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Saiba como e por que investir em anúncios para e-commerce

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Com tanta concorrência no mercado e clientes cada vez mais exigentes, é fundamental garantir que a sua empresa esteja se destacando no cenário digital. Para isso, você pode investir em técnicas como o Marketing de Conteúdo para atrair leads de forma orgânica ou então apostar em anúncios pagos para o seu e-commerce.

Atualmente, investir em publicidade online já se tornou uma importante estratégia para o marketing digital. Essa tendência é ainda mais relevante para lojas virtuais, que dependem de uma boa presença online e da atração de tráfego de usuários interessados em consumir os seus produtos. 

Dessa forma, apostar em anúncios pagos para e-commerce não é só uma excelente tática, como uma ação que se tornou essencial para se destacar no mercado. Portanto, se você quer saber mais sobre as principais vantagens dessa estratégia e as dicas de como obter sucesso nessa empreitada, continue a leitura!

 

Quais são as principais vantagens de investir em anúncios pagos?

Caso você ache caro investir em mídia online, está na hora de repensar essa ideia. Comprar pela internet já se tornou um hábito no Brasil. Para se ter ideia, de acordo com o 39º Webshoppers, 58 milhões de brasileiros fizeram pelo menos um pedido online em 2018.

Portanto, não ter uma presença forte no mundo digital pode prejudicar o faturamento do seu negócio. Afinal, de nada vai adiantar oferecer os melhores preços e produtos se, na prática, ninguém conhece a sua loja. Assim, se torna necessário investir em estratégias de divulgação para a sua marca.

Com técnicas de Marketing de Conteúdo em ação – como ao investir na produção de um blog com conteúdo relevante –, você consegue atrair mais leads e destacar a sua empresa de maneira orgânica. O bom posicionamento em mecanismos de busca, como o Google, também é importantíssimo.

Porém, essa é uma estratégia de médio e longo prazo e, assim, é preciso investir em diferentes frentes para se destacar. Com uma estratégia voltada para os anúncios pagos também, você fortalece a presença digital da sua marca e, mais importante, de maneira quase que imediata.

Diante desse panorama de oportunidade de vendas e do atingimento em massa de um grande número de pessoas, vários resultados podem ser obtidos com a publicidade online, como:

  • aumento na geração de leads;
  • maior exposição do conteúdo relacionado à sua empresa;
  • maior tráfego e visibilidade para sua marca;
  • investimento flexível;
  • a curto prazo;
  • análises mais eficientes;
  • maiores possibilidades de segmentação;
  • otimização dinâmica para ajustes, caso a estratégia não esteja dando certo.

Formatos de anúncios pagos para o seu e-commerce

No Brasil, o investimento em publicidade online cresceu 26% em 2016, segundo o estudo Digital AdSpend 2017. Isso reforça o crescimento da importância de se investir em anúncios online no país. Ao identificar essa necessidade, é hora de escolher os melhores formatos para o perfil do seu negócio.

Afinal, não adianta anunciar por anunciar, é preciso saber o que você está fazendo e realizar um planejamento estratégico. O primeiro passo é definir qual dos diferentes tipos de anúncios online que você pode utilizar nas campanhas da sua empresa. Para facilitar o seu trabalho, separamos uma lista, confira!

Anúncios do Google Ads

São os anúncios desse motor de busca que aparecem na parte de destaque da página de pesquisa, deixando sites específicos em evidência.

Eles funcionam por meio de leilões de palavras-chave e são criados pelo Google Ads (antigo AdWords) de acordo com o público e as diretrizes de segmentação que você escolher. Funcionam por meio de CPC (custo por clique), CPM (custo por mil impressões), CPA (custo por aquisição) e CPV (custo por visualização, no caso de vídeos).

Estratégia: muito usado por empresas de diversos ramos, a plataforma funciona com os conteúdos produzidos pelos anunciantes sendo exibidos na Rede de Pesquisa, na Rede de Display ou nas duas. Não obstante, o principal benefício é se destacar da concorrência e aparecer na primeira página de resultados de uma busca ou na infinidade de sites que estão afiliados a ele pelo AdSense.

Rede de Pesquisa

O que são: são os resultados que aparecem direto na página de busca do Google, a SERP (Search Engine Results Page), tanto no início quanto no fim. Esses famosos links patrocinados têm formatos menos padronizados e permitem extensões.

Como funcionam: segundo o próprio Google, a ordem em que o anúncio é exibido em uma página acontece por meio de um leilão, que gera uma classificação baseada em: valor do lance, qualidade do anúncio no momento do leilão (incluindo a taxa de cliques esperada, a relevância e a experiência na página de destino), limites mínimos de classificação, contexto da pesquisa (localização, dispositivo, horário, termos de pesquisa, outros anúncios e resultados de pesquisa, além de outros sinais e atributos dos usuários) e no impacto esperado das extensões e de outros formatos de anúncio.

Estratégia: é importante colocar no título a palavra-chave mais relevante para o seu público durante uma busca, pois esses termos costumam ficar em negrito e se destacar para o usuário que os procura.

anúncios rede de pesquisa Google

Rede de Display

O que é: é anúncio gráfico que pode ser divulgado nas páginas afiliadas ao Google, além de sites como YouTube, Gmail e Blogger.

Como funcionam: são permitidas campanhas gerais, de remarketing e até audiovisuais, além de existir uma segmentação de exibição com base no histórico de navegação do usuário.

Estratégia: esses anúncios são excelentes formas visuais de se fazer propaganda, principalmente em datas promocionais. Para isso, é necessário usar imagens de boa qualidade, com equilíbrio no layout, além de um CTA (call to action) impactante.

Campanhas de Remarketing

O que são: anúncios que resgatam clientes para sua loja após visita inicial ao site da empresa.

Como funcionam: acontecem pelo Google Ads e funcionam por meio de uma tag ou pixel que você pode adicionar ao portal da sua empresa, além de definir listas de remarketing para cada página visitada.

Estratégia: estima-se que 95% dos usuários que entram em um site saem em seguida sem fazer nenhum tipo de interação. Porém, isso não significa que você perdeu definitivamente esses possíveis clientes.

Com campanhas de anúncios de remarketing — oferecendo um cupom de desconto ou frete grátis, por exemplo — você pode convencer parte desse tráfego que havia se interessado anteriormente pelo seu produto, mas que seria desperdiçado, a retornar ao seu site e finalmente realizar a compra.

Google Shopping

Google Shopping é um serviço que permite a oferta de produtos de sites de compras online e os consumidores podem comparar os preços entre os diferentes fornecedores.

Como funciona: basta estar cadastrado no Google Merchant Center, ter um arquivo XML da loja e vincular o sistema ao Google Ads para poder criar campanhas. Diversas plataformas, incluindo a Tray Corp, já têm o XML do Google e a integração com a API Google Merchant Center, permitindo que você faça isso diretamente no painel de sua loja.

Estratégia: cadastrar seus produtos aqui pode ser uma estratégia relevante para destacar-se da concorrência, caso você tenha preços competitivos ou produtos bastante específicos, que outros e-commerces não oferecem.

Google Shopping

Social Ads

O que é: como o próprio nome diz, trata-se da publicidade nas redes sociais. Aqui entram: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Waze e outros. Escolha estar nos canais em que seus clientes se encontram para poder destinar melhor seus recursos. O relacionamento pode ser bem trabalhado aqui, assim como as vendas.

Facebook

Como funciona: o Facebook Ads é uma das formas mais usadas por quem tem lojas virtuais, exibindo sua propaganda para um público segmentado.

Como é feita a cobrança: a monetização do Facebook funciona por CPC, CPM e ele ainda permite uma cobrança por engajamento ou por aquisição, variando de acordo com o tipo de campanha escolhida.

Estratégia: estar no Facebook é importante pois ele é a rede mais usada pelos brasileiros. Permite que você aumente a geração de leads e oportunidades de negócio com uma maior exposição da sua marca, tendo um custo menor que uma campanha em grandes veículos. Anúncios para e-commerce nesse canal costumam ter alcance bastante positivo.

Dica extra

As principais dicas na hora de criar a publicidade para o Facebook é manter CTAs claros, de acordo com os objetivos de marketing escolhidos nas campanhas, e valorizar imagens e vídeos, tornando-as atrativas e interessantes para que atraiam a atenção dos usuários em meio a competição de informações no feed de notícias.

O Facebook permite um local de teste, o Creative Hub, no qual você pode ver como ficaria sua publicidade e se inspirar em outras propagandas existentes. Além de criar seus mockups, você pode gerar uma URL do anúncio para mostrar ao seu time de marketing antes de que seja publicado.

Instagram

O que é: é a segunda rede social mais usada no país e muito indicada para e-commerces de moda, por exemplo, oferecendo grande potencial de engajamento e conversão, já que a ferramenta permite etiquetar preços de produtos nas fotos.

Como funciona: funciona também pelo Facebook Business Manager. Basta configurar o anúncio na ferramenta e vincular sua conta do Instagram para poder criar suas campanhas no Power Editor.

Como é feita a cobrança: a cobrança ocorre por CPM e CPC.

Estratégia: você pode escolher dentro da versão Business uma série de objetivos de marketing para sua campanha. Ela pode ser direcionada tanto para ser exibida no feed do Instagram quanto no Instagram Stories. Entre os objetivos de marketing que podem ser escolhidos estão alcance, visualizações do vídeo ou conversões de acordo com as suas expectativas, e assim criar suas campanhas com base nelas.

YouTube

Como funciona: mais uma vez os anúncios pagos são integrados ao Google Ads e existem diversas possibilidades de exibi-los em diferentes canais. Os algoritmos do YouTube ligam os vídeos dos criadores de conteúdo às publicidades pagas, levando em consideração os interesses de ambos.

Porém, é importante destacar que cada canal pode personalizar os tipos de anúncios que aceita exibir e até bloquear alguns tópicos que não deseja. As opções de criação de conteúdo passam por manuais de uso de produtos a documentários e vídeos promocionais das marcas, sendo uma rede bastante versátil.

Como é feita a cobrança: além do CPM, CPA e CPC, o YouTube conta ainda com precificação por CPV (custo por visualização), usada somente para campanhas em formato de vídeo.

Estratégia: existem dois tipos principais de anúncios: o Non-skippable e o TrueView. O primeiro aparece no início do vídeo, dura até 15 segundos e não pode ser ignorado pelo usuário — enquanto o segundo tipo pode. TrueView é uma modalidade interessante para publicidade de lojas, por ser flexível e proporcionar melhor experiência para o usuário, uma vez que eles receberão as recomendações de acordo com suas as preferências pessoais.

Dica extra

Diversos segmentos podem lucrar com essa estratégia, como os de Música, Comida, Eletrodomésticos e eletrônicos, como é feito pela empresa de máquinas fotográficas GoPro.

anúncio youtube

Native Ads

O que são: são as propagandas nativas, ou seja, que fazem parte da estrutura de um site ou de seu conteúdo, como grandes sites de notícias.

Diferenciais: as vantagens de investir nessa opção são o grande alcance desses canais e a autoridade que eles têm. Entretanto, os valores cobrados nessa modalidade normalmente são mais altos do que as outras opções.

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Formatos de lances para campanhas

Aqui começamos um assunto fundamental para quem deseja investir em mídias pagas: a precificação. Entender como funcionam os formatos de lances para publicidade online é fundamental para se obter bons resultados. Os três tipos de cobranças mais comuns são:

CPC – Custo por Clique

Como ocorre a cobrança: é feita por clique no anúncio. É um orçamento fácil de administrar estrategicamente e mede especificamente quais usuários chegaram ao seu site.

Estratégia: é ótimo para quem quer mais tráfego.

Cálculo: para calcular o custo total de CPC, é fácil. Basta seguir a fórmula abaixo.

Custo total = CPC x número de cliques

CPM – Custo por Mil Impressões

Como ocorre a cobrança: a cada mil impressões, ou seja, número de vezes que sua mensagem for exibida, terá um custo. Esse é o tipo de precificação usada para grandes portais, blogs, canais de notícias e tudo que tem grande tráfego (para a propaganda ser visualizada a cada 1000 pessoas).

Estratégia: O CPM acaba sendo, algumas vezes, um pouco mais caro em comparação ao CPC, no caso de vendas diretas, porém é uma tática muito positiva para branding e exposição da marca.

O cálculo do valor que você gastará no total é:

Custo Total = CPM x (Visualizações/1000)

CPA – Custo por Aquisição

Como ocorre a cobrança: o anunciante só paga pela conversão, que é quando o visitante realiza a ação determinada como objetivo daquele anúncio. No caso do e-commerce, por exemplo, é quando acontece a venda na loja.

Estratégia: os objetivos são variados, desde vendas de produtos até conquista de leads, visualização de vídeos, inscrição em formulários, etc. É importante lembrar que se você diminuir o valor do CPA nessa modalidade o seu anúncio poderá perder posições. Então, caso sua campanha não esteja obtendo bons resultados, suas opções são definir um CPA personalizado ou mudar seu tipo de lance (CPC ou CPM).

Existem condições para seu uso dependendo da plataforma, então fique atento:

Ao ativar e configurar o Otimizador de Conversões no Google Ads, você pode usar três tipos de lance de CPA:

  • o lance de CPA desejado: valor que você gostaria de pagar;
  • o lance máximo de CPA: valor máximo por cada conversão;
  • ou por comissão, x% sobre a venda.

A vantagem é que o Google ajusta sua campanha automaticamente de acordo com o histórico de conversões e você não precisa configurar lances para cada palavra.

Para calcular o CPA, basta usar a fórmula

CPA= total investido / número de conversões

Dica extra

Caso seja o início da sua campanha e você tenha escolhido o Custo por Clique, uma opção vantajosa é deixar o lance como automático para que a própria plataforma regule e encontre a melhor precificação para você. Porém, esse processo pode levar cerca de uma semana para ser feito.

Outra opção é iniciar campanhas com um CPC elevado e ir diminuindo-o de acordo com seu desempenho. O inverso também é válido: começar com um CPC baixo e ir aumentando-o gradativamente, levando em conta o orçamento previsto para aquela campanha e o tempo de exposição do anúncio.

4 formas de otimizar suas campanhas

Agora que você já conhece os principais tipos de anúncio para e-commerce, como eles funcionam e as vantagens de cada um, chegou a hora de saber como otimizar suas campanhas para obter os melhores resultados. 

Para isso, listamos quatro formas práticas de tornar as suas ações ainda mais eficientes e conseguir melhores resultados. Confira!

1. Evite pausar campanhas com conversão

Mesmo existindo algumas exceções, antes de pensar em pausar sua campanha, busque analisar todos os fatores para descobrir qual está atrapalhando sua performance.

Suponhamos que você perceba que seu ROI está abaixo do esperado, mas a campanha está trazendo conversões. Nesse caso, o ideal é verificar quais anúncios especificamente estão derrubando seu ROI e pausar apenas os que impactam de maneira negativa esse resultado. Busque analisar no outro dia se a mudança foi positiva. Além disso, analise seus bons resultados e realize ajustes de orçamento e CPC para otimizar os seus efeitos.

2. Ajuste sua segmentação

Existem diversas opções de segmentação que você pode utilizar para atingir o seu público-alvo de maneira mais eficaz. Em geral, as mais comuns são por região geográfica, gênero, idade, status parental, tipo de dispositivo, tópicos e canais.

Exemplo: imaginemos novamente que sua campanha está com um ROI abaixo do esperado. Uma dica é analisar seus grupos de anúncios buscando quais têm o custo mais alto com uma baixa taxa de conversão.

Faça alterações de segmentação neles para melhorar seu ROI e não se esqueça de testar os efeitos dessas mudanças nos dias subsequentes. Outra dica é criar campanhas separadas para regiões diferentes, pois posteriormente isso facilitará na precificação, análise e otimização.

3. Evite os finais de semana

Normalmente, o final de semana é o período no qual os anúncios para e-commerce obtêm os piores resultados. Logo, o indicado é ajustar sua publicidade online para redução dos lances nesses dias e horários.

Claro que cada caso é um caso. Logo, com os relatórios de suas campanhas você pode realizar ajustes voltados para os dias e horários com melhores retornos. Esses dados estão disponíveis na aba “Dimensões” do Google Ads.

4. Força total na reta final

Você conhece a função de entrega acelerada do Google Ads para e-commerce?

Em vez do orçamento diário ser distribuído uniformemente, ele é gasto durante as primeiras horas do dia.

É uma ótima opção para campanhas que estão indo muito bem, estando em sua reta final e ainda têm orçamento para ser gasto. Suas propagandas serão exibidas o mais rápido possível até acabar o seu investimento.

É uma boa opção também em finais de promoções online, quando você deseja aumentar o volume de vendas e precisa que mais pessoas vejam sua publicidade.

Qual a importância de acompanhar os seus relatórios?

Por mais que essas estratégias ajudem a sua empresa a conseguir melhores resultados, nem sempre vão significar mais conversões e, por isso, você deve continuar acompanhando seus relatórios de perto para obter os melhores resultados. O monitoramento também deve ser uma prioridade.

No mundo digital, as coisas mudam muito rápido e uma estratégia que está funcionando em determinado momento pode, de uma hora para outra, começar a gerar resultados menos expressivos. Ao acompanhar regularmente as suas campanhas, você pode identificar eventuais falhas no processo.

Dessa forma, você consegue antecipar uma queda no desempenho de uma ação e, assim, tomar as atitudes necessárias para que as conversões não caíam, por exemplo. Para fazer um trabalho eficiente de monitoramento, é importante definir algumas métricas e indicadores para saber o que está funcionando e o que precisa ser otimizado.

Quais são as métricas que você deve utilizar para mensurar suas campanhas?

Para você saber exatamente o que deve ser monitorado, destacamos algumas das principais métricas que você deve ficar atento. Afinal, se você quer aumentar o faturamento da sua loja virtual, é preciso saber o que ficar de olho para garantir a eficiência das suas campanhas.

Taxa de Conversão

Essa talvez seja a métrica mais importante dentro do Marketing Digital, afinal, não adianta conseguir um clique ou um acesso se, na prática, você não consegue finalizar a venda. A taxa de conversão, portanto, representa quantas vendas efetivas você realizou para cada usuário que visitou sua página.

Impressões

Saber quantas vezes o seu anúncio foi exibido é muito importante e é exatamente isso que o número de impressões representa. É preciso ter muito cuidado para não confundir com quantas pessoas viram a sua campanha, afinal, essa métrica mostra quantas vezes foi exibido e não visualizado.

Cliques

Para entender se os seus anúncios são realmente eficientes, é fundamental ficar atento à taxa de cliques. Ou seja, o indicador mostra quantas pessoas, de fato, clicaram naquele anúncio e foram direcionadas para suas páginas. Dessa forma, você tem uma ideia da efetividade da sua campanha.

ROAS

Apesar de o termo mais conhecido ser ROI (Retorno Sobre Investimento), é importante acompanhar também o ROAS (Return on Advertising Spend), que representa o retorno sobre o que foi gasto em determinado anúncio. Ou seja, quanto você conseguiu de volta com os recursos utilizados em uma campanha.

Taxa de Rejeição

Muitas vezes, o seu anúncio consegue garantir o clique do usuário, porém, ele entra na sua página, não realiza nenhuma ação e, em seguida, deixa o seu site. Isso se chama Taxa de Rejeição.

É importante para entender se o anúncio está, de fato, de acordo com o conteúdo que o usuário vai encontrar na landing page. Pode servir também para saber se o público impactado pela campanha está sendo o correto para o que é oferecido.

Quais são os erros mais comuns quando falamos em anúncios pagos?

Apesar de ser uma excelente maneira de conseguir aumentar a relevância da sua marca nas plataformas digitais, alguns erros podem prejudicar os resultados dos seus anúncios pagos. Aqui estão os mais comuns, confira!

Não realizar um planejamento estratégico

Não é porque você está pagando que, necessariamente, as suas campanhas vão ser eficientes. É preciso realizar um planejamento estratégico para ter a certeza de que as suas escolhas são, de fato, as melhores para obter resultados positivos para a sua loja virtual.

Não mensurar as métricas corretas

Ao estabelecer as métricas para serem acompanhadas, você precisa ter certeza de que elas estão alinhadas ao seu objetivo final. De nada adianta monitorar um indicador que não representa a efetividade dos seus anúncios. O número de impressões sozinho, por exemplo, não mostra se a sua campanha foi positiva ou não.

Não tentar se diferenciar da concorrência

A criatividade ainda é peça-chave para ter sucesso quando falamos em Marketing Digital e, por isso, é importante tentar sair do senso comum para impactar os consumidores. Anúncios pagos repetitivos acabam incomodando a experiência do usuário e podem gerar uma associação negativa com a sua marca.

Não definir um público específico

Para que a sua taxa de conversão seja elevada, é preciso que a sua campanha tenha algum efeito sob o usuário. Portanto, realizar uma segmentação do público que vai ser impactado pelos seus anúncios pagos é fundamental para se certificar de que cada ação faça sentido para quem for impactado.

Limitar suas ações a uma única opção

Mostramos neste artigo as diversas opções de anúncios pagos disponíveis para quem quer se destacar no meio digital. Portanto, faça bom uso dessa variedade de canais para que as suas campanhas se tornem mais amplas e eficientes. Não limite suas ações a uma ou duas opções apenas.

Não fazer remarketing

Campanhas de remarketing costumam ser bastante eficazes pois impactam diversas vezes um público que já demonstrou algum tipo de interesse por sua marca ou produtos antes. Assim, é possível conseguir excelentes resultados a partir de uma estratégia que atinge uma segmentação mais qualificada de audiência.

Quais ações colocar em prática para evitar esses erros?

Para que esses erros não se repitam, é importante colocar em prática algumas ações para otimizar os resultados dos seus anúncios pagos.

  • não pare de monitorar as suas campanhas, elas precisam ser aprimoradas constantemente para serem efetivas;
  • fique atento aos indicadores estabelecidos para entender melhor o que funciona melhor com os seus consumidores;
  • analise profundamente o comportamento do seu consumidor para saber quais são as suas preferências e, assim, produzir campanhas que funcionem ainda melhor;
  • procure por novas ferramentas e diferentes canais de comunicação para otimizar ainda mais os seus anúncios pagos.

É evidente, portanto, como é importante garantir a relevância digital da sua empresa nos dias de hoje. Por isso, montar um planejamento voltado para anúncios pagos é essencial para que mais pessoas sejam impactadas pelas suas campanhas. Com diversas opções, é só escolher o que melhor se encaixa ao seu modelo de negócio.

Seguindo essas dicas, vai ser possível otimizar os resultados dos anúncios pagos para que o seu e-commerce consiga se destacar em um mercado tão competitivo.

*Artigo publicado originalmente em maio de 2018 e atualizado em julho de 2019

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