Início Logística Sistema integrado de estoque: veja como fazer e as ferramentas ideais

Sistema integrado de estoque: veja como fazer e as ferramentas ideais

sistema-integrado-estoque

Em um setor com muita concorrência, mas também com muito espaço para crescimento, quem investe em otimização tem a receita certa para se destacar. Em poucas áreas essa afirmação é tão importante quanto no e-commerce. É por isso que contar com um sistema integrado de estoque pode ser a garantia de sucesso para o seu negócio.

Entenda por que o investimento é essencial, quais as vantagens de um estoque otimizado e como começar essa integração na prática.

 

Qual é a importância da gestão de estoque no e-commerce

Ter um controle de estoque automatizado, integrado e otimizado é uma das buscas mais importantes de gestores na hora de investir em sua loja virtual.

Mas por quê? Como, na prática, a gestão de estoque no e-commerce pode se tornar uma vantagem competitiva? Vamos começar listando alguns desses benefícios.

Melhor controle de inventário

Em termos gerais, o bom controle de estoque garante visão completa sobre seu inventário: quantos itens há de cada produto, quais estão tendo mais ou menos saída, quando é preciso reposição, etc.

Quanto melhor for sua gestão nesse aspecto, mais fáceis ficam os processos de preparação de pedidos, mais flexibilidade você tem para negociar com fornecedores e, como consequência, mais competitividade tem seu preço para o consumidor final.

Garantia de disponibilidade de produtos

No e-commerce, a indisponibilidade de um produto geralmente significa clientes perdidos e vendas a menos feitas no mês.

Portanto, ter um controle que minimize ao máximo essa variação no estoque vai tornar sua taxa de conversão mais confiável e previsível ao longo do tempo.

Resolução simples de trocas e devoluções

Principalmente apostando em um sistema integrado de estoque, você tem auxílio automatizado para gerenciar situações como trocas e devoluções, que são inevitáveis em um e-commerce e podem ser vistas como uma oportunidade de fidelizar os clientes. Quanto mais ágil e simples for esse processo, mais chance você tem de transformar uma insatisfação em uma experiência positiva.

Integração entre loja virtual e física

Se quer ter sucesso, quem está apostando no e-commerce para complementar a presença de sua loja física no mercado não só se beneficia de um controle de estoque integrado, mas precisa dele.

É um tipo de solução capaz de dar visão em tempo real sobre o inventário e a saída dos produtos em ambos os canais. Sem esse controle, é difícil garantir a disponibilidade de produtos, gerando situações negativas como cancelamentos e atrasos.

Redução de custos operacionais

Tudo que falamos sobre otimização, simplificação e integração aponta para o mesmo lado: quem investe em um bom controle de estoque gasta menos para ser mais eficiente. Menos tempo, menos recursos e menos etapas, o que pode tornar a sua empresa muito mais competitiva mesmo que com menor capacidade de investimento do que players maiores.

Quais as vantagens de contar com um sistema integrado de estoque

Expandindo essa ideia de um bom controle de estoque como força competitiva, chegamos ao ponto principal deste texto: há um potencial ainda maior nessa gestão se ela é feita por um sistema integrado com todas as outras áreas do negócio.

Um e-commerce utiliza vários sistemas: 

São várias funcionalidades específicas, mas que não têm sentido isoladamente. Um bom sistema de loja virtual é aquele cujos módulos falam a mesma língua, conversam entre si.

É a melhor saída para manter seu estoque sempre atualizado, com cálculos monetários referentes a precificação ou emissão de nota, além de ajudar na identificação de curva ABC de produtos, cálculo de compra e outras informações que podem ser os diferenciais para o seu sucesso.

Uma ótima integração de sistemas garante confiabilidade, além de possibilitar o uso máximo do potencial do seu estoque, com informações precisas da disponibilidade de produtos.

Mediante essa alta disponibilidade, a plataforma integrada recebe toda a possibilidade de venda do produto, a capacidade de disponibilização no site e as unidades disponíveis em cada sede da empresa.

Pode, também, mostrar a capacidade de envio dos produtos para os marketplaces e até mesmo exibir um produto que acabou de voltar de uma troca, por exemplo.

É isso que chamamos de visão completa de estoque, que vai muito além dele próprio. É um tipo de poder para o futuro do seu negócio que apenas é possível com a implementação de tecnologia e otimização da rotina da loja virtual.

Como fazer essa integração na prática

Agora que você entende bem a importância dessa integração, deve estar pensando como é possível fazer isso sem ter que realizar um grande investimento.

Felizmente, existem soluções capazes de dar esse poder de controle para negócios de todos os tamanhos. Veja do que você precisa para começar!

Faça um levantamento de suas necessidades atuais

A integração é fundamental, mas a forma como ela será feita depende da natureza da sua empresa. É um e-commerce puro? Você pretende unir loja virtual e física sob um único sistema? Quanto você pretende crescer em alcance e demanda nos próximos anos? Essas perguntas vão definir o tipo de solução que você deve buscar.

Otimize processos de logística interna

A solução que você buscará vai auxiliar no controle do estoque, mas isso não significa que algumas coisas não possam ser feitas fora dele para facilitar essa integração.

Estamos falando de ações como reorganizar espaço físico, encurtar distâncias e cortar processos excessivos na preparação do pedido. Quando sua logística é bem planejada, a empresa consegue aproveitar ainda mais o sistema implantado.

Faça muitos testes

Integrações entre dois ou mais sistemas podem apresentar várias dificuldades. Entretanto, a principal é a falta de confiabilidade da informação, fazendo com que um determinado dado seja consumido no lugar errado, o que pode gerar até mesmo prejuízo. Para isso, é necessário sempre ter um cronograma muito forte de testes.

Busque soluções já integradas

Você pode realizar a integração do estoque no sistema por meio de softwares diferentes que contem com mecanismos (como API pública) para conversarem entre si.

A melhor solução para um bom controle de estoque, porém, é ter essa funcionalidade já incluída em seu sistema integrado, ou ERP. Como ela já é nativa, pode receber e enviar informações a outros setores do negócio para criar visão e controle sem dificuldades.

A integração é vital para o sucesso de um e-commerce, ainda mais se falamos de futuro. Um sistema integrado de estoque é uma das prioridades nesse cenário, como você pôde ver. Por isso, a hora de investir em automação e controle é agora!

Baixe o case: omnichannel
com a Loja Virus
Saiba como a Loja Virus potencializou a experiência do cliente e aumentou o ticket de vendas com a estratégia omnichannel!

Quero ler o e-book agora!