Início Estratégias de Marketing Produza conteúdo para loja virtual e atraia mais clientes!

Produza conteúdo para loja virtual e atraia mais clientes!

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Segundo Bill Gates, “o conteúdo é rei”. Hoje, muitas empresas reconhecem que sem um site, canal de YouTube ou perfil nas redes sociais a marca terá poucas chances de se manter competitiva em uma economia cada vez mais digital. Por isso, é necessário também priorizar o conteúdo para blog.

Cunhada pelo bilionário ainda em 1996 — ou seja, antes mesmo do surgimento de gigantes como o Google ou Facebook —, essa frase já indicava há mais de 2 décadas como o conteúdo devidamente trabalhado é uma ótima estratégia para atrair mais clientes.

Neste artigo, apontaremos como o marketing de conteúdo pode gerar resultados para o seu negócio por meio de ações simples que contribuem para cativar a audiência.

 

Ganhe tráfego orgânico

Nem redes sociais, nem anúncios em redes de display: de acordo com uma pesquisa feita pela BrightEdge, mais da metade dos acessos dos sites (51%) costuma vir dos resultados orgânicos do Google. Ou seja: pelo menos 5 em cada 10 visitantes da sua loja online chegam ao seu negócio por meio do tráfego orgânico.

Esse dado revela como investir em conteúdo para blog é importante para ter um bom posicionamento nos mecanismos de buscas. A recomendação é apostar em palavras-chave que serão usadas pelos consumidores na hora de procurar um produto na web.

Essa prática também deve ser adotada na hora de elaborar conteúdo para a loja virtual. Se o cliente encontra o site da marca com facilidade, maiores são as chances de ele navegar e buscar informações sobre os produtos disponíveis.

Atraia clientes com bom conteúdo para loja virtual

Quando uma empresa investe em conteúdo para blog com originalidade, outras páginas podem replicar o material. Isso gera links para o seu site, sua audiência passa mais tempo lendo os dados sobre as mercadorias, e os robôs do Google compreendem melhor a existência daquele e-commerce.

Esses aspectos fazem com que a sua loja virtual tenha mais chances de se destacar nos resultados orgânicos das buscas. Um bom posicionamento no Google, por exemplo, eleva bastante as possibilidades de novos compradores conhecerem o seu negócio.

Aposte em uma boa estratégia de marketing de conteúdo para fortalecer a sua marca. Nesse sentido, é indicado que os artigos dos blogs sejam redigidos com clareza e usabilidade.

Os textos também devem conter parágrafos curtos, bulletpoints (listas) e um tamanho adequado aos temas apresentados. Não adianta fazer conteúdos com mais de 1000 palavras, caso eles tenham informações repetitivas.

O leitor precisa ser estimulado para continuar a navegação e a buscar dados. Esse fator faz com que o conteúdo para blog tenha como foco a qualidade como elemento primordial.

O mesmo deve ser feito com relação às informações inseridas nos sites da loja virtual. A descrição dos produtos deve convencer o público-alvo de que os itens são os melhores disponíveis no mercado.

Aumente a autoridade da sua marca na web

Também existem ganhos indiretos que o e-commerce pode ter com a produção de conteúdo, e talvez o mais conhecido seja o aumento da autoridade da marca.

Quando uma empresa fala a respeito daquilo que vende ou produz, os consumidores tendem a reconhecer que ela entende realmente a respeito daquele mercado. E isso gera mais confiança na compra.

Para isso ser colocado em prática, é indispensável contar com uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Com a intenção de ajudá-lo a atingir esse objetivo, destacamos outras iniciativas para gerar artigos de ótima qualidade no blog da sua loja virtual.

Planeje bem a sua persona

O pontapé inicial de uma estratégia de marketing de conteúdo é a criação de uma persona, um perfil que aponta como é o seu cliente ideal e como ele se comporta. Ela é bem diferente da concepção de público-alvo.

Enquanto o público-alvo é definido por informações mais generalistas (idade, sexo, poder aquisitivo e localização), a persona deve trazer dados mais amplos, como nível de engajamento com a marca, frequência de compra e até canais por quais ele se informa.

A persona definirá o tipo de conteúdo a ser trabalhado e até a linguagem a ser utilizada. Por isso, ela é essencial para uma empresa avaliar os artigos mais adequados para o blog.

Não adianta elaborar textos maravilhosos e ranqueados na primeira página do Google, caso eles não sejam relevantes para o seu público. Pensar na contribuição dos materiais para a audiência é crucial na obtenção de bons resultados pela estratégia de marketing de conteúdo.

Crie um calendário editorial

O calendário editorial consiste em um planejamento para a inserção de artigos no blog da marca. É uma iniciativa que deve ser adotada pelas empresas que investem em marketing de conteúdo de alto nível.

O ideal é que haja um encadeamento entre os conteúdos. Em outras palavras, os artigos publicados devem ter, preferencialmente, uma relação entre si para convencer o público de que a sua loja virtual é uma boa alternativa de negócio.

O calendário editorial também é importante para haver um trabalho direcionado que permita aproveitar melhor as datas comemorativas com mais movimentação no comércio eletrônico, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

Com um bom planejamento, é possível montar um calendário que ajude a sua marca a ter conteúdos que aumentem o engajamento do público-alvo e, consequentemente, as vendas.

Tenha canais de publicação de conteúdo

Com a persona definida, é importante pensar como o conteúdo para blog vai ser divulgado. Não basta criar artigos relevantes é necessário adotar ações para ele chegar ao seu público.

Por isso, aproveite o potencial das redes sociais para expandir a audiência do blog do seu e-commerce. Crie posts criativos no Facebook, Instagram e Twitter para chamar a atenção do público sobre os textos publicados.

Se a marcar tiver um canal no YouTube, os vídeos também podem abordar os temas dos artigos e divulgar o blog da marca. Ficar restrito apenas ao ranqueamento nos mecanismos de busca é uma postura tímida para atingir a audiência. 

Crie textos originais para os produtos ou serviços

Atrair clientes com ajuda de conteúdo também envolve produzir informações detalhadas sobre o produto. É necessário que os dados sejam facilmente compreendidos e relevantes para o seu público.

Além de um texto bem escrito ser mais atrativo para a audiência, é bom ter em mente que materiais copiados de outros lugares pode fazer com que o Google puna a sua página.

O conteúdo pode ser considerado um plágio, o que também prejudica a imagem do seu negócio. Ao elaborar textos para a loja virtual, procure fazer algo único que não seja apenas uma reprodução de dados dos concorrentes com outras palavras.

Mostre de forma criativa por que os produtos são diferenciados e úteis para os compradores. No site e no blog, essa postura deve ser adotada com foco no engajamento da audiência.

Aposte no SEO

O SEO corresponde a uma otimização feita tanto na parte estrutural quanto no conteúdo de uma página, de forma a conseguir melhores resultados nos mecanismos de buscas. Há diversas ferramentas disponíveis que mostram os termos mais indicados para montar um texto sobre um tema a ser explorado no blog corporativo ou no website da marca. Além disso, algumas também indicam outras ações que podem ser empreendidas para melhorar o desempenho, como a diminuição do tempo de carregamento das páginas.

Para se ter uma ideia do potencial do Google, são feitas cerca de 3,5 bilhões de pesquisas diárias na plataforma no mundo inteiro. Esse número reforça como é fundamental elaborar um conteúdo de boa qualidade e focado nas necessidades dos consumidores.

Conte com a participação da audiência

Uma alternativa válida de o conteúdo para blog e site ter ser mais relevante é apostar na participação de convidados e dos consumidores. Em um blog, uma empresa pode abrir espaço para parceiros comerciais publicarem artigos evidenciando como a sua marca forte no mercado.

No site, é indicado que haja uma área para comentários sobre as mercadorias comercializadas. A opinião de terceiros tem um grande impacto sobre o público-alvo. À medida que os produtos forem avaliados positivamente pelos clientes, maiores são as chances de outros usuários ficarem interessados em adquiri-los.

Por isso, ofereça oportunidades para que pessoas de fora da corporação contribuam com o fornecimento de informações sobre as iniciativas da marca. Essa postura também é uma boa maneira de driblar o problema dos bloqueadores de publicidade da internet.

Segundo o relatório da Page Fair, que monitora o uso de adblockers (bloqueadores de publicidade digital) no mundo, só em 2017, foram encontrados mecanismos de bloqueio de banners em mais de 600 milhões de aparelhos ao redor do globo.

Com isso em mente, apostar em sistemas de parceria com blogueiros, youtubers e até instagramers é uma ótima opção para que o conteúdo criado por eles traga links e credibilidade ao seu negócio. E ainda evita o impacto dos adblockers, já que o material será nativo da página.

Invista na produção de vídeos

Segundo uma pesquisa realizada pelo YouTube e publicada no site da Exame, o Brasil é o segundo maior consumidor de vídeos da plataforma no mundo. Por isso, é tão interessante para o seu e-commerce investir em conteúdo para esse formato de mídia.

Vale apostar em resenhas e até em vídeos que mostram o funcionamento de um determinado produto, por exemplo. No blog da sua loja virtual, os artigos podem contar com links para esses materiais. 

Essa estratégia é bastante indicada para os conteúdos serem mais explicativos e tirarem praticamente todas as dúvidas dos leitores sobre as mercadorias disponibilizadas.

Saiba trabalhar com imagens

Títulos atraentes, texto criativo e vídeos informativos contribuem para o conteúdo de um blog ser de alto nível. Isso, inegavelmente, é positivo para ficar na primeira página do Google.

Contudo, é necessário ficar atento a um detalhe crucial para conseguir um ótimo posicionamento nos mecanismos de busca: a qualidade das imagens.

Para quem trabalha com comércio eletrônico, é preciso ter um cuidado especial com a descrição das fotos. Elas devem especificar com maestria os produtos ofertados. 

Principalmente, o conteúdo para loja virtual deve contar com fotos nítidas que sejam esclarecedoras para o público-alvo. Além disso, as imagens devem ser otimizadas dentro das melhores práticas de SEO.

Conte com uma equipe interna 

Mesmo que o conteúdo para blog seja feito por freelancers ou agências especializadas, é bom que uma loja virtual tenha profissionais que entendam bastante de marketing de conteúdo.

Dessa forma, é possível alinhar os objetivos do negócio com as melhores práticas para atrair os clientes. Para isso, é interessante que seja criado internamente um mapa de responsabilidades que abrange as tarefas a serem realizadas, como:

  • curadoria de conteúdo
  • criação do calendário editorial;
  • revisão dos textos;
  • avaliação das métricas;
  • gerenciamento de redes sociais;
  • otimização para os mecanismos de busca;
  • estratégias para interatividade com o público-alvo.

Contar com uma equipe interna é uma maneira de direcionar e avaliar os trabalhos de forma precisa e dentro dos objetivos da organização. Se isso não for feito, o investimento em marketing de conteúdo dificilmente alcançará as metas.

Elaboração das pautas

O calendário editorial é uma referência importante para a montagem de um bom conteúdo para blog. Contudo, isso deve envolver também a elaboração pautas, atividade que precisa ser acompanhada de perto pela equipe interna de marketing de conteúdo da sua loja virtual.

As pautas devem apontar a quantidade de palavras, a persona, as palavras-chave e referências para localizar informações úteis para o artigo.

Também é necessário que elas apresentem uma descrição dos temas a serem abordados. Assim, o redator terá mais facilidade de produzir um conteúdo relevante para a audiência, o que é imprescindível para aumentar a credibilidade e o prestígio da marca.

Invista na história de clientes

A estratégia de marketing de conteúdo pode ser uma excelente oportunidade de humanização da comunicação da empresa. Uma forma de fazer isso é destacar exemplos de clientes que ficaram plenamente satisfeitos com os serviços.

No blog, é possível trabalhar com artigos que mostram a trajetória de um consumidor ao interagir com a sua loja virtual. Procure explorar depoimentos que mostrem como a sua companhia ajudou o usuário a resolver um problema.

Esse conteúdo cria uma aproximação maior com a audiência. Isso é muito positivo para fortalecer a imagem de uma organização. Atualmente, os consumidores levam bastante em consideração a qualidade do atendimento. Em muitos casos, esse fator é mais relevante do que o preço.

Com planejamento e dedicação, a estratégia de conteúdo para blog pode proporcionar ótimos resultados para o seu negócio. Por isso, invista em alternativas para oferecer informações que vão educar e convencer os compradores a fazer negócios com a sua empresa.

*Artigo publicado originalmente em março de 2018 e atualizado em julho de 2019.

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