Como criar uma política de privacidade para e-commerce? - Tray Corp

Como criar uma política de privacidade para e-commerce?

A política de privacidade é fundamental para um e-commerce. Que tal entender os motivos para você adotar as práticas certas e o que fazer para uma relação mais transparente com os seus clientes? Confira no blog!

Quer saber mais sobre a importância da política de privacidade para um e-commerce e as melhores práticas ao aplicar esse conceito? Acesse o nosso blog para tirar as suas dúvidas sobre o assunto!

Parte fundamental para ter sucesso na sua loja virtual é conquistar a confiança do consumidor, e para isso, a transparência é o recurso mais eficiente, tornando honesta a relação entre empresas e clientes. E isso não vale apenas na hora de descrever os produtos da sua vitrine digital, por exemplo, mas também da política de privacidade do seu e-commerce.

O número de informações produzido diariamente pelos usuários na Internet é imenso, e muitas delas são particulares ou até confidenciais. Um questionamento comum é em relação ao que é feito com esses dados sensíveis de quem acessa as suas páginas. Para não deixar dúvidas na cabeça dos seus consumidores, a política de privacidade é essencial.

De maneira transparente, é possível informar aos clientes quais são as suas práticas, como e qual tipo de informações é coletado, o momento e os limites para o seu compartilhamento, por exemplo. Para continuar entendendo um pouco mais sobre a importância desse conjunto de ações e como criar uma política de privacidade para o seu e-commerce, continue a leitura e confira!


O que é e qual a importância da política de privacidade para e-commerce?

Uma política de privacidade representa o conjunto de práticas e ações adotadas por uma empresa em relação às informações coletadas de quem acessa as suas páginas. Localização, origem do tráfego, páginas visitadas, dados de contato, enfim, tudo o que é gerado quando um usuário entra no site ou aplicativo, por exemplo.

Ou seja, o seu negócio deve informar quais são os direitos do usuário, momentos em que os dados são coletados, práticas de proteção para garantir a segurança das informações e com quem esses dados podem ser compartilhados. É uma maneira não apenas de ser transparente, mas também de proteger o seu negócio de possíveis problemas no futuro.

Afinal, o uso na plataforma só é autorizado quando o visitante concorda com a sua política de privacidade. Em um momento de reforço nas medidas de segurança — como a criação da Lei Geral de Proteção de Dados —, é essencial que o seu e-commerce seja transparente em relação ao que é feito com tais informações, aproximando-se ainda mais do seu cliente.

Portanto, além de certificados e selos de segurança para fortalecer a sua reputação, também é importante informar ao usuário os seus cuidados com os dados que ele fornece enquanto está nas suas páginas.

O que fazer para criar uma política de privacidade para a sua loja virtual?

Mas se esse conceito é tão importante, o que fazer para adotá-lo no seu e-commerce? Listamos alguns passos que vão ajudá-lo a criar uma política de privacidade. Confira!

Respeite a legislação do seu setor

O primeiro passo para uma política de privacidade para o seu e-commerce é respeitar a legislação do seu setor. Ou seja, se determinada prática não for recomendada ou permitida, não adote em sua loja virtual. O mais importante é seguir as orientações dos órgãos responsáveis por gerenciar a sua área de atuação.

Divulgue os tipos e processos de coleta de dados

Divulgue quais são os tipos de dados que o seu e-commerce coleta e esclareça como eles são reunidos e armazenados. Apresentar os seus procedimentos internos é mais um modo de conquistar a confiança do consumidor.

Informe quando são coletados os dados

Além de comunicar o que vai ser recolhido, é necessário detalhar os momentos em que isso ocorrerá. Assim, o consumidor não vai se sentir desconfortável, por exemplo, na hora de realizar uma compra e informar os seus dados de pagamento.

Forneça o máximo de informações de contato possível

Caso o cliente tenha alguma dúvida sobre a política de privacidade do seu e-commerce, ele precisa ter a facilidade para conseguir as respostas. Portanto, você deve disponibilizar o máximo de informações possíveis para contato. Dessa maneira, além de colaborar para uma relação mais transparente, deixa o consumidor à vontade para escolher a melhor plataforma.

Especifique quando o e-mail coletado será utilizado

Ao coletar o e-mail dos visitantes do seu site, também é necessário informá-los sobre quando e como seus endereços eletrônicos serão utilizados. Ou seja, pretende enviar newsletters ou apenas informativos sobre a sua loja virtual? A periodicidade também é um fator relevante que deve ser comunicado.

Alerte para o uso de web beacons

Os web beacons — mais conhecidos como cookies — são uma ferramenta de rastreio para acompanhar a navegação das pessoas enquanto visitam uma página. É um modo de entender o comportamento do usuário a partir do seu histórico na Internet. Por isso, sempre informe ao visitante o uso desse recurso quando ele acessar a sua página.

Detalhe as regras de compartilhamento

Por mais que não seja recomendado compartilhar os dados coletados com terceiros, caso isso seja uma opção para o seu e-commerce, é preciso detalhar tal procedimento. Quem são esses parceiros, quais são as informações repassadas e como eles podem utilizá-las?

Notifique possíveis alterações na política de privacidade

Além disso, sempre que realizar alguma alteração nas políticas de privacidade da sua loja, é importante informar ao visitante, pois ele é o maior interessado em descobrir o que mudou em relação às suas práticas. Essa é uma importante forma de tornar a relação transparente entre as duas partes. Uma alternativa é enviar notificações ao usuário quando acessar a página ou mesmo e-mails sobre isso.

Qual é a importância de contar com auxílio especializado?

Nem sempre, porém, é possível identificar quais são as necessidades do seu negócio ou como vai ser feito o tratamento das informações. Por isso, muitas vezes pode ser interessante ter ajuda especializada em tal tema. A Tray Corp, por exemplo, oferece um suporte técnico personalizado para aprimorar o seu negócio e ser mais transparente com o cliente.

Dessa forma, ao surgir qualquer dúvida ou necessidade, você pode contar com o auxílio de profissionais especializados no assunto. O objetivo é transformar o seu e-commerce em uma plataforma de confiança para os usuários. Dentro de uma rotina corrida, acionar um parceiro como a Tray Corp pode ser um modo de otimizar o processo de gestão da sua loja virtual.

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