtual sem boas imagens não fará com que os clientes façam o checkout.

Ótimas fotos contribuem para oferecer aos compradores a mesma sensação de escolherem algo em uma loja. Além disso, é importante oferecer a eles a capacidade de ampliar e ver vários ângulos dos itens.

6. Inclua resenhas

Segundo a pesquisa E-commerce Trends, de 2017, resenhas de outros clientes são a quarta razão que mais influencia a experiência durante a compra na internet. Denominada Importance of Online Product Reviews from a Consumer’s Perspective, a pesquisa mostra que esse recurso é uma fonte muito importante de informação para os consumidores.

Segundo os dados coletados, 85% dos respondentes analisaram, com frequência, avaliações de outras pessoas na internet antes de realizar uma compra e 83% costumam conferir tanto comentários positivos quanto negativos antes de finalizar a transação.

7. Mostre o seu estoque

Permita que os clientes saibam se um item está em estoque ou não e qual é a data de entrega ainda na página do produto.

Não há nada mais frustrante do que procurar por algo, inclui-lo no carrinho e, somente depois, descobrir que ele está esgotado ou que só está disponível sob encomenda, com prazo de entrega muito longo.

8. Facilite o contato

Faça com que o contato entre o cliente e a sua loja seja o mais simples possível. Facilite o envio de mensagens, o atendimento por telefone, o pedido de cotações e, inclusive, a inscrição na newsletter via e-mail.

Facilitar a localização dessas informações em seu site é essencial. As pessoas têm pouco tempo disponível e, em geral, dispensam poucos segundos de atenção para lojas online.

Muitas vezes, alguém não tem paciência para procurar o número de telefone ou endereço de e-mail da empresa. Além disso, a experiência do comprador se torna negativa quando ele desperdiça tempo buscando algo que deveria ser fácil de encontrar.

9. Ofereça chat ao vivo

Uma das principais formas de melhorar a experiência do consumidor online é permitir que eles conversem em tempo real com o atendimento via chat.

Integrações específicas para isso podem ser utilizadas em sites de comércio eletrônico e contribuem para aumentar as taxas de conversão, pois clientes em potencial passam a ter um meio prático para fazer perguntas sobre os produtos, sem ter que pegar o telefone ou esperar por uma resposta via e-mail.

O uso desse recurso também pode fornecer às empresas feedback em tempo real sobre as mercadorias, o preço e o desempenho do seu site.

10. Faça um checkout simples e transparente

Uma das coisas mais importantes que a maioria dos varejistas online não consegue oferecer é um processo de checkout simples, seguro e transparente. Isso afeta muito a taxa de conversão das lojas. Tenha um site com checkout intuitivo e permita que os clientes saibam em que passo estão no processo de compra.

Facilite ao máximo o acesso ao carrinho de compras ou à área de checkout final. Se levar muito tempo para concluir uma compra, o usuário pode ficar frustrado e desistir.

Para pessoas que ainda não estão prontas para comprar, ofereça a chance de salvar itens em uma lista de desejos. E, se possível, considere prolongar a vida útil do carrinho, já que muitos compradores podem optar por voltar mais tarde para concluir a transação.

Com o intuito de manter os consumidores em potencial em suas páginas, os varejistas precisam otimizar os seus sites para garantir o máximo desempenho, independentemente da conexão, da localização ou do uso de um desktop, um tablet ou um dispositivo móvel.

A experiência do cliente é a chave do sucesso das lojas online. Como você pôde perceber, é fundamental contar com uma solução de e-commerce de alta performance que permita você construir a melhor experiência possível para o seu consumidor.

Baixe o case: migração
Livraria Florence
Saiba como a Florence teve um crescimento 126% no tráfego orgânico e de 85% na receita desse canal após a mudança de plataforma!

Quero ler o e-book agora!