Início Estratégias de Marketing Por que investir em marketing digital no e-commerce?

Por que investir em marketing digital no e-commerce?

por-que-investir-em-marketing-digital-ecommerce

Atualmente, é muito mais fácil ter um comércio virtual. Em razão disso, vários negócios têm migrado ou aumentado sua atuação para a web, além daqueles que já despontam nesse segmento. No entanto, para ter sucesso, é necessário saber por que investir em marketing digital no e-commerce para se destacar na internet.

Essa estratégia garante várias vantagens em relação aos canais de comunicação convencionais. Após passar por diversas melhorias, essa técnica de comunicação criou bases essenciais que permitem que qualquer empreendimento encontre o seu espaço e clientes-alvo na rede.

Continue lendo este conteúdo para conhecer os principais motivos de por que investir em marketing digital no e-commerce. Boa leitura!

Gera presença online

Até mesmo os negócios físicos se deparam com a pergunta “qual é o Facebook de vocês?” ou “vocês têm um site?”. A realidade é que os consumidores de hoje costumam solicitar das empresas presença na web, mesmo que alguns deles ainda não comprem nesse ambiente.

Isso é perfeitamente compreensível, já que as pessoas estão mais curiosas e querem compreender um pouco mais sobre as marcas com as quais partilham informações. E os clientes desejam saber se podem confiar na sua loja, tanto na aquisição de produtos e serviços quanto na confidência dos seus dados.

Torna possível concorrer com negócios maiores

Ainda há comerciantes pequenos que têm receio em investir em uma estratégia de marketing digital por pensar que, assim como o marketing tradicional, não terão chances de enfrentar a concorrência. Ledo engano.

O meio online é o que garante melhores condições de equilíbrio dessa diferença. Quando se investe em uma abordagem criativa e bem elaborada, que é alimentada e melhorada com novos conteúdos frequentemente, a probabilidade de obter bons resultados é considerável. O desafio fica por conta de realizar as técnicas de marketing com engajamento e profissionalismo, mesmo que os recursos sejam reduzidos.

Melhora a experiência com o público-alvo

Além de atrair consumidores, a internet também intensifica o relacionamento com eles. Isso porque, ao disponibilizar conteúdos relevantes, as empresas também passam a gerar credibilidade no que elas têm a dizer. E os clientes reagem a isso, interagindo com as marcas.

Essa experiência ajuda a engajar o público, ou seja, o mantém mais perto de fechar negócio. Assim, ele pode ter uma boa lembrança da sua loja quando for fazer uma nova aquisição — o que é indispensável para superar as manobras dos concorrentes.

Quando você elabora materiais atrativos sobre determinado tema, por meio de um site, blog corporativo ou mídias sociais, as pessoas passam a ver o seu e-commerce como uma fonte genuína de informação.

Demonstra a jornada de compra

Se você tem um negócio digital, deve ter notado como a jornada do cliente é distinta em comparação aos empreendimentos físicos.

Os usuários podem chegar à loja digital por diversos meios (e-mail marketing, Facebook, links patrocinados, etc.) e sair em momentos variados, como na página inicial, no pagamento ou no carrinho de compras.

Com o marketing digital para e-commerce, é possível monitorar todos os diferentes modos de navegação na sua página. Com isso, você consegue direcionar melhor as suas investidas e ajustar as técnicas de acordo com as necessidades.

Ajuda a segmentar os clientes

Ao contrário dos canais tradicionais — nos quais os anúncios são contemplados por muitas pessoas —, no ambiente virtual, é possível encaminhar ações para um nicho mais específico. E caso você venda um item que não atrai grande parte dos consumidores, qual o motivo de investir em abordagens de marketing tão vastas?

Com base nos dados oferecidos pelo próprio usuário (por meio de formulários e cookies, por exemplo), pode-se elaborar uma experiência mais certeira ao shopper. Assim, ele passa a ter ofertas e conteúdos compatíveis com o seu perfil de compra.

Customiza a comunicação

Uma vez que o público é segmentado, você pode fazer uma comunicação customizada, direcionada aos gostos de cada perfil de consumidor. Inclusive, isso pode ser realizado dentro de um mesmo segmento, uma vez que os usuários têm expectativas e demandas distintas.

Assim, com os dados do cliente, torna-se mais fácil encaminhar postagens específicas. Com isso, o cliente se sente ainda mais próximo da empresa e pode estreitar a sua relação com ela.

Fideliza o público

Depois de concluir o processo de venda, o trabalho não acaba. É preciso fomentar o retorno desse consumidor, já que é bem menos custoso mantê-lo do que captar um novo cliente. Esse é um dos principais motivos para se investir em marketing digital para e-commerce — mantendo o contato com os compradores e oferecendo vantagens e itens exclusivos.

Essa estratégia pode ser executada por meio de práticas simples de recompra, recomendação de um novo mix de produtos e até mesmo indicação para outras pessoas. Afinal, o conhecido boca a boca estendeu-se para o ambiente digital, e é um dos principais objetivos a serem conquistados.

Simplifica a mensuração de resultados

Por incrível que pareça, ainda não tem como saber, de fato, quantos espectadores viram uma propaganda no outdoor ou na TV. Mas isso já é “palpável” na web, já que se pode averiguar e acompanhar toda a jornada do consumidor, desde a contemplação de um anúncio até a confirmação da compra.

Portanto, o marketing digital para comércio eletrônico — por intermédio de ferramentas como Google Ads e Facebook Ads —, permite mensurar todas as métricas computadas pela sua loja, como:

  • ticket médio;
  • taxa de conversão;
  • custo por clique;
  • retorno sobre investimento;
  • custo envolvido na captação e manutenção de leads.

Permite realizar testes A/B

Ao lançar uma campanha na internet, podem surgir novos ajustes para aprimorá-la. Para garantir que as mudanças feitas tenham o sucesso almejado, é possível fazer os testes A/B, que permitem descobrir se uma alteração realmente vai produzir melhores resultados antes de postá-la para todo o público.

Diversos elementos podem ser mudados e testados, como chamada para ação (call to action), uso de um termo ou outro, cores do anúncio, etc.

Concede um ótimo custo-benefício

Muitas vezes, o marketing digital pode ter um custo-benefício significativamente superior, pois, ao passo que o marketing convencional dispara anúncios para muitas pessoas, no digital, isso é feito somente para as que realmente demonstram interesse.

Em suma, esses são alguns dos principais motivos por que investir em marketing digital para e-commerce. Ao aplicar essas estratégias, você aumentará as chances de conseguir melhores resultados no seu empreendimento e alcançar sucesso em sua loja virtual.

Para aprofundar mais sobre o assunto, confira o nosso guia completo do marketing digital para e-commerce!