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Como aumentar as vendas de Natal no e-commerce?

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Com a Black Friday assumindo o posto de principal data comemorativa do varejo online, muitos lojistas têm sofrido com baixas vendas de Natal. Isso porque muitos dos pedidos que aconteciam normalmente em dezembro foram antecipados para a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças.

A boa notícia é que a festividade natalina ainda apresenta grande apelo e é possível conseguir bons resultados nessa data.

Para ajudar você nisso, separamos algumas dicas de como ter um Natal mais lucrativo no seu e-commerce. Confira!


1. Tenha uma estratégia integrada online e offline

O Natal continua tendo grande importância no calendário comercial, principalmente no varejo físico. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data em 2019 promete o maior crescimento nos últimos 6 anos, com uma estimativa de um incremento de 4,8% em relação ao ano anterior.

Assim, para aqueles que também mantêm um comércio físico além do virtual, é bom utilizar esse apelo para garantir as vendas de Natal, a partir de uma perspectiva omnichannel. Estratégias como a retirada na loja favorecem o crescimento de pedidos no e-commerce, ao mesmo tempo que garantem que o consumidor terá seus presentes a tempo — fator muito importante nessa data.

Nesse sentido, a integração de loja física e virtual traz uma série de benefícios. Caso o cliente não encontre um item ao visitar o comércio físico, ele pode fazer o pedido online. Quando ele for retirar presencialmente um item comprado no online, ele pode aproveitar a oportunidade para fazer novas compras com um cupom de desconto exclusivo oferecido graças à sua compra no online. As possibilidades são inúmeras, por isso, é essencial pensar em uma estratégia conjunta.

2. Crie um hotsite exclusivo com indicações de produtos

A comunicação visual é fundamental no meio online, sendo um apelo ainda mais importante nas datas comemorativas. Por isso, é importante que o seu site esteja personalizado durante todo o mês de dezembro até o Natal.

Além de banners temáticos com destaques para as principais promoções, crie um hotsite exclusivo em que serão reunidos os itens com maiores descontos além de sugestões de presentes para a data.

As pessoas têm pouco tempo para fazer as compras natalinas e são indecisas sobre o que adquirir. Assim, facilitar o processo de escolha aumenta as chances de venda. Configure categorias personalizadas com sugestões de itens para cada perfil de pessoa, por exemplo: crianças, pais, namorados, cônjuges, etc. É possível ir além e fazer seleções ainda mais específicas, como produtos nerds, presentes para quem gosta de música e itens para férias. Aposte no conhecimento do seu público-alvo e personalize as opções.

3. Faça e-mail marketing

É importante lembrar seu consumidor sobre a chegada da festividade e que, se ele optar por comprar no e-commerce, ele precisa fazer o pedido até uma data específica para garantir que o produto chegará a tempo.

Uma excelente forma de fazer isso, além da comunicação visual no site, é investir em campanhas de e-mail marketing. Selecione os produtos com maior desconto e aproveite as categorias criadas no site. Utilize as informações dos seus clientes para fazer comunicações personalizadas de acordo com gênero, idade e histórico de compras anteriores.

Ainda, lembre seu cliente sobre o melhor dia para fazer compras, de acordo com o prazo de entrega. Essa campanha pode ser personalizada por estado, por exemplo, de acordo com a previsão de duração do frete.

4. Conheça o seu público e a realidade do seu negócio

Por fim, todas essas dicas serão mais ou menos efetivas de acordo com o conhecimento que você tem do público da sua loja virtual. É importante analisar os comportamentos de compra nessa e em outras datas e entender o que tem mais chances de funcionar ou não.

Além disso, aqui vale um estudo detalhado sobre os resultados do Natal passado, para replicar o que deu certo e efetuar melhorias no que não foi tão bom assim. Esses dados são muito importantes e devem ser analisados com cuidado para que a cada ano o seu negócio possa melhorar suas estratégias. Para isso, é fundamental ter um processo de coleta, organização e armazenamento dos resultados obtidos após cada data comemorativa.

Assim, a partir dessas dicas é possível ter mais sucesso nas vendas de Natal e garantir um faturamento consistente nesse último mês do ano. No final, o grande segredo é o planejamento com antecedência, por isso, esteja atento ao calendário do e-commerce 2020 para já se preparar para as datas seguintes. Boa sorte e boas vendas!