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Tendências de e-commerce 2019: veja o que está em alta neste ano

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Desde que o sistema de compras online surgiu, ele vem sendo otimizado para se adequar à realidade e às necessidades dos consumidores. Quem deseja permanecer forte no comércio, então, precisa ficar atento às novidades que chegam para simplificar e potencializar as transações. Sendo assim, você já está por dentro das tendências de e-commerce 2019?

Vivemos tempos em que a qualidade da experiência de compra do usuário tem ganhado cada vez mais importância. As pessoas querem, sobretudo, facilidades e diferenciação. Além disso, com a expansão dos millennials e da geração Z nesse mercado de consumo, a forma de vender precisa se tornar cada vez mais integrada à inteligência artificial. Afinal, o foco precisa ser agradar esses perfis.

Então, continue a leitura e acompanhe as inovações para as lojas virtuais!

 

Crescimento dos chatbots

O bom atendimento é essencial para que o consumidor se torne mais fiel à marca. Automatizar essa etapa, ao menos em partes, garante à loja mais eficiência em suas ações, por desburocratizar algumas das atividades.

É comum, por exemplo, existirem dúvidas habituais dos usuários, que não demandam respostas muito elaboradas para serem supridas. Porém, tais questionamentos ou dúvidas por parte deles precisam ser resolvidos rapidamente, a fim de evitar que desistam da aquisição e dirijam-se ao comércio concorrente.

Para isso, é possível utilizar desde recursos mais simples, como uma página de FAQ (Frequently Asked Questions), até mais avançados, como o uso de chatbots.

Expansão do omnichannel

A integração entre todos os canais de comunicação — inclusive online com o físico — fará cada vez mais parte da rotina dos e-commerces. É preciso entender que o olhar agora precisa se voltar ao todo, e a finalidade deve ser aumentar as vendas para a marca, e não para si. Isso porque, quando existe competição entre cada canal, eles perdem mais do que ganham.

O sistema de comissões — muito comum nas lojas presenciais — colabora para essa visão individualista e a tendência é que essa forma de recompensa deixe de ser a regra. A soma dos esforços entre todos (loja física, loja online, redes sociais, aplicativos) traz resultados mais efetivos.

Melhoria na logística da entrega

As entregas já sofreram otimizações a partir da ampliação do serviço das transportadoras, como uma opção para quem não está satisfeito com o serviço dos Correios. No entanto, com o grande crescimento de pedidos, as lojas estão começando a sentir os efeitos que uma falta de boa logística faz. Demora nas entregas e mais exploração de insumos, como o combustível, têm sido a realidade negativa para alguns comércios.

Assim, startups de logística para e-commerce têm se expandido e conseguido entregar soluções de armazenagem, empacotamento e transporte, para garantir mais eficiência. Uma outra tendência nesse sentido é a ampliação das opções de retirada de produtos na loja física ou em pontos específicos de recolhimento.

Compras por voz

Compras intermediadas por pesquisa por voz começarão a fazer cada vez mais parte da rotina, para facilitar a experiência dos consumidores. Além disso, essa opção tem a vantagem de prezar por uma sociedade mais inclusiva, garantindo maior acessibilidade às pessoas com deficiência visual. Utilidades como essa agregam valor à imagem da marca, ao mesmo tempo em que fornece mais poder e velocidade de compra.

Criação de aplicativo para a loja

Diferentemente de um site — que também é imprescindível —, aplicativos se tornarão mais comuns para simplificar as aquisições dos consumidores. Uma das vantagens de ter um app próprio é que a navegação dentro dele costuma ser mais rápida.

No entanto, como já referido acima, o primordial é implementar essa estratégia a partir do conceito de omnichannel, a fim de melhorar o sucesso do negócio.

Necessidade de compras recorrentes

As pessoas têm percebido que certos itens, de necessidade constante, precisam ser comprados com frequência. Porém, fica cansativo quando precisam passar por um novo processo de compra completo toda vez.

A compra recorrente, como nos clubes de assinatura, facilita esse problema, ao fazer com que as aquisições sejam automatizadas. E-commerces que perceberem cedo essa utilidade terão mais oportunidade de conquistar seus clientes.

Aumento dos marketplaces

Marketplaces como Lojas Americanas, Submarino e Amazon já conquistaram muitos clientes, pela variedade de produtos, dinamicidade na compra e confiabilidade que fornecem.

Esses shoppings virtuais continuarão em expansão, e comércios — principalmente pequenos e médios — se aproveitarão da oportunidade para ampliar suas vendas. A facilidade de estar inserido nesse meio, aliada ao ganho de autoridade e outras vantagens que a loja virtual obtém, faz essa oportunidade ser ainda mais atrativa.

Crescimento do uso de vídeos

Uma das maiores tendências de e-commerce para 2019, o uso de vídeos, como uma das ferramentas de marketing digital, tem crescido ao longo do tempo. Uma pesquisa da Wyzowl revelou dados interessantes sobre esse aspecto. O levantamento foi realizado tanto com profissionais de marketing quanto com consumidores, com cada entrevistado sendo abordado de acordo com esses dois perfis.

O relatório mostra que, em 2018, 81% das empresas utilizaram vídeos para aprimorar suas estratégias de divulgação. No ano anterior, a percentagem havia sido de 63%. Além disso, em média, as pessoas gastam 1 hora e meia do dia visualizando conteúdos nesse formato.

Aumento das compras mobile

Com a facilidade na aquisição de smartphones, cada vez mais compras serão feitas por meios desses dispositivos. Empresas que pretendem continuar investindo na boa experiência de compra precisarão, impreterivelmente, ter um site responsivo, que consiga oferecer simplicidade na navegação por meio de uma plataforma de e-commerce mobile.

De acordo com o relatório Webshoppers 2018, as aquisições de celulares tiveram uma grande expansão. Keine Monteiro, head de inteligência Ebit/Nielsen, afirma: “registramos no 1º semestre de 2018 um aumento de expressivos 41% no volume de pedidos por meio de dispositivos móveis, comprovando que os consumidores brasileiros definitivamente adotaram os smartphones para a realização de compras no comércio eletrônico”.

Realidade virtual e aumentada

Entrando para o grupo de estratégias que oferecem melhor experiência ao consumidor, a realidade virtual e aumentada começará a dar uma mão ao permitir ao usuário visualizar, mais perfeitamente, o produto que pretende comprar. Será possível, por exemplo, apreciar como um item de decoração ficaria em casa.

As diferenças entre cada uma dessas inovações é que a realidade virtual apresenta um ambiente digital no qual o usuário pode interagir. Já a realidade aumentada consegue mostrar informações, combinando elementos do mundo real e do virtual, criando 3 dimensões.

Essa tecnologia emergente, criada a princípio para jogos, já é utilizada em outras modalidades por aí. Por exemplo, algumas escolas têm usado a solução com a finalidade de otimizar o entendimento dos alunos. O mercado imobiliário, por meio de novas startups, também está começando a aprimorar sua forma de vender.

As tendências de e-commerce para 2019, como vimos, envolvem bastante tecnologia e estão com uma inclinação crescente na melhoria de user experience, a fim de conquistar ainda mais os consumidores.

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