Início Estratégias de Marketing Calendário e-commerce 2019: principais datas comemorativas do comércio eletrônico

Calendário e-commerce 2019: principais datas comemorativas do comércio eletrônico

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Existem datas comemorativas e outras específicas do calendário do e-commerce que oferecem grandes oportunidades de planejamento de campanhas especiais para alavancar as vendas. Para além das mais conhecidas e esperadas, como Natal e Dia das Mães, é possível explorar outras possibilidades ao longo do ano, como o Dia da Saudade, por exemplo.

Para ajudar você nesse planejamento, preparamos este artigo com essas principais datas importantes para o comércio e algumas dicas de como estruturar suas estratégias para e-commerce em 2019. Confira!

 

Principais dicas de planejamento

Antes de tudo, é preciso levar em consideração algumas recomendações para que suas ações sejam efetivas e possam trazer grandes resultados. São elas:

  • Já que estamos começando o planejamento, é válido pensar em opções de embalagem e cartão para seu cliente presentear. Em datas especiais, esses detalhes podem ser um diferencial e encantar o consumidor.
  • Comece a planejar todas as campanhas com cerca de um mês de antecedência, no mínimo.
  • Planeje-se em relação à logística de reposição de estoque de produtos sempre que grandes datas do e-commerce estiverem chegando.
  • Toda mudança de estação é interessante para lançamento de produtos nos e-commerces de moda, não se esqueça!
  • Grandes promoções e datas comemorativas são oportunidades para os lojistas que atuam nos marketplaces em geral. Prepare-se com preços competitivos e condições especiais. Confira seu estoque e entre em contato com o marketplace para saber as ações que eles estão programando.

Agora para ajudar você a se programar, confira o calendário do e-commerce 2019!

Quais são as principais datas comemorativas de 2019?

Janeiro

30 DE JANEIRO – DIA DA SAUDADE

Dia ideal para ações de remarketing no seu e-commerce. Uma data ótima para recuperar clientes inativos e carrinhos abandonados com condições especiais. Aproveite, invista em e-mail marketing promocional, ofereça benefícios aos clientes, promoções exclusivas para quem já comprou em sua loja, cupons de desconto ou brindes especiais.

Faça campanhas em tons saudosistas e relembrando seu cliente da importância que ele tem para você e da falta que ele faz!

Fevereiro

14 DE FEVEREIRO – VALENTINE’S DAY

O Valentine’s Day, ou o dia dos namorados internacional, é o Dia de São Valentim. Com a globalização, essa data vem tendo cada dia mais visibilidade no Brasil.

Aproveite para lançar campanhas e produtos voltados aos casais. Vale tudo, desde promoções “leve dois” a kits para namorados. Lembrando que os produtos mais vendidos nessa época são Smartphones, Livros, Relógios de pulso, Perfumaria e Calçados. Aproveite a data para personalizar seu site e criar um ambiente atrativo, com clima bem romântico.

Março

05 DE MARÇO – CARNAVAL

Essa é uma data importante para planejar — principalmente as questões logísticas. O maior feriado do país tem grande impacto nas entregas, pois muitas cidades têm carnavais de rua e realmente param durante a data.

Além disso, deve-se pensar também no atendimento, por conta do feriado e da equipe reduzida na época. Como ficará o suporte do seu e-commerce? E suas entregas? Além de organizar sua equipe, entre em contato com seus parceiros logísticos e confira como será o expediente deles durante o Carnaval. Caso seja necessário, recalcule as estimativas de prazos e deixe claro ao cliente, evitando insatisfação.

08 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Essa é uma oportunidade para criar campanhas voltadas ao público feminino. Aproveite para trabalhar a imagem da sua marca já que a data homenageia e representa as lutas femininas por melhores condições de vida, trabalho e pelo direito de voto. Então, produtos diversos devem ser ofertados e não somente utensílios de cozinha e eletrodomésticos.

Uma ótima opção é oferecer cupons para que as próprias mulheres possam escolher seus presentes e e-mails com descontos exclusivos para elas.

15 DE MARÇO – DIA DO CONSUMIDOR

Aqui o foco realmente são as promoções e liquidações. O Dia do Consumidor é fundamental para mostrar o quanto os seus clientes são importantes e trabalhar relacionamento. Embora a data oficial seja no dia 15, muitos e-commerces organizam suas promoções para a quarta-feira dessa semana, que em 2019 cai no dia 13.

Em 2017, foram 421 mil pedidos processados nessa data e um ticket médio de R$480, segundo dados da Ebit. As categorias de produtos mais populares nessa data são Livros, Eletrodomésticos, Cosméticos e Perfumaria e os descontos chegam a até 60%. Planeje-se para oferecer descontos atrativos e não ficar atrás da concorrência.

Abril

21 DE ABRIL – PÁSCOA

Data importante para o comércio brasileiro. Ela movimenta desde o e-commerce religioso até categorias como Utensílios de Cozinha, Decoração e Embalagens, Eletrodomésticos, Alimentação e Brinquedos. Faça uma comunicação ativa e aposte na experiência do consumidor e no visual para vender mais.

FINAL DE ABRIL – DIA DO FRETE GRÁTIS

Data que começou a ser comemorada no país há alguns anos, é uma campanha de adesão dos marketplaces e e-commerces em geral. Ela varia de acordo com o ano e é combinada entre os varejistas, acontecendo sempre no final de abril. É importante prestar atenção quando a data for definida e não ficar de fora.

Faça parcerias com empresas de logística e transportadoras, ofereça o frete grátis apenas para regiões específicas ou para compras acima de um determinado valor. Como os consumidores têm uma visão negativa do frete, essa data é importante para impulsionar vendas e atrair e fidelizar clientes.

Invista principalmente em categorias como Roupas, Cosméticos e Perfumaria e artigos para o público feminino, pois muitos clientes aproveitam para comprar os presentes do Dia das Mães nessa data.

Maio

12 DE MAIO – DIA DAS MÃES

Data muito expressiva para vendas, o Dia das Mães deve ter um tom emotivo e você pode aproveitá-la para alavancar as vendas, atrair novos consumidores e fidelizar clientes. Não esqueça que o público-alvo da campanha não é só feminino, todas as pessoas compram presentes para as mães.

Segundo relatório da Social Miner, os itens que mais se destacaram em 2018 nesse evento foram Eletrodomésticos, Eletrônicos, Pet e Cosméticos. No entanto, é importante se lembrar de que não existe só um tipo de perfil e que é possível explorar diversos nichos. Como na data a maior parte das compras é para presente, vale investir em embalagens e cartões, e claro, planejar com cuidado a logística de entrega e prazo. Oferecer entrega rápida é uma ótima alternativa para não perder os consumidores que deixaram para comprar de última hora.

Por fim, é importante se lembrar de que as compras começam cedo, sendo interessante reforçar a comunicação pelo menos 10 dias antes da data com lembretes do prazo limite para que o item chegue a tempo.

Junho

12 DE JUNHO – DIA DOS NAMORADOS

O que falamos para o Valentine’s Day também vale no Dia dos Namorados. Campanhas com clima romântico, site personalizado, campanhas em redes sociais e produtos voltados aos casais. Vale aproveitar o início do inverno para vender itens de vestuário, calçados, além de produtos personalizados para cada tipo de namorado, kits para casais e promoções “leve dois”.

Julho

20 DE JULHO – DIA DO AMIGO

Existem várias datas consideradas como o Dia do Amigo, mas uma das mais aceitas é o dia 20 de julho, Dia Internacional da Amizade. Esse é um bom momento para fortalecer sua marca, conquistar e fidelizar clientes, engajar o público e incentivar o compartilhamento de promoções como “indique um amigo” ou cupons de desconto para presente.

Agosto

11 DE AGOSTO – DIA DOS PAIS

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma data especial para presentear. Voltada ao público masculino, a data conta com a venda de diversos segmentos como Moda e Acessórios, Livros, Telefonia e Celulares, Eletrodomésticos, Bebidas, Cosméticos e Perfumaria.

Aposte em campanhas criativas, para todos os tipos de pais, e em experiência de compra como embalagens para presente, produtos relacionados e kits especiais. Assim como o Dia das Mães, é importante iniciar a divulgação antes e lembrar o consumidor sobre a hora certa de comprar os itens para não ocorrer atrasos.

Além disso, e-mail marketing e redes sociais são boas ferramentas para divulgação de suas campanhas. O pós-venda também é muito importante para fidelizar novos clientes.

Setembro

15 DE SETEMBRO – DIA DO CLIENTE

Aqui valem as mesmas dicas do Dia do Consumidor, no entanto, a data de setembro possui um apelo menor. Esse pode ser um momento para explorar a fidelização. Aproveite para fazer ações de remarketing com e-mails de desconto, cupons exclusivos, e brindes especiais. Faça uma campanha com o conceito de presentear seu cliente para que ele se sinta especial.

Outubro

12 DE OUTUBRO – DIA DAS CRIANÇAS

Data principal para venda de brinquedos no ano, tem importante papel nas vendas de alguns nichos no segundo semestre. As campanhas devem chamar atenção dos pais para o universo infantil. Não se esqueça de que a publicidade infantil tem regras específicas, portanto, cuidado.

As vendas giram em torno de itens como brinquedos, roupas, acessórios e até mesmo tecnologia. Você pode segmentar seus produtos por idade, sugerir produtos aos seus consumidores por e-mail marketing, divulgar itens, além de fazer kits de produtos, pois muitas pessoas compram presentes para mais de uma criança. Vale pensar em um frete especial para quem levar grandes quantidades.

31 DE OUTUBRO – HALLOWEEN

O Halloween, ou Dia das Bruxas, tem um apelo maior para nichos específicos, como de fantasias, decoração, lentes de contato coloridas, maquiagem artística, etc., no entanto, com criatividade, a temática pode ser explorada pelos demais segmentos com bom humor e referências da cultura pop.

Novembro

29 DE NOVEMBRO – BLACK FRIDAY

A data necessita de todo a atenção para o planejamento de comunicação, estoque e logística. As taxas de conversão desse período podem chegar a 120%. Por isso, é importante que a negociação com fornecedores e parceiros de logística ser feita com antecedência de pelo menos 3 meses para garantir bons de preços de compra.

Segundo dados da Ebit, a Black Friday 2018 vendeu R$2,6 bilhões e apresentou uma alta de 23% em relação à 2017. As categorias mais vendidas incluem Eletrodomésticos, Smartphones e Eletrônicos, no entanto, praticamente todos os setores podem aproveitar a data.

Para estratégias de comunicação e de venda, é fundamental utilizar uma linguagem clara com o cliente e com a escolha de quais produtos serão trabalhados com descontos. Os marketplaces fazem um congelamento de preços na data, por isso é importante estar atento aos prazos máximos de cadastro de produtos.

Otimize suas operações e prepare sua equipe de atendimento para o maior fluxo. Não engane seus clientes, programe-se para dar descontos reais aos consumidores e assim manter sua credibilidade e bom relacionamento com o público — mas cuidado para não cair na guerra de preços e acabar no prejuízo.

Dezembro

02 DE DEZEMBRO – CYBER MONDAY

A primeira segunda-feira após a Black Friday também é marcada por descontos para lojistas que desejam estender as promoções por um período maior, principalmente no setor de eletrônicos. Deixe os lançamentos para o Natal e aproveite para queimar os estoques.

Não se esqueça de fazer uma campanha com produtos diferentes do que estavam em promoção da Black Friday, assim, você atrai novos consumidores e promove a recompra dos clientes que estiveram na loja há poucos dias. Invista no remarketing e tente recuperar carrinhos abandonados pelos consumidores na Black Friday.

25 DE DEZEMBRO – NATAL

É hora de trabalhar bem a comunicação e se destacar dos concorrentes.Nesse sentido, tematizar a loja, redes sociais e sua comunicação é indispensável. Não só o preço está em alta nesta data, mas também a experiência de compra.

As vantagens para o consumidor como boas condições de frete e a garantia da entrega na data prevista ajudam a evitar problemas com entrega, embalagens e outros. Organize-se com bastante antecedência, reponha seu estoque e lembre-se de que esse é um momento de trabalhar diversos segmentos. Defina bem as regras de troca e devolução de produtos, pois essas informações ajudarão a equipe de atendimento.

*Artigo publicado originalmente em janeiro de 2018 e atualizado em janeiro de 2019.

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