Início Estratégias de Marketing Produza conteúdo para loja virtual e atraia mais clientes!

Produza conteúdo para loja virtual e atraia mais clientes!

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Segundo Bill Gates, “o conteúdo é rei”. Hoje em dia muitas empresas dizem que sem um blog, um canal de YouTube ou perfil nas redes sociais a sua marca terá poucas chances de sobreviver na web. E, apesar de ser verdade, isso não é novidade.

Cunhada pelo bilionário ainda em 1996 — ou seja, antes mesmo do surgimento de gigantes como o Google ou Facebook —, essa frase já indicava há mais de 2 décadas como o conteúdo para loja virtual poderia ser uma ótima estratégia para atrair mais clientes.

Mas como isso é possível? Qual é a importância do marketing de conteúdo para os resultados do seu negócio? Como criar uma boa estratégia para a sua empresa? É o que veremos neste post. Confira!


Ganhe tráfego orgânico

Nem redes sociais, nem anúncios em redes de display: de acordo com uma pesquisa feita pela BrightEdge, mais da metade dos acessos dos sites (51%) costuma vir dos resultados orgânicos do Google. Ou seja: pelo menos 5 em cada 10 visitantes da sua loja online podem chegar até ela por meio do tráfego orgânico.

E nada melhor para aumentar esse tráfego do que investir em conteúdo.

Atraia clientes com bom conteúdo para loja virtual

Quando sua empresa investe em conteúdo original, outras páginas se sentem mais interessadas em replicar aquele material. Isso gera links para o seu site, sua audiência passa mais tempo lendo o que foi escrito (aumentando o tempo de permanência na tela) e os robôs do Google compreendem melhor a existência daquele e-commerce.

Esses aspectos fazem com que a sua loja virtual ganhe mais chances de se destacar nos resultados orgânicos das busca.

Aumente a autoridade da sua marca na web

Também existem ganhos indiretos que o e-commerce pode ter com a produção de conteúdo, e talvez o mais conhecido seja o aumento da autoridade da marca.

Quando uma empresa fala a respeito daquilo que vende ou produz, a audiência tende a ter uma percepção de que ela entende realmente a respeito daquele mercado. E isso gera mais confiança na compra.

Mas agora vem a pergunta: como criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo para uma empresa? Continue a leitura e descubra os 7 passos.

Crie sua estratégia de marketing de conteúdo

Percebeu como a criação de conteúdo pode trazer bons resultados para o seu negócio? Ficou interessado em criar uma estratégia de marketing voltada para isso? Então veja como começar seu planejamento e que caminhos tem dado certo na web hoje em dia.

Planeje bem a sua persona

O pontapé inicial de uma estratégia de marketing de conteúdo começa com a criação de uma persona, um perfil que aponta como é o seu cliente ideal e como ele se comporta. Algo que, é bom deixar claro, não tem nada a ver com público-alvo.

Enquanto o público-alvo é definido por informações mais frias, como idade, sexo, poder aquisitivo e até localização, a persona deve trazer dados mais amplos, como nível de engajamento com a marca, frequência de compra e até canais por onde se informa.

Essa persona definirá o tipo de conteúdo a ser trabalhado e até a linguagem que deve ser utilizada.

Tenha canais de publicação de conteúdo

Com a persona definida, é importante pensar onde aquele conteúdo produzido será veiculado. Aqui é interessante planejar a criação de um blog, um canal no YouTube, um perfil no Instagram, entre outras coisas.

Crie textos originais para os produtos ou serviços

Atrair clientes com ajuda de conteúdo também envolve produzir informações sobre o seu produto ou serviço.

Além de um texto bem escrito ser mais atrativo para a audiência, é bom ter em mente que utilizar materiais copiados de outros lugares pode fazer com que o Google puna a sua página, acusando aquele material de ser algum tipo de plágio.

Aposte na produção de vídeos

Segundo uma pesquisa realizada pelo YouTube e publicada no site da Exame, o Brasil é o segundo maior consumidor de vídeos da plataforma no mundo. Por isso é tão interessante para o seu negócio investir em conteúdo para esse formato de mídia.

Vale apostar em resenhas e até em vídeos que mostrem o funcionamento de um determinado produto, por exemplo.

Fale com a comunidade

Se o seu negócio é bastante conhecido em determinadas regiões ou vende produtos regionais, falar com a comunidade pode ser algo bastante interessante e importante para a estratégia de marketing de conteúdo.

Por exemplo, temos o caso do Mitten Crate, um clube de assinaturas que vende produtos produzidos no Estado de Michigan. No blog da empresa é possível encontrar diversos posts falando sobre artistas, produtos e serviços locais, que não apenas ajudam na confecção de alguns dos itens do e-commerce, como também fomentam a economia local.

Invista em sistemas de parcerias

Apostar em uma estratégia de criação de conteúdo também pode ser uma boa maneira de driblar o problema dos bloqueadores de publicidade da internet.

Veja só: segundo o relatório da PageFair, que monitora o uso de adblocks (bloqueadores de publicidade digital) no mundo, só no ano passado foram encontrados mecanismos de bloqueio de banners em mais de 600 milhões de aparelhos ao redor do globo. Um problema que já abordamos no post sobre o novo bloqueador de anúncios do Google Chrome.

Com isso em mente, apostar em sistemas de parceria com blogueiros, youtubers e até instagramers pode ser uma ótima pedida para que o conteúdo criado por eles traga links e credibilidade para a sua marca. E ainda evita o impacto dos adblocks, já que o material será nativo da página.

Leve a sério a missão, a visão e os valores da marca

Por fim, pense em um tipo de conteúdo que também esteja alinhado com a missão, visão e valores da marca.

Isso quer dizer o seguinte: se a sua empresa de fato apresenta ações e propostas para ajudar causas ambientais ou sociais, por exemplo, pode ser lucrativo produzir conteúdos que abordem esses temas. No entanto, se eles não fizerem parte do dia a dia da empresa, talvez seja melhor não abordá-los.

Viu como o conteúdo para loja virtual pode alavancar os resultados do seu negócio?

Nesse sentido, é fundamental contar com uma plataforma de e-commerce de qualidade, que possibilite uma boa experiência de compra e a otimização das conversões.

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