Entenda sobre UX e UI design no seu e-commerce - Tray Corp

UX e UI Design: entenda as diferenças e seu impacto no e-commerce

Você sabe o que é UX e UI Design? Entenda neste conteúdo! Nele explicaremos como a experiência do usuário e a interface da página impactam uma loja online.

O sucesso de uma estratégia de e-commerce depende diretamente da combinação de UX e UI Design. Entenda!

O mercado de aplicativos deve movimentar mais de US$ 6 trilhões até 2021. Os números são da pesquisa realizada pelo Pew Research Center, que acompanha as tendências no segmento. Mas simplesmente criar uma ferramenta digital a ser utilizada em um celular ou gadget não é garantia de sucesso ou resultado. É necessário pensar em questões como UX e UI Design.

Design de User Interface (UI) e User Experience (UX) são duas áreas diretamente relacionadas ao desenvolvimento de um produto digital. Mas elas desempenham papéis diferentes e surgem em momentos distintos da produção de um aplicativo ou site. Em uma estratégia de loja virtual, o impacto é ainda mais significativo. Por isso, é importante entender como se complementam.

Neste conteúdo, vamos explicar como UX e UI Design se conectam com a navegabilidade e o relacionamento com o usuário.


O que são UX e UI Design?

User Experience e User Interface são essenciais para o desenvolvimento de um produto digital de sucesso. Mas ainda que complementares, os processos são bastante diferentes — e têm objetivos específicos.

UX Design pode ser considerado o procedimento pelo qual a experiência do usuário com um aplicativo é avaliada e construída. Já UI Design abrange uma parte um pouco mais prática, relacionada ao desenvolvimento da interface.

Para conectar UX e UI Design com o e-commerce, vamos aprofundar um pouco mais em cada uma das áreas.

Entenda o conceito de UX Design

User Experience é o nome dado à forma como um usuário interage com um site mobile ou aplicativo, entre outros formatos. O conceito envolve a criação da experiência de navegação, que deve ser lógica e intuitiva. Além disso, é esperado que a ordenação dos elementos seja feita de tal modo a permitir que uma pessoa sinta que está conseguindo alcançar resultados (ou respostas) sem dificuldade.

Em outras palavras, UX design é a construção da interação de um usuário com um aplicativo. Da mesma maneira, como acontece a interação com os elementos da interface (ou UI design).

A experiência do usuário envolve a arquitetura, o design visual, além do design da interação, entre outros pontos. Por isso, UX e UI Design estão ligados, sendo que a experiência é um conceito mais amplo, enquanto a interface é a forma como as tarefas acontecem com a atuação do usuário.

UX não se limita apenas a design de aplicativo

Ainda que User Experience seja um conceito extremamente relevante no design de apps, não é algo limitado apenas aos gadgets. Na verdade, até mesmo utensílios domésticos, como uma cafeteira ou uma impressora, precisam ser intuitivos e de simples relação.

A experiência do usuário consiste em uma série de elementos que entregam alguma sensação — seja de alcançar a tarefa desejada, como imprimir uma série de documentos, ou finalizar uma compra em um e-commerce com simplicidade.

Fica claro como um bom UX Design é essencial para o sucesso de uma loja virtual. O propósito é permitir que o cliente passe por todas as etapas — da descoberta do produto ao carrinho — de maneira natural e sem fricções que possam fazê-lo desistir de finalizar a transação. Mas como explicamos, UX e UI Design estão interligados, o que ficará mais claro a seguir.

A aplicação da ideia de UI Design

User interface abrange uma parte muito mais gráfica e visual do layout de um produto ou espaço digital. Em termos práticos, consiste nos textos a serem lidos durante a navegação e nos botões que devem ser clicados, incluindo tamanho e palavras utilizadas, além de imagens, cores, a tipografia e ícones.

Assim, o designer responsável por UI tem como missão traduzir toda a proposta de navegação construída pelo designer de UX, de forma a garantir que a experiência do usuário seja a melhor possível.

UX e UI Design precisam ser desenvolvidos juntos, mas cada um com os seus desafios particulares. Fica a cargo da interface obter um resultado atrativo, com um tema apropriado ao fortalecimento da marca (ou produto), além de ter uma interface visualmente estimulante, que incentive o usuário a clicar e continuar em um um site ou aplicativo.

Quais as diferenças fundamentais entre UX e UI Design?

É comum a confusão entre os conceitos de UX e UI Design. Nas palavras do renomado desenvolvedor Dain Miller, “a interface do usuário é a sela, os estribos e as rédeas. UX é o sentimento que você consegue ao andar a cavalo”. User Experience não existe sem User Interface. Mas as habilidades necessárias para ser um designer de UX ou UI, ainda que complementares, são distintas — dependem das características dos processos e das tarefas de cada um deles.

A principal distinção entre UX e UI Design é que a experiência está ligada à jornada para a resolução do problema. Já a interface, à funcionalidade do aplicativo ou site.

UX Design pode ser caracterizado pelo processo de:

  • desenhar uma estratégia e contextualizar o produto;
  • realizar análise de competidores;
  • avaliar as características do consumidor (ou persona);
  • desenvolver o conteúdo a ser implementado;
  • criar a estrutura e a estratégia do produto;
  • realizar testes e avaliações de interação;
  • acompanhar metas e objetivos;
  • coordenar a atuação dos desenvolvedores;
  • coordenar projetos com os designs de User Interface.

UI Design, por sua vez, é sobre garantir a qualidade da interação. Acontece da seguinte forma:

  • análise do consumidor (ou persona);
  • pesquisas de design;
  • avaliação do branding;
  • desenvolvimento gráfico;
  • criação das orientações para usabilidade;
  • montagem do protótipo;
  • adaptação da página para todos os tipos de dispositivo;
  • coordenação da implementação junto ao desenvolvedor.

Assim como acontece em uma pop-up store ou em outro conceito de loja física, o consumidor precisa ter uma relação envolvente com a marca e o produto para que o engajamento se transforme em conversão.

É por isso que UX e UI Design são assuntos que vão além das fronteiras do digital e podem contribuir para a fidelização dos clientes — principalmente no e-commerce. Para que os bons resultados sejam conquistados, a experiência do usuário e a interface da página precisam ser igualmente bem-estruturadas.

cta-migracaoPowered by Rock Convert
Solicite uma proposta